terça-feira, 10 de abril de 2018

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RECEBE A VISITA DO CONSELHO TUTELAR DE QUIXABA


Quem consegue estabelecer um bom contato com o conselho só tem a ganhar. É o caso da Escola Tomé Francisco da Silva que trabalha em parceria com os Conselheiros.  Para reafirmar a construção da relação harmoniosa, nesta quinta-feira, 22/03, os representantes do órgão do município de Quixaba visitaram a escola para conversar com o gestor Ivan sobre a situação dos estudantes em 2018. O gestor Ivan recebeu os conselheiros: Francisca de Oliveira Santos dos Reis – presidente do CMDCA – Girlande Morato da Silva, Ednalgina Medeiros de Andrade, Joana Natália Fernandes Feitosa e José Aldenir Sabino de Lima.
Na conversa, ficou claro que embora a Escola Tomé Francisco não tenha registrado casos de abuso dos direitos das Crianças e Adolescentes porque em alguns incidentes conseguem resolver sem que seja necessário contatar o conselho, a escola pode contar com a parceria dos conselheiros quando registrar as preocupações da equipe  com algum aluno. Dessa forma, o órgão fica por dentro do histórico recente do estudante tem mais ferramentas para solucionar o caso se as preocupações tiverem fundamento.
Dentre as funções do órgão está a verificação do aproveitamento escolar a fim de determinar aos pais ou ao responsável as medidas para solucionar os problemas que estejam atrapalhando o desempenho, identificação de maus tratos envolvendo os alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares e elevados níveis de repetência. Ele só não tem competência para interferir em assuntos internos da instituição, como propor mudanças pedagógicas. Escola e conselho existem para o bem da criança e do adolescente.