sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O USO E A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE MATEMÁTICA DESPERTA O INTERESSE DOS ALNOS DO 9º ANO AO ENSINO MÉDIO.

A utilização de aplicações práticas, observações das formas presentes na natureza e as criadas pelo homem ( objetos, construções, obras de arte) relacionando e discutindo suas funções práticas e estéticas  bem  como  o uso das novas tecnologias nas aulas de Matemática fazem parte do nosso cotidiano , mesmo assim diante da  constatação da dificuldade que muitos alunos apresentam ao lidar com geometria, especialmente a espacial os professores decidiram transcender e criar condições para um trabalho mais específico nesta área readotando um velho e eficiente recurso : O USO DE MATERIAL CONCRETO.

Mesmo nas  séries mais avançadas (9º ano ao ensino médio)  os professores Edinete Cipriano, Aparecida Medeiros, Iranete Lúcio e Bom Conselho Silva planejaram suas aulas com o uso de materiais concretos e surpreenderam-se com o envolvimento dos alunos no manuseio dos sólidos geométricos para nomear, caracterizar, quantificar seus elementos e reconhecer as vistas e também com o interesse em construir sólidos desmontáveis para perceber a planificação, o cálculo da área total e o volume.
Nas turmas do 2º médio a professora Bom Conselho Silva desenvolveu o projeto de sua autoria:  UM   NOVO   OLHAR   SOBRE   OS   POLIEDROS   E   SUAS   PROPRIEDADES com atividades apropriadas para a série e a produção de outros materiais como slides e cartazes.

A realização deste tipo de atividade invariavelmente exige do professor um maior empenho e dedicação, porém é  interessante, motivadora para o aluno e o mais importante promove uma aprendizagem significativa.