quinta-feira, 31 de julho de 2014

Atividade significativa: Conheça o registro fotográfico de algumas estratégias e técnicas dinamizadoras da aprendizagem utilizadas pelos professores em suas aulas.









FAMÍLIA NA ESCOLA: DIÁLOGO SOBRE O RUMO DA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS.


 
       Na terça-feira, 29 de julho, ás 14horas, a família dos estudantes do Ensino Fundamental( séries finais) e do Ensino Médio, participaram de uma reunião na Escola Tomé Francisco da Silva, cujos objetivos foram:
    Dialogar com os pais e professores sobre a necessidade de intervenção nas referidas turmas sobre desempenho escolar, compromisso com os estudos e disciplina.
    Traçar metas em conjunto, visando a divisão de responsabilidades entre gestão, professores e famílias em busca de uma educação que produza bons resultados para todos os alunos.
    Informar o resultado bimestral aos pais, através da entrega de boletins.
    Informar sobre o encaminhamento dados pela equipe escolar para a melhoria dos resultados.
O primeiro momento aconteceu na quadra. O gestor Ivan e gestora adjunta Rosineide assumiram a coordenação. As famílias foram recepcionadas com a apresentação cultural do 5 ano, da professora Mônica. Alguns informes gerais, prestação de contas, discussão de regras, avaliação e encaminhamento de ações fizeram parte da agenda de assuntos da equipe gestora que esclareceu e reforçou alguns pontos, entre eles:
    reforço prioritário e reforço da OBMEP
    progressão parcial
    entrega dos tablets
    prestação de contas das câmeras
    documentação e exames
    jogos escolares regionais
O segundo momento foi coordenado pelos professores nas salas de aula, onde debateram sobre o vídeo: “ Relações familiares: inversão de hierarquia”, apresentaram também o vídeo “ Minha Escola, Uma Excelente Escola”, produzido pelo Governo de Pernambuco e Fundação Gilberto Freire. Na oportunidade, levantaram questões para que os pais falassem sobre o que torna a Escola Tomé Francisco uma excelente escola e o que fazer para continuar ofertando Educação de Qualidade. Em seguida, houve a entrega de boletins e algumas informações específicas de cada turma.
Na avaliação da equipe da escola, a reunião foi muito proveitosa, além de contar com participação efetiva dos pais, a discussão mostrou a importância do estudo individual dos alunos para o sucesso na escola.






ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CONTA COM SISTEMA DE CÂMERAS DE SEGURANÇA.

 

     Em julho, os estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva voltaram do recesso escolar e encontraram uma novidade: O sistema de câmeras de monitoramento de vários ambientes da escola. São 12 no total. O  objetivo é  manter a condição de visualização de imagens das diversas áreas de forma centralizada, propiciando o monitoramento de vários ambientes como: entrada, corredores, áreas externas, quadra e estrada, o que favorece o trabalho de pronta resposta, com rápida tomada de decisão para casos de emergências.
     A decisão de utilizar o sistema de câmeras nasceu da necessidade de combater algumas das práticas ilícitas como, furtos, roubos, depredação, vandalismos, invasão, dentre outros, que estavam acontecendo na instituição, principalmente em horários de não funcionamento porque a localização é difícil acesso. Quando as práticas de delitos começam a ser corriqueiras em uma localidade, a tendência de crescentes ocorrências bem como seus agravamentos é implícita na teoria do crime.
      O benefício só foi possível devido a parceria estabelecida com os pais e sociedade civil. “Em assembleia geral, decidimos coletivamente, com a aprovação da grande maioria, realizar uma campanha para arrecadação de recursos para estes fim. Na primeira etapa do projeto já foi gasto um valor de R$ 6.000,00 reais e a escola entrou com a televisão e outros materiais necessários para a instalação”, disse Ivan, gestor.
      O registro e visualização de pontos estratégicos pelo sistema de câmeras ampliam sobremaneira a segurança dos nossos estudantes e profissionais, pois o aumento de crimes e práticas ilícitas têm aumentado muito na região. O  uso do sistema de câmeras permite o reconhecimento e registra todos os fatos como ocorreram, sem que haja a necessidade de recorrer à testemunhos, que por muitas vezes não condizem a verdade, podendo-se ainda, valer como provas cíveis e criminais em situações de demandas jurídicas.
    Outro fator positivo ao sistema é a forma em que assegura o controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos, permitindo maior fiscalização dos procedimentos de segurança praticados ou não, por todas as pessoas que transitam na área monitorada.


A atividade teórica por si só não leva à transformação da realidade; não se objetiva e não se materializa, não sendo, pois práxis.Por outro lado a prática também não fala por si mesma, ou seja, teoria e prática são indissociáveis como práxis.(pimenta,2005)


           Como intuito de tronar a aprendizagem significativa e dar vida ao currículo, o Ensino de Ciências do Ensino Fundamental nos Anos Finais, tem se tornado atraente para os alunos da Escola Tomé Francisco da Silva. Nada de conteúdos descontextualizados e aulas apenas em quatro paredes, é comum cenas em que os alunos, saem para pesquisa de campo e outros espaços externos a sala de aula. Seja para confeccionar maquetes, pesquisar a paisagem local, tipos de solo, marcas de erosão, aditivos alimentares, tratamento da água, fotografar o espaço para identificar os tipos de nuvens, ou até mesmo para realizar experimentos entre outras atividades, da aula através da teorização.
          

    Uma das atividades bem interessantes foi quando fomos para cozinha com bexigas cheias de ar colocamos em contato com o vapor da água, percebemos que a bexiga ia aumentando de tamanho porque o ar ao ser aquecido se torna menos denso e se expande.      
            Ações como estas alem de melhorar o rendimento na aprendizagem, tem estimulado nossos aluno a serem pesquisadores e a se preocupar também com o meio ambiente

          “Também aprendi a identificar os tipos de nuvens, primeiro na sala com a explicação da professora pelo livro e depois quando saímos para fotografar os tipos de nuvens, hoje olho para o céu e sei qual o nome da nuvem e até dar para arriscar se vai chover ou não.” Afirma a aluna Anne Beatiz do 6º ano.

           Gosto de aulas vivas, onde o aluno ver, toca, cheira, observa, produz, argumenta e associa ou contrapões a teoria. Para promover aulas interativas e contextualizadas, não precisa necessariamente sair da comunidade ou da escola.É possível aproveitar espaços com pátio, cozinha, terrenos vizinhos, mercados, dependendo da atividade. Afirma a Professora Bom Conselho Fernandes.