sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONHECEM O PROEMI

Na quinta-feira, 16/02, os estudantes do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva participaram de uma reunião para conhecerem o PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador que será implantado no PPP da escola em 2017.
            O gestor Ivan começou explicando o objetivo do PROEMI -  apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais  no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.
            Na Tomé, o Programa acontecerá no turno noturno em 02 dias, na segunda e quarta-feira, no horário das 18 às 21h30min, com 5 horas aulas. Campos de Integração Curriculares (CIC) contemplados são:  
·         I - Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática);
·         II - Iniciação Científica e Pesquisa;
·         III - Mundo do Trabalho;
·         IV - Cultura Corporal;
·         V - Produção e Fruição das Artes;
·         VI – Comunicação; uso de Mídias e Cultura Digital;
·         VII - Protagonismo Juvenil.
     Algumas regras para funcionamento foram acordadas com os alunos. Nos dois dias, todos os segmentos da escola funcionarão normalmente, será ofertado jantar no intervalo dos turnos.                            
      A AULA INAUGURAL será no dia 06 de março com uma programação festiva e diversificada.









PAIS INFORMADOS SOBRE A PROGRESSÃO PARCIAL

Para compartilhar com os pais dos estudantes em Progressão Parcial, a situação de cada aluno e encontrar estratégias de motivação para uma efetiva participação nas aulas e encontros com os professores, a Analista Educacional Jakeline Fernandes, responsável pela ação na escola, realizou uma reunião no dia 16/02, às 14 horas.
Durante o encontro, uma reflexão sobre a importância do apoio e participação dos pais durante o ano letivo para que o estudante cumpra com as atividades previstas no cronograma, condição para conquistar a progressão plena com a aprovação na disciplina que estiver reprovado. A discussão foi conduzida a partir da leitura do texto “Pais presentes. Pais ausentes”. O gestor Ivan também reforçou o papel dos pais para ajudar os estudantes a cumprirem as atividades da progressão parcial.






REGIMENTO INTERNO EM DIA

Desde os tempos mais remotos, o homem estabelece regras para viver em grupos. Dentro da escola, onde se aprendem também conceitos de cidadania e respeito, não poderia ser diferente. "Direitos, deveres e consequências das transgressões precisam estar descritos de forma clara", afirma Catarina Iavelberg, especialista em Psicologia da Educação.

Os alunos novatos participaram de uma reunião, na segunda semana de aula, com o gestor Ivan para receberem a cartilha com as regras de convivência da Escola Tomé Francisco da Silva. O objetivo é que o aluno entenda a importância das regras de convivência e a organização do espaço e dos materiais escolares para a facilitação do processo de aprendizagem.





ESTUDANTES DA TOMÉ RECEBEM KITS ESCOLARES NO 2º DIA DE AULA

            No dia 03/02, na sexta-feira, segundo dia de aula, o gestor Ivan fez a distribuição de kits escolares para todos os estudantes da Escola Tomé Francisco, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Pernambuco está entre os  Estados brasileiros que fornecem kit de material didático aos seus estudantes, um compromisso do governo do estado com os estudantes e familiares. 





TALENTOS MUSICAIS DA TOMÉ RECEPCIONAM ALUNOS NO 1º DIA DE AULA

O papel do diretor é planejar, em conjunto com a equipe, a recepção da comunidade, especialmente do estudante, pois tanto os alunos novos como os antigos precisam de atenção especial nos primeiros dias de aula. Na Escola Tomé Francisco, o dia 02 de fevereiro foi planejado com muito carinho para estreitar o vínculo afetivo do colegiado escolar.

A ideia foi convidar os talentos musicais da instituição: funcionários, professores, alunos e familiares para abrilhantarem com músicas o primeiro momento, na recepção dos estudantes em seu primeiro dia de aula. O gestor Ivan fez uma fala de boas – vindas e depois conduziu as turmas para as salas de aula. No segundo momento, os professores vivenciaram dinâmicas e trabalharam textos reflexivos sobre a importância do foco estudantil.





Coordenadora da SEDE/ SEE faz visita ao 1º Encontro Pedagógico da Tomé

No dia 01 de fevereiro, a coordenadora Raquel da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria Estadual de Pernambuco fez uma visita na Escola Tomé Francisco da Silva para recepcionar os educadores e acompanhar o 1º dia de Encontro pedagógico da instituição. Na ocasião, ela elogiou o grupo, parabenizou o gestor Ivan e sua equipe pelo trabalho de sucesso desenvolvido na escola, mensurado nas várias avaliações externas. Com um olhar holístico, fotografou o espaço, conferindo de perto a organização do espaço “Tudo perfeito para recepcionar os estudantes”, parabenizou a visitante.




POLÍTICAS PÚBLICAS E PPP 2017

Conheça as Políticas Públicas que estão incorporadas no PPP da Escola Tomé Francisco da Silva em 2017.

DESAFIOS DA DOCÊNCIA E PPP EM PAUTA NO 1º ENCONTRO PEDAGÓGICO 2017

Recomeçar é muito bom e, se instauramos um clima de parceria e comprometimento desde o início,  podemos fazer a diferença nos resultados do trabalho pedagógico e no bom relacionamento entre todos. Pensando em recomeçar motivando a equipe de professores, os gestores e coordenadores da Escola Tomé Francisco da Silva prepararam uma boa pauta para o 1º Encontro pedagógico de 2017 que aconteceu no dia 01 de fevereiro, em horário integral.
O encontro abordou os desafios da docência e a revisão e atualização do Projeto Político Pedagógico, com os seguintes objetivos:
·         Conhecer os desafios da docência, refletindo sobre a importância de adotar uma gestão pedagógica da pesquisa;
·         Analisar os índices dos resultados de desempenho dos alunos em 2016 para revisar e atualizar o PPP, inclusive integrando algumas Políticas Públicas em 2017.
·         Analisar questões gerais do cotidiano a partir da experiência de 2016 para alinhar o trabalho da equipe.
No acolhimento, alegria e alguns mimos para veteranos e novatos. Um momento descontraído para integrar a equipe. Em seguida apresentação da temática do encontro e muito estudo para alimentar a prática pedagógica de inovação. Leitura, debate, apreciação de vídeo, trabalho em grupo, discussão, reflexão sobre a prática, explicação com uso de slides, resumos fizeram parte da metodologia do encontro.

O gestor apresentou um cartaz com as Políticas Públicas que estão integradas ao PPP em 2017 para que todos tenham conhecimento dos programas e recursos da escola. Além dos encaminhamentos para organização do ano letivo: calendário, horário, carga-horária, planejamento da acolhida dos alunos, também houve a discussão e reflexão sobre algumas regras da escola que precisavam ser alinhados para garantir uma unidade na ação dos diferentes professores. Os participantes avaliaram positivamente o encontro.