quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CRIANÇAS DO 5º ANO PARTICIPAM DE RODÍZIO DE JOGOS EDUCATIVOS DE MATEMÁTICA

             No dia 14 de novembro, os 64 estudantes do 5º ano A e B participaram de um rodízio de jogos educativos de matemática contemplando os descritores da prova do SAEPE que acontecerá no próximo dia 27 de novembro. Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
          A atividade, coordenada pelas professoras Jaciara e Adriana, durou toda a manhã. As crianças trocavam de jogo quando alguém vencia a partida, dessa forma aconteceu o rodízio e todos tiveram acesso aos 25 jogos confeccionados com o auxílio das bibliotecárias Ana e Thamires, com os técnicos Diego e Cláudia. A coordenação e orientação ficaram por conta de Josilene, educadora de apoio.
             Com a realização dessa atividade, os estudantes sistematizaram e revisaram os conceitos de matemática estudados e ainda, por meio dos jogos, estabeleceram e entenderam  regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo,  elaboraram e resolveram conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolveram a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.

           Confira a lista dos jogos:

ü  Caixinha de surpresa;
ü  Arrumando ou bagunçando o espaço?
ü  De frente para uma estante
ü  Memória dos quadriláteros
ü  Dados combinados
ü  Qual é o quadrilátero?
ü  Gincana cumpriu a tarefa? Descartou!
ü  Rally dos sertões
ü  Nem só de horas vive o tempo!
ü  Dominó do tempo
ü  Quanto tempo o tempo tem?
ü  Problemas com dinheiro?
ü  Equivalência entre cédulas e moedas
ü  Banco da troca
ü  Bingo dos intervalos
ü  Alvo maior
ü  Mira certa
ü  Dominó das multiplicações
ü  Pense rápido
ü  Trilha matemática
ü  Jogo maioral
ü  Posicione a tropa
ü  Leilão divertido
ü  Relógio de fração

ü  Jogo preço doce.