quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

IVAN GANHA ELEIÇÃO COM GRANDE APROVAÇÃO

                A gestão democrática nas escolas é um dos caminhos mais importantes para se alcançar a qualidade da educação. Quanto mais a família, estudantes, professores, diretores, enfim, toda a comunidade participa das atividades e decisões da escola, mais chances a garantia de promover educação de qualidade social. Nesse processo, o gestor é um líder fundamental que pode e deve fazer a diferença na construção de uma escola ideal. Os integrantes da Escola Tomé Francisco da Silva já compreenderam os princípios da gestão democrática e comprovaram quando foram as urnas, no dia 07 de dezembro e votaram expressivamente em Ivan para diretor escolar, confirmando a aprovação do trabalho bem-sucedido que vem desenvolvendo na referida unidade de ensino. Com 795 votos, 92% do total dos votos válidos, o atual gestor garante um mandato de 2 anos podendo ser renovado por mais 02 anos, o que soma um mandato de 04 anos. Reconhecimento merecido.
         Ivan demostrou muita satisfação com o resultado e aproveitou para agradecer aos pais, professores, funcionários e alunos que confiaram, mais uma vez, na sua capacidade de conduzir a Escola Tomé Francisco da Silva, hoje, Referência Brasil. Questionado pelos 08% que não votaram na sua proposta de trabalho, Ivan disse que espera que essas pessoas participem ativamente do processo, ajudem nas decisões da escola e se proponham a trabalhar em prol de objetivos comuns, pois é o que tem feito ao longo dos anos que se dedica a educação.  
      O gestor Ivan será empossado pelo Secretário Estadual de educação, Anderson Gomes, no dia 02 de janeiro de 2013 para o biênio 2013/2015.







EMOÇÕES DA FINAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    10 de dezembro de 2012: grande final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. E a Tomé Francisco estava lá em Brasília, representada pela aluna finalista EMANUELLE DE OLIVEIRA, do 6º ano e a profesora de Português, CRISTIANE PATRÍCIA. Também estavam presentes à cerimônia, a mãe da aluna, Ângela de Oliveira e a diretora-adjunta da escola Rosineide Alves.
     No domingo (09/12), todos os participantes foram recebidos e conduzidos aos hotéis onde ficariam hospedados, à noite foi a abertura do encontro com a presença de Sônia Madi, coordenadora geral da Olimpíada, membros do CENPEC, representantes das entidades parceiras e animação de grupo musical. Mais de 700 pessoas estavam presentes. No evento, foram relembrados bons momentos das oficinas regionais, realizada uma rápida oficina com os presentes e apresentado o DVD com os vídeos produzidos nos encontros regionais, com o qual cada aluno presenteou o responsável por ele e a direção da escola. Um dos momentos mais emocionantes foi a história contada pela representante do CENPEC, Hedy, com uma emocionante história do tempo em que os livros eram trancados em baús: O BAÚ DAS HISTÓRIAS, de um escritor africano. 
     Na segunda, logo pela manhã todos realizaram um passeio turístico, conhecndo os monumentos históricos da cidade. 
     À tardinha, aconteceu a cerimônia de premiação, com a presença de autoridades e toda equipe organizadora. Quase mil pessoas, entre estudantes, professores, familiares, diretores de escolas, autoridades e jornalistas lotaram o espaço de convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio. Cada categoria premiou cinco estudantes, num total de vinte, entre os 152 finalistas.
     A atriz Rosi Campos foi a mestre de cerimônias responsável por animar a plateia, juntamente com a banda paraibana Clã do Brasil, que fez uma homenagem a Luiz Gonzaga, no ano do centenário de nascimento do compositor.
     Maria Alice Setubal, presidente do Conselho de Administração do Cenpec; Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social; e César Callegari, secretário nacional de educação básica do Ministério da Educação, representando o ministro Aloísio Mercadante, deram as boas vindas ao público e participaram da entrega de medalhas aos vencedores.


     A aluna Emanuelle não ficou entre as cinco vencedoras, mas chegar a uma final da OLP foi 
uma grande vitória para ela e sua professora. Entre 3.000.000 de alunos ela foi uma das 38 finalistas na categoria poema. A aluna e professora foram premiadas com medalhas de BRONZE e de PRATA, livros, viagens e um tablet. Seu poema: "Coisas da minha terra" foi publicado em livro organizado pela coordenação da Olimpíada.

     Ainda tivemos a aluna LÍLIAN, da 7ª série como semifinalista na categoria memórias literárias. Realmente alunas e professoras estão de PARABÈNS, assim como a coordenação pedagógica pelo apoio dado na realização dos trabalhos e a equipe gestora pelo icentivo para a participação de concursos.

 (Leia o poema de Emanuelle, o texto de Lílian e os outros dois textos da escola que concorreram na etapa estadual em literariorosineide.blogspot.com.)