terça-feira, 30 de julho de 2019

CULMINÂNCIA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS – 1º SEMESTRE


As disciplinas eletivas fazem parte dos itinerários formativos e contemplam temáticas diversas, a exemplo de Mídias e Tecnologia, Gestão Ambiental, Dança Contemporânea, Cultura Popular, Diversidade Étnica e Cultural, entre outros.
Na Escola Tomé Francisco foram desenvolvidas quatro eletivas durante o 1º semestre alinhadas aos seguintes campos: Saúde,Mídias Digitais , Artes, e Literatura.
Durante seis meses foi possível constatar muita criatividade, ousadia e principalmente  muita aprendizagem por meio de situações diversificadas.
As eletivas visam favorecer diferentes aspectos de desenvolvimento do ser humano em suas dimensões pessoal, profissional e social. Para tanto é preciso fugir da rigidez curricular e investir em novas metodologia e novas oportunidades.
Nesta perspectiva , a Escola Tomé Francisco como instituição que preza pela qualidade de ensino e pela formação integral do estudante não poupou esforços para que as oficinas das eletivas acontecessem com êxito e cumprissem sua função na formação interdimensional dos educandos.
Na tarde de ontem 29 aconteceu a culminância das oficinas que contou com a participação ilustre da representante da GRE do Alto Sertão Pajeú - Afogados da Ingazeira Eliane Nogueira e do poeta cordelista, pai de aluna e amigo da escola Rena Bezerra, o qual foi um dos colaboradores da Eletiva de Literatura.
No pátio interno da escola os alunos deram um show de interpretação, dedicação, conhecimento e protagonismo.
A primeira turma a se apresentar foi a da Eletiva “O fantástico mundo da arte” ministrada pela professora Kassia Shizane com a apresentação de um , musical em homenagem ao saudoso escritor pernambucano Ariano Suassuna. Ao encenar a obra O casamento suspeitoso os alunos levaram o público a muitas e boas risadas.
Em seguida foi a vez da Eletiva de Literatura: Onde os sonhos se tornam realidade , sob a responsabilidade da professora Jaciara Pedro que trouxe para a plateia um recital sobre literatura de cordel.
A terceira oficina a se apresentar foi “Sublimes escolhas evitam perrengues na saúde”, ministrada pelo professor Gleydson Nunes. Com o tema Drogas, o câncer da sociedade os alunos fizeram da apresentação um momento de reflexão por meio de dramatização, coreografia e recitação de poemas.
A Eletiva de Mídias Digitais mediada pelo professor José Neto dos Santos apresentou um telejornal gravado em vários espaços da escola para mostrar a importância de softwares como World, Excel, Power point , entre outros e de aplicativos muito utilizados em diversos contextos na vida do estudante e da sociedade atual.
Após as apresentações aconteceu visitação aos stands e a inscrição para as quatro eletivas do 2º semestre.
As quatro eletivas são coordenadas pelas educadoras de apoio Maria Josiniede Quidute, Maria do Bom Conselho Fernandes e Rosineide Alves de Almeida que já estão se preparando  juntamente com os professores para os  novos desafios das próximas oficinas que se iniciarão na próxima segunda 05 de agosto e se estendem até a primeira semana dezembro.