segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PIQUENIQUE LITERÁRIO: UMA ATRAÇÃO INOVADORA DE INCENTIVO À LEITURA.

                      Nas atividades de comemoração ao mês da criança, a equipe de profissionais da Escola Tomé Francisco da Silva preparou uma programação inovadora, atraente, com toque de carinho e dedicação. Tudo para proporcionar o sorriso de felicidade nas crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, uma significativa forma de ensinar e aprender. O PIQUENIQUE LITERÁRIO, idealizado pela educadora de apoio Josilene Quidute e organizado pelas bibliotecárias Ana e Tamires faz parte dessa programação.
              A área do parquinho ganhou barracas ornamentadas com livros, brinquedoteca, teatro de fantoches, mesas e cadeiras, som e uma seleção de atividades atraentes como: cruzadinhas, caça-palavras, adivinhações, encontrem o caminho e muitas outras relacionadas com personagens, cenas e histórias dos livros lidos pelos estudantes.
             A idéia é colocar a disposição das crianças opções de tarefas em que elas tenham liberdade de escolher o que fazer, interagindo em grupo. Participa do piquenique literário uma turma por dia e no intervalo realizam o lanche com o que trouxeram de casa e o que é oferecido pela escola.
           Na avaliação das professoras e equipe organizadora, O PIQUENIQUE LITERÀRIO está atingido seus objetivos já que as crianças estão compartilhando idéias, lendo, realizando as atividades, brincando e claro, divertindo-se e viajando pela leitura, exercitando sua imaginação...
 
O PIQUENIQUE LITERÁRIO é um verdadeiro convite para:

 Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
 
na imaginação!
Clarice Pacheco







 

PROJETO BOA VISÃO: ALEGRIA E RECONHECIMENTO NA ENTREGA DOS ÓCULOS AOS ESTUDANTES DA TOMÉ.


Cuidar. Esse é um verbo que não se aplica apenas à saúde, mas também à educação. Por essa razão, através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, o Governador Eduardo Campos desenvolve, desde outubro de 2011, o Projeto Boa Visão, com o objetivo de identificar e corrigir os problemas visuais de alunos, professores e servidores efetivos da rede estadual. Cerca de 400 estudantes e 30 profissionais da Escola Tomé Francisco da Silva foram beneficiados com o PROGRAMA BOA VISÃO. Como já tinham feito a triagem e os exames de vista, havia uma ansiedade para receberem os seus óculos, o que aconteceu nos dias 02 e 03 de setembro nos turnos da manhã e da tarde. Na presença dos pais, o gestor Ivan reconheceu o investimento feito na educação e na saúde com atendimentos especializados aos alunos e ainda reforçou a importância do estudante no novo cenário educacional do país. A felicidade das crianças e dos adolescentes ao receberem seus óculos contagiou a equipe que acredita na melhoria da aprendizagem e espera que os estudantes aproveitem os óculos para ampliar também os seus horizontes, como cita A. Ganivet "O horizonte está nos olhos e não na realidade".