segunda-feira, 26 de maio de 2014

GANHE O MUNDO: RELATO DE BRENO NA NOVA ZELÂNDIA

Desembarquei na Nova Zelândia com as expectativas à mil e mesmo depois de aproximadamente quatro meses ainda continuo surpreendendo-me.

                Vivo com um casal, Gill e Sean Pawson e dois de seus filhos, Isaac e Lizzie. Pessoas verdadeiramente encantadoras. Gill trabalha na biblioteca de uma das escolas de Christchurch, cidade em que estou e como consequência sempre acabou puxando assunto sobre livro tal, etc. Sean não fica para trás, pois como trabalha com pessoas ele tem muita facilidade em se comunicar sobre os mais diferentes assuntos. Meus “irmãos” neozelandeses são “demais”, ambos estão na faculdade, o que limita nosso tempo juntos, o que não quer dizer que não nos divertimos, porque ambos conseguem transformar desde um filme sem graça até uma ida ao supermercado momentos divertidos e especiais.
                Moro próximo da escola, o que me garante alguns minutos de caminhada todos os dias, com uma vista de admirar e que fica mais exuberante a cada semana que passa e estações que mudam.  A Cashmere High School é uma escola enorme, dividida em blocos, sendo que cada aluno tem um “horário” próprio, já que cada um escolhe as matérias que deseja estudar (seis no total), eles [nós] precisamos nos deslocar das salas, e consequentemente em alguns casos, dos blocos para cada aula, o que no começo não é tão legal pois é comum alunos novatos perderem-se ou chegarem atrasados nas classes, apesar de que todos ao redor, apesar de parecerem um pouco metidos à primeira vista, revelam-se  bastante prestativos.
                Minhas aulas são em suma dinâmicas, prendendo a atenção facilmente e não fadada tanto à escrita e obtenção de notas, pois além de pontuações os trabalhos são avaliados devido ao esforço e compreensão do estudante.  Aqui todas as matérias são vistas de forma igualitária, apesar de algumas serem compulsórias dependendo do ano ou série em que o aluno está engajado, o que diferente um pouco do que acontece no Brasil onde há uma notável prioridade no ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Apesar de tudo não percebi muita diferença no nível de qualidade de ensino [opinião pessoal], no que eu parabenizo a Tomé pela qualidade, principalmente no ensino de Matemática, que aqui é ensinada de modo simplificado, deixando o aluno dependente da calculadora. O real contraste é a infra-estrutura e a participação mais ativa dos estudantes, que efetivamente retratam o grande diferencial em um país de primeiro mundo.

                Cada vez mais me apaixono por esse país lindo e não consigo e nem quero imaginar a saudade que vou ficar das pessoas, momentos, paisagens e experiências que estou tendo aqui. Este intercâmbio está sendo uma importante e singular experiência na minha vida, e desde já quero novamente agradecer a todos que me apoiaram, os responsáveis que o organizaram e a todos que tornaram esse sonho possível.
“Embora venhamos de lugares diferentes, falemos línguas diferentes, nossos corações batem como um só. “ – Albus Dumbledore

EXPOSIÇÃO: A COPA DO MUNDO É NOSSA.

Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio realizam pesquisa em exposição organizada pela equipe da Tomé.
                       O encontro de muitas etnias, principalmente a indígena, a européia e a negra, fez que o Brasil se tornasse uma terra de diversas nações, com culturas, tradições e hábitos únicos. Dividido em cinco regiões, cada uma com suas características, o País é um verdadeiro encontro de raças e costumes. E, agora, vamos poder mostrar tudo isso para o mundo. Afinal, sediar uma Copa do Mundo é uma maneira de apresentar o País – com suas qualidades e seus defeitos – para todos.
                Para aproveitar esse momento futebolístico, reunimos uma série de textos para serem trabalhados dentro e fora da sala de aula com estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A oficina A COPA DO MUNDO É NOSSA! Foi incluída no Projeto “ O Prazer de Ler” realizado de 19 a 23 de maio. A exposição foi organizada pelas bibliotecárias com apoio da gestão, coordenação, analistas educacionais e professores de educação física e língua inglesa, organizados em 10 temas, abaixo relacionados:
ü  Histórias da Copa do Mundo
ü  A Copa do Mundo é Nossa!
ü  Futebol: fique por dentro.
ü  Olhar crítico sobre os impactos da copa.
ü  A copa e o consumismo
ü  A copa e os gêneros textuais
ü  Para Inglês ver. O turista vem à copa.
ü  Futebol: paixão nacional
ü  A copa do mundo e os direitos humanos
ü  Eu e copa do mundo: deixo aqui o meu recado.

             Um cronograma para visita das turmas foi organizado. As turmas do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental receberam uma cartilha com atividades diversificadas. A idéia é levar os estudantes a fazerem um trabalho de pesquisa orientada, pois a leitura faz parte da atividade. Os estudantes do 8º e 9º ano foram orientados a realizar um trabalho em grupo de acordo com os temas da exposição.  O resultado foi muito proveitoso, pois os estudantes interagiram e aprenderam de forma significativa e dinâmica.