quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PESQUISADORES DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO VISITAM A TOMÉ

    
  
O título de Escola Referência Brasil tem atraído vários pesquisadores da área educacional para a escola Tomé Francisco da Silva. Nesta terça-feira, 26 de novembro, a pesquisadora Verônica Fernandes e Tatiana Lima da Fundação Joaquim Nabuco permaneceram na instituição durante todo o dia com o objetivo de perceber a dinâmica da escola quanto gestão escolar, de forma a contribuir na pesquisa “ Qualidade Educacional e Gestão Escolar” e com outras ações derivadas da pesquisa ( formações).
     As pesquisadoras entrevistaram integrantes da equipe gestoras, educadores de apoio, alunos e pais. De modo informal, elas anteciparam alguns pontos relevantes e importantes observados: organização interna, sistematização de projetos e exigências, forma de planejamento e integração pedagógica, relação interpessoal, motivação e interesse de professores, alunos e pais. Ao fazer a pergunta o que levam na bagagem? A resposta foi bem satisfatória para a equipe da Tomé: “Um conjunto de experiências inovadoras, sistemáticas e em Permanente evolução e aprimoramento”.
     “Para nós, é muito importante recebermos uma avaliação positiva ao olhar de pesquisadores reconhecidos internacionalmente”. “O grande desafio é continuar quebrando paradigmas para conquistar novos prêmios e cumprir com a missão de ofertar ensino de qualidade social”. Palavras do gestor Ivan.