quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Data Magna: Estado de Pernambuco terá feriado no dia 6 de março pela primeira vez

Pernambuco terá pela primeira vez feriado marcado pelo Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817

O estado de Pernambuco terá pela primeira vez um feriado referente ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817 que foi marcado de forma especial no ano de 2017, ano em que o projeto de Lei nº 16.059 foi apresentado pelos deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, no dia 06 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.


Inscrições Abertas para a quarta edição do concurso “Água: Juntos Vamos Preservar”

Atenção, estudantes! Nesta quinta-feira (1º) começam as inscrições para a quarta edição do concurso “Água: Juntos Vamos Preservar”, realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Compesa e o Shopping RioMar. Acessem agora mesmo o link abaixo e saibam todos os detalhes do certame. As inscrições seguem até o dia 05 de maio. Boa sorte! \o/ \o/ 

Mais informações: https://goo.gl/71vyCA


CALENDÁRIO MÊS DE MARÇO


Escola Tomé Francisco já está inscrita na OBA e OBMEP 2018

           Todos os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão participar da OBA - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA e da OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS no ano de 2018. A equipe pedagógica já efetuou a inscrição da instituição nessas Olimpíadas, oportunizando a participação dos estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva.

           Na fase escolar, todos os alunos classificados recebem um certificado. Uma forma de valorizar a participação, o empenho e dedicação de alunos e professores.
                Que em 2018, tenhamos muito sucesso!


Aluna da Tomé contemplada na primeira edição do Programa PE no Campus


A primeira edição do Programa oferecerá mil bolsas para os estudantes que obtiverem as melhores notas na última edição do Enem e do SSA.

        O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no Campus. São dois os eixos de atuação do Programa: mobilização e preparação dos estudantes para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
         Nesta primeira edição do PE no Campus, a aluna Maria Josiele de Oliveira, residente em Lagoa da Cruz, aprovada em Ciências Econômicas na UFRPE (Serra Talhada) foi contemplada com uma bolsa no PE no Campus que será de R$ 950,00  no primeiro ano e R$ 400,00 no segundo ano. Essa quantia ajudará Josiele nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte.
Em 2018, espera-se que mais estudantes da Escola Tomé Francisco se inscrevam no Programa PE no Campus, um investimento do Governo Paulo Câmara que tem como objetivo melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos do Ensino Médio Público de Pernambuco.



Primeira reunião de pais (5º ano) gera expectativas positivas entre família e escola


        Escola Tomé Francisco da Silva realizou sua primeira reunião letiva de 2018 com aproximadamente 80 pais de  alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na quinta-feira, 22 de fevereiro.  O objetivo principal é fazer com que os pais se aproximem mais da escola para que o professor possa conhecer suas expectativas em relação ao trabalho dele, e a família saiba exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola, sabendo como ela se relaciona com o professor e os colegas.

        Na ocasião foram realizadas várias atividades onde cada pai expunha sua ideia e expectativa com relação à escola. Também foram abordados temas sobre o fardamento, normas internas da Unidade de Ensino, jornada ampliada de Língua Portuguesa e Matemática, projetos didáticos previstos para 2018, metas de aprendizagem no SAEPE e cronograma de ações para preparação da Solenidade de Conclusão.

        A equipe escolar também apresentou o resultado da avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática, mostrando aos pais a importância do estudo individual, do acompanhamento sistemático e do avanço dos estudantes e das turmas..

       “Quando a família e a escola estão juntas com o mesmo objetivo tudo fica mais fácil. Ao estar presente em todos os momentos, auxiliando e verificando as atividades dos alunos, se aproximando dos professores, os pais demonstram o quando eles se importam com a educação do filho, dando outro conceito sobre a educação da escola. Aproximar família e escola é o melhor caminho para se conquistar uma educação de qualidade”, finaliza o gestor Ivan Nunes.