sexta-feira, 16 de maio de 2014

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO E SESC TRIUNFO: SEMANA RECHEADA DE ARTE, LITERATURA E CULTURA POPULAR

O projeto VIA DAS ARTES  realizado pelo SESC Triunfo na Escola Tomé Francisco veio resgatar a cultura dos rincões de nossa região: emboladas, cantadores, literatura de cordel, artesanato, teatro popular, além das maravilhosas histórias na voz de contadores excepcionais encantaram alunos e professores da escola.



Na segunda-feira (12/05), o escritor Alexandre Morais, da cidade de Afogados da Ingazeira encantou os pequenos das séries iniciais com sua presença: livro e escritor assim juntinhos eles nunca tinham visto. A história contada ao vivo com o sabor da poesia de cordel e a magia dos personagens do folclore brasileiro: “A Peleja do boto cor-de-rosa com a sereia Iara” quase soltou faíscas na Biblioteca da escola. O contador de histórias Robson Farias levou os pequenos ao delírio imitando vozes e gestos dos personagens.  






As turmas do Ensino Médio participaram da PALESTRA: “Pelejas em rede-oral, impresso, digital na poética da oralidade”, com a pesquisadora Dra. Maria Alice Amorim, da cidade do Recife. A palestrante falou das origens do cordel, de suas características, autores, etc, tema que pesquisou e desenvolveu sua tese de doutorado.






 O poeta Cléssio Rimas teve uma participação na palestra recitando emboladas, acompanhado por alguns alunos da oficina. Os alunos mostraram-se verdadeiros emboladores, mostrando que foram muito bem orientados e motivados a despertar sua veia poética. 



A poetisa Jéssica Caitano, da cidade de Triunfo, trouxe o cenário sertanejo em lindos versos recitados de forma itinerante nas salas de aula dos alunos do 6º ao 8º ano. Mas não parou por aí: no período da tarde, continuou sua intervenção poética nas turmas do 8º ao 3º ano do Ensino Médio e com sua poesia genuinamente popular sensibilizou a todos.







Na terça-feira (13/05), mais uma vez Alice Amorim ministrou palestra para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Desta vez, os alunos da oficina de emboladas interagiram apresentando suas produções, acompanhados pelo poeta Cléssio Rimas. As sábias palavras de Alice proferidas com tanta simplicidade deixaram os alunos bastante concentrados, demonstrando interesse no tema.






Os atores Gabriel Cavalcante e Paulo Almeida encarnando os personagens folclóricos Mateus e Catirina quebraram a rotina das aulas, apresentando-se em todas as turmas, nos turnos da manhã e da tarde. Um verdadeiro sucesso! As turmas do 3º ao 5º ano ouviram as histórias do escritor Alexandre Morais.





 No horário da tarde foi a vez da esplêndida apresentação do REISADO DOS VIEIRAS, da cidade de Carnaíba e dos CARETAS DE TRIUNFO. O grupo do reisado com antigas toadas lembraram a devoção à Nossa Senhora e ao menino Jesus. As cores e o brilho de suas vestes lembraram as festas natalinas, mostrando a força da religiosidade nas tradições populares. 







A alegria contagiante do carnaval animou a plateia ao som dos relhos que estalaram nas firmes mãos dos caretas, que com vestes coloridas e brilhantes desfilaram e contaram histórias de quando os caretas não eram tão famosos, assim como a sua evolução e valorização como manifestação popular daquela cidade.



        



 Na quarta-feira (14/05), a escritora e professora alfabetizadora Joana D’Arc dos Santos Bezerra da cidade de Triunfo trouxe o fascínio da contação de história para os alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental.





 À tarde, foi a vez da exibição de curta TADEU LINO EM SEU TEMPO e palestra com o próprio artesão que faz esculturas em madeira, com “um talento que traz desde menino”, nas palavras do próprio artesão. Mostrou que além das artes plásticas, recita e canta, com textos de sua própria autoria. A sabedoria de suas palavras deixou a plateia atenciosa e admirada como uma pessoa tão simples tem o dom da arte e da palavra, juntando experiência de vida com experiência de artista, mostra os valores de sua terra e o que mais encantou: sua sensibilidade com a natureza, quando disse que é contra o corte de árvores e que trabalha a partir de troncos que já encontra cortado em poder de alguém, ao mesmo tempo que tem como hobby plantar árvores.




A direção, alunos e professores da escola têm muito a agradecer ao SESC Triunfo pelo projeto Via das Artes que veio trazer para lagoa da Cruz e Quixaba o resgate de nossas raízes culturais tão adormecidas pelo advento da Globalização e consequente americanização da cultura brasileira. Conhecer e valorizar o que é nosso  é o primeiro passo para promover uma cultura que frui nos meios populares, da gente simples de nossas cidades interioranas. O trabalho realizado pelo SESC TRIUNFO tem contribuído para que não deixemos morrer os valores culturais de nossos antepassados.

AGUARDEM O RELATO DAS ATIVIDADES DA QUINTA E DA SEXTA-FEIRA: muitas emoções com a MESA DE GLOSA, TEATRO DE BONECOS E APRESENTAÇÃO DE REPENTISTAS E ABOIADORES.