sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

PARABÉNS “AOS FERAS” DA TOMÉ


O Exame Nacional do Ensino Médio (também conhecido como Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.
Desde 2009, o Enem agregou outra função ao seu currículo: tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do Governo Federal, como o SISU, PROUNI e FIES. Estes programas facilitam a vida de quem sempre sonhou em estudar em universidade pública ou precisa daquela força do governo para pagar a mensalidade da universidade particular.
A Escola Tomé Francisco vem ano a ano investindo esforços para que seus alunos atinjam boas notas nas avaliações, contribuindo assim para a construção de um futuros promissor,  através da continuidade dos estudos e a capacidade de inserção no mercado de trabalho.
Vários estudantes concluintes em 2018 já estão com vagas garantidas, tanto em Universidades federais, como em faculdades particulares, por meio de bolsas do PROUNI. Por este motivo a equipe gestora, a coordenação pedagógica e todos os professores  da escola vem dar-lhes os parabéns e expressar o orgulho de ver nossos alunos saírem direto do Ensino Médio para cursos superiores.
Cada membro da comunidade escolar, da gestão aos funcionários de apoio e pais têm participação na vitória de vocês, através das várias ações pedagógicas realizadas com vista no sucesso que hoje vocês comemoram. PARABÉNS! SUCESSO! E que nunca esqueçam a Escola Tomé Francisco que lhes proporcionou a Educação Básica e uma formação cidadã.
Caso alguém que passou não constar na lista, entre em contato com a escola, assim como os que conseguirem vagas desta publicação em diante.

1.      ANA TAFET ALEXANDRE  -     UFPB   - ODONTOLOGIA
2.      TERESA TAMIRES NASCIMENTO – UFPB  - ESTATÍSTICA
3.      IGOR RAMON FERRAZ        - UFPB  - ENGENHARIA CIVIL
4.      RAFAEL MAGNO     -      UFPB – ENGENHARIA ELÉTRICA
5.      LARISSA RIBEIRO  - UFPB   - FARMÁCIA
6.      BRUNO JOSÉ DO NASCIMENTO     -    UFRPE  - SISTEMA DE INFORMAÇÃO
7.      DANIEL JOVELINO   - UFPB  - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
8.      LIOHANA  BEZERRA DA SILVA  - UFPE – ENGENHARIA BIOMÉDICA
9.      THAÍSS CAMILA CARVALHO  - UFPB – TRADUÇÃO
10.  ERLON MURILO DE MEDEIROS – UFRPE  -SISTEMA DE INFORMAÇÃO
11.  GABRIEL FRAZÃO TORRES    - UFPB – MATEMÁTICA
12.  ISAÍAS AMÂNCIO – UFRPE    - ADMINISTRAÇÃO
13.  ALINE CABRAL DOS SANTOS – UFRPE – LETRAS
14.  MARIA JOSIELE FERREIRA – ENGENHARIA ELÉTRICA
15.  GISÉLIA MARQUES  - UFPB – DIREITO
16.  FLÁVIA REGINA   - UFRPE – LETRAS
17.  REBECA GUEDES – UFPB – ENFERMAGEM   / MAURÍCIO DE NASSAU –JP/PB  - DIREITO
18.  DANIEL IVAN LOPES  - UFPB – DIREITO
19.  LUAN ANTAS SOUZA – UFPB – DIREITO
20.  MARIA REBECA BERNARDINO      - UFRPE –  QUÍMICA      /    FIS – DIREITO
21.  ANA BÁRBARA RODRIGUES  - IESP   - DIREITO
22.  VALDEILTON FRANÇA   - IF / SERRA TALHADA    - FÍSICA
23.  PEDRO ANTÔNIO   -    FIS     - ODONTOLOGIA
24.  GABRIEL CARDOSO    -   FIS  - ODONTOLOGIA
25.  GUILHERME MEDEIROS   - UFPB   - ENGENHARIA MECÂNICA
26.  TIAGO NOGUEIRA    -  UFPB    -  ENGENHARIA MECÂNICA
27.  BRUNA FERNANDES  - UFPB   - CIÊNCIAS ATUARIAIS
28.  EDNALVO ANICETO- FIS – EDUCAÇÃO FÍSICA
29.  JOANA DARCK- UFRPE- QUÍMICA
30.  CARLOS DANIEL- UFRPE- QUÍMICA
31.  RAFAEL NUNES- UFRPE- ADMINISTRAÇÃO
32.  MARLON IAAN- UFRPE- AGRONOMIA
33.  MIKAELA MILLENA- UFRPE- QUÍMICA
34.  BRUNO ANDRADE- UFRPE- QUÍMICA; FAFOPST- MATEMÁTICA
35. ADRIEL LEITE LOPES- UFRPE- ADMINISTRAÇÃO 

EDUARDA E LEANDRO: ALUNOS DA TOMÉ RUMO AO CANADÁ


Os alunos Eduarda e Leandro do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva ganharam a oportunidade de “ganhar o mundo”, e embarcaram para o Canadá na primeira semana de fevereiro de 2019. Eles farão intercâmbio no Canadá a fim de aperfeiçoar o  inglês, conhecer uma nova cultura. A duração do intercâmbio é de 06 meses, por isso eles voltam para concluir o Ensino Médio.
Os alunos e suas famílias estão muito felizes de desfrutarem desta oportunidade única e esperam poder corresponder às expectativas do projeto e trazerem na bagagem muitos conhecimentos e experiências dos momentos vividos no intercâmbio. A equipe gestora e professores da Tomé sentem-se honrados com seus alunos brilhando lá fora, colhendo os frutos das sementes plantadas em suas vidas.  
Ganhe o Mundo - Implantado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação, visa ofertar aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual cursos de idiomas em inglês e espanhol, além de intercâmbio internacional com países de língua inglesa e espanhola. Ao todo, 273 escolas de 124 municípios são atendidas pelo PGM, que oferece curso intensivo de inglês ou espanhol para cerca de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino.




Inscrições abertas para o concurso Água: Juntos Vamos Preservar

Estudantes do ensino fundamental e médio poderão se inscrever, gratuitamente, até o dia 2 de abril


A Secretaria de Educação e Esportes do Estado, em parceria com o Shopping RioMar e a Compesa, abriu inscrições para a quinta edição do concurso Água: juntos vamos preservar. O certame, que tem o tema central Conectando atitudes sustentáveis com o uso responsável da água,visa expor as reflexões, estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco. As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, até o dia 2 de abril. O concurso é destinado aos estudantes da Rede Pública Estadual.
Nesta edição, os jovens poderão inscrever seus projetos em três categorias: desenho, vídeo (curta metragem) e projeto. Para se inscrever, o participante deverá preencher a ficha de inscrição - disponível no sitewww.educacao.pe.gov.br- e enviá-la junto com os respectivos trabalhos via SEDEX, ou entregar na Gerência de Projetos Especiais/Coordenação do concurso, localizada na Avenida Afonso Olindense, 1513, Bloco D – 1º andar, Várzea, Recife.
Poderão participar do concurso estudantes que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental ou no ensino médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio e nos Projetos de Correção de Fluxo. O resultado será publicado no site da Secretaria e os trabalhos vencedores serão expostos no Shopping RioMar dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, no mês de junho.

Clique aqui para ter acesso ao regulamento completo.
Clique aqui para ter acesso à ficha de inscrição.

05 alunos da Tomé contemplados no PE no Campus 2019


O PE no Campus incentiva o ingresso de jovens de baixa renda às universidades públicas, atuando em dois eixos: mobilização e preparação dos estudantes para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE); e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior da rede pública estadual ou federal localizadas em todo o território nacional. Os valores serão oferecidos da seguinte forma: uma bolsa no valor de até R$ 950 no primeiro ano e de R$ 400 no segundo ano do curso.
05 alunos concluintes do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva foram contemplados no PE no Campus 2019.



ANA TAFET ALEXANDRE  -     UFPB   - ODONTOLOGIA
TERESA TAMIRES NASCIMENTO – UFPB  - ESTATÍSTICA
RAFAEL MAGNO     -      UFPB – ENGENHARIA ELÉTRICA
VALDEILTON FRANÇA   - IF / SERRA TALHADA    - FÍSICA
GUILHERME MEDEIROS   - UFPB   - ENGENHARIA MECÂNICA

Primeira Formação Pedagógica do ano letivo de 2019

 “A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele […]. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós
Hannah Arendt
                Foi com esse sentimento de pertencimento pela educação transformadora, que a escola Tomé Francisco reuniu  toda a sua equipe para a Primeira Formação Pedagógica do ano letivo de 2019 nos dias 01 e 04  de fevereiro.
Na pauta do dia 01 de fevereiro (sexta-feira) foram discutidos os temas: A importância da neurociência para o processo ensino aprendizagem e alguns aspectos do Projeto Político Pedagógico. Na ocasião várias ações foram redirecionadas e novas metas foram traçadas para o ano letivo em curso.
Já no dia 04 de fevereiro (segunda-feira) a atenção se voltou para o rendimento e movimento do ano letivo 2018. Com muita sensibilidade e uma análise criteriosa dos resultados, a equipe discutiu vários pontos relevantes para o sucesso da aprendizagem, bem como planejou novas ações com foco na educação de qualidade.







ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PRONTA PARA INICIAR O ANO LETIVO.

“Há uma pedagogia indiscutível na materialidade do espaço”. (FREIRE, 1999:49).

              O planejamento e a reflexão sobre o espaço educativo é fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, pois é nele onde são promovidas as interações entre os sujeitos e os objetos de conhecimento.  Por tanto o espaço escolar deve ser organizado de forma a favorecer o desenvolvimento do coletivo propiciando aprendizagem através da socialização e troca de experiências e saberes diverso.
Ao início de cada ano, o gestor Ivan procura deixar a escola em ordem para receber os professores e os alunos. A organização contempla os cuidados desde o jardim até a limpeza e organização geral das salas e ambientes internos.
O trabalho começa com a observação do que fazer em cada área da escola. Exemplos: verificar se os banheiros estão em bom estado, se as lâmpadas e ventiladores estão funcionando, se as cortinas estão limpas, se os materiais pedagógicos e livros estão organizados, se a quantidade de carteiras e cadeiras está de acordo com o número de alunos, entre muitos outros itens. Depois realizar algumas ações essenciais para o início do ano letivo:
·         Verificar se as plaquinhas de identificação das salas estão de acordo com as séries/anos e períodos
·         Etiquetar os armários com o nome do professor e com a série/ano e período respectivos
·          Verificar se os recursos tecnológicos, como computador, teclado, mouse, DVD, caixa de som e microfone, estão funcionando. Afinal de contas, esses equipamentos precisam estar disponíveis para que os professores desenvolvam suas aulas.
·         Organizar os murais de boas-vindas com mensagens e orientações para o início da ano letivo.
·         Limpar e organizar todos os ambientes da escola.

CALENDÁRIO – FEVEREIRO 2019