segunda-feira, 8 de julho de 2019

FESTA JUNINA NA TOMÉ: ORNAMENTAÇÃO PARA VALORIZAR A CULTURA POPULAR


O mês de junho é conhecido no Brasil inteiro pela comemoração a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. No nordeste, a tradição dos festejos na época ganha relevante espaço, fazendo parte da cultura e da identidade do povo. Nesse sentido, a Escola Tomé Francisco da Silva investe em uma ambientação característica, com uma decoração para as festividades, um convite para que toda comunidade escolar entre no clima e valorize a tradição.
O pátio interno da instituição contou no mês de junho, com elementos da tradição junina: bandeirinhas coloridas, quadros com fotografias dos próprios alunos, cortina de chita, toalha xadrez, flores e enfeites diversos.
No dia 28 de junho, dia do Arraial, na quadra da escola, barracas foram montadas para apresentar algumas tradições da época: comidas típicas, jogos como pescaria, correio do amor. Em cada canto, uma opção de cenários para fotografias. A passarela do desfile também encantou pelos arcos de flores, o tapete vermelho. O gestor Ivan Nunes coordena toda a ornamentação da escola e do ARRAIAL para preservar a identidade da tradição nordestina.



ATLETAS DA NATAÇÃO DA TOMÉ RUMO AOS JOGOS PERNAMBUCANOS 2019


 A Escola Tomé Francisco da Silva classificou 03 alunos na modalidade Natação nos 44ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES – FASE REGIONAL que seguem para a competição em nível estadual: Jogos Pernambucanos que acontecerão em Recife. O professor Gleydson Medeiros, O professor de educação física, comemorou as conquistas com os estudantes:
·         Marcos Vinícius Mandu  - 200 metros livre;
·         Antônio Marcos – 100 metros livre;
·         Marcos Vinícius Cipriano – 400 metros livre;
·         Pablo Cristian – 100 metros peito.
A equipe gestora da instituição comemorou muito a classificação dos seus atletas e parabeniza o professor pelo esforço e dedicação nos treinamentos.

ATLETAS DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO SÃO PREMIADOS NA 44º EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES REGIONAIS.


                                                NATAÇÃO FOI O DESTAQUE NA COMPETIÇÃO

Terminou mais uma Edição dos Jogos Escolares, fase regional de Afogados da Ingazeira. Foram duas semanas de competições individuais e coletivas. O encerramento e a premiação aconteceram no dia 14 de junho pela manhã no Ginásio de esporte Lúcio Luiz de Almeida.
Na competição, a Escola Tomé Francisco da Silva várias premiações, conforme lista abaixo:
Aluno (a)
Classificação
Modalidade
Yasmin Macêdo
Medalha de ouro
Natação: 50 livres/ 50 costas.
Emanuelle Beatriz
Medalha de prata
Natação: 50 livre/ 50 costas.
Ana Carolina
Medalha de ouro
Natação: 50 livre/ 50 costas/ 50 borboleta.
Ana Cecília
Medalha de prata
Natação: 50 costas.
Carlos Ricardo
Medalha de prata
Medalha de bronze
Natação: 100 livre
Natação: 50 livre
Antônio Marcos
Medalha de prata
Natação: 50 livre/ 50 costas.
Breno Andrade
Medalha de prata
Atletismo: 110 metros com barreiras.
Futsal Mirim
Quartas de Finais

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PARTICIPA DA ABERTA 44ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES


No dia 05 de junho, a Escola Tomé Francisco participou de mais uma edição dos Jogos Escolares – Fase Regional de Afogados da Ingazeira. A abertura oficial dos jogos aconteceu no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, reunindo educadores, atletas e representações dos 17 municípios do Sertão do Pajeú.
O gestor Ivan Nunes, o professor de educação física Gleydson Medeiros e um grupo de atletas da Escola Tomé Francisco da Silva participaram do evento. O estudante Breno José de Andrade Nunes, campão Pernambucano de atletismo, fez o juramento.
Eu prometo participar dos JOGOS ESCOLARES, como competidor leal, respeitando os adversários, companheiros de equipe, os árbitros e dirigentes. Juro cumprir todas as normas que regem a competição, com o verdadeiro espírito esportivo, para glória do desporto e honra das equipes.




CONVITE: 44 º JOGOS ESCOLARES – FASE REGIONAL

REVITALIZAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA TOMÉ: NOVOS ESTUDANTES SÃO EMPOSSADOS.


A programação da Feira do Conhecimento do Ensino Médio, no dia 07 de junho, contou com a posse dos novos integrantes do Grêmio estudantil, eleitos para substituir os alunos que concluintes do ano anterior que já saíram da escola, com o objetivo de revitalizar o órgão na instituição.  Os alunos foram eleitos democraticamente, após todo o processo de formação do órgão colegiado, coordenado pelos gestores Ivan José e Josilene Quidute. Conheça os integrantes do Grêmio Estudantil Escola Tomé Francisco da Silva.