segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EQUIPE DA TOMÉ PARABENIZA CECILIA PATRIOTA QUE CONTINUA À FRENTE DA GRE PAJEÚ.


            No processo seletivo interno das Gerências Regionais de Educação (GREs), promovido pelo Governo de Pernambuco, não houve qualquer alteração na GRE/Sertão do Alto Pajeú, localizada em Afogados da Ingazeira. A gestora Cecilia Maria Peçanha Esteves Patriota, por competência, esforço e dedicação continua na função. Tanto a equipe gestora da escola Tomé Francisco como os demais profissionais reconhecem a importância do trabalho de excelência feito na GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÙ: “Cecília é uma liderança que conduz o grupo para frente porque acredita no potencial das pessoas e das escolas, tem a força de expandir continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente deseja”, disse o gestor Ivan que parabeniza e comemora a recondução de Cecília na função de gestora da GRE.


ESCOLA TOMÉ FRANCISCO É MAIS UMA VEZ NOTÍCIA NO JORNAL DO COMERCIO.



        
          O excelente resultado no IDEPE da Escola Tomé Francisco foi mais uma vez evidenciado na mídia ( Jornal do dia 17/08/15). Uma nota surpreendente nos anos iniciais do Ensino Fundamental 8.47 – um crescimento que vem sendo construído ano a ano pelo esforço de um trabalho em equipe. Nessa modalidade foram avaliados 40 alunos da professora Mônica Fernandes Lima, sob a coordenação da educadora de apoio Josilene Quidute. Os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio também foram evidenciados pelas boas notas e classificação no estado.
                              

CONFIRA A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA:


Boas notas no Idepe para escolas do interior do Estado
Colégios fora do Grande Recife se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco
Publicado em 17/08/2015, às 07h13
As escolas estaduais do interior do Estado se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) 2014, divulgado semana passada pelo governo. Entre os 30 colégios com as notas mais altas nos três níveis avaliados - anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do ensino médio - apenas um está situado na Região Metropolitana do Recife, na cidade de Igarassu. Os demais ficam fora do Recife. A maioria é do Sertão.
O Idepe é um indicador que mede a qualidade do ensino público e que permite anualmente avaliar a evolução de cada escola. O cálculo considera o fluxo escolar (taxa de aprovação) e o desempenho em português e matemática dos alunos das séries iniciais e finais do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Destaque nos últimos anos e vencedora de prêmios nacionais, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, que fica no distrito de Lagoa da Cruz, em Quixaba, no Sertão do Pajeú, ficou com média 8,47 nos anos iniciais do ensino fundamental, a mais alta de Pernambuco. Um desempenho louvável, sobretudo se comparado com a nota geral da rede estadual, 4,48. Ou seja, quatro pontos a mais que a maioria das unidades estaduais.
A escola quixabense aparece nas outras duas listas: é a quinta colocada nos anos finais do ensino fundamental, com Idepe 5,79, e a terceira no ranking das melhores do ensino médio regular (excluindo as escolas de referência, de aplicação e as técnicas), com média 5,10. “Atribuo nosso bom desempenho ao trabalho pedagógico feito com muita responsabilidade. Focamos no sucesso dos nossos alunos”, afirma o gestor da Tomé Francisco, Ivan Nunes. A escola tem 820 alunos e conta com uma boa participação das famílias.
“Fazemos monitoramento frequente do aprendizado dos estudantes. Não deixamos nenhum ficar para trás. Cada aluno é acompanhado individualmente. Criamos, por exemplo, o Clubinho da Matemática, para os primeiros anos do ensino fundamental, com aulas no contraturno. Em 2013 tivemos aprendizado de 93% do nível desejado, em matemática. Agora em 2014 saltamos para 97%”, comemora a coordenadora pedagógica, Josilene Quitute.
É também no Sertão que está o colégio com o maior Idepe nos anos finais do fundamental. A Escola Estadual Cícero Augusto Gomes, de Ibimirim, tirou 7,06. A Escola Estadual Sofia Feijó Sampaio, localizada no município de Catende, Zona da Mata, obteve o maior Idepe entre as unidades do ensino médio que oferecem turmas regulares. A média foi 5,69. Nos anos finais do fundamental, a unidade ficou em segundo lugar, com 6,42, abaixo apenas do colégio de Ibimirim.
“Sempre trabalhamos pensando no melhor para nossos alunos. Firmamos parcerias com a família e com a comunidade escolar, desenvolvendo trabalhos e atividades voltadas para a área cultural”, destacou a diretora, Sandra Araújo.

Única representante do Grande Recife entre as melhores do Idepe, a Escola Nova Cruz, de Igarassu, alcançou a quarta posição no ensino médio (média 4,99).

DESTAQUE DE QUIXABA NA EDUCAÇÃO CHAMA A ATENÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS.

                Reconhecido pelo seu papel de corrigir, cobrar e punir, o TCE-Tribunal de Contas do Estado também reconhece quem faz bem feito. Daí porque na próxima semana, técnicos do TCE estarão em Quixaba para visitar escolas, ouvir professores, pais, alunos, gestores, e conhecer o sucesso da educação que tanto chama a atenção no estado de Pernambuco.
                     Esta semana Prefeito Jose Pereira Nunes-foto (Zé Pretinho) e a Secretária de Educação Adiene Fernandes, participaram de solenidade comandada pelo Governador Paulo Câmara, onde Quixaba foi classificada em 1º lugar no ranking do Idep- Indice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco, anos iniciais.
(Por Anchieta Santos)

Miss Princesa Isabel prestigia Dia do Estudante na Tomé Francisco.

           A bela jovem Sabrina Andrade, que representou seu município, Princesa Isabel, no Miss Paraíba 2015, realizado em João Pessoa, no último dia 08, prestigiou a programação alusiva ao Dia do Estudante, promovida pela Escola Estadual Tomé Francisco no Povoado Lagoa da Cruz, em Quixaba/PE.
            O evento aconteceu na tarde da última terça-feira (11), no ginásio de esportes da unidade, onde contou com diversas apresentação e o Concurso Miss e Mister Estudante 2015.
           Além de prestigiar o evento, a jovem modelo abriu oficialmente o Concurso, esbanjando beleza na passarela da Tomé e fazendo parte da composição da mesa julgadora. Em sua página na rede social, Sabrina parabenizou a festa e agradeceu o convite feito pela direção da escola.
“Ano passado era eu participando do miss Tomé, e esse ano tive o enorme prazer de abrir o desfile e ser jurada. Não pensem que foi uma missão fácil, todas as meninas estavam lindas e os meninos também, a Tomé sempre de parabéns pela organização e competência. Parabéns a todos que participaram, o obrigada à escola pelo convite”, escreveu ela no facebook.