segunda-feira, 14 de setembro de 2015

38 estudantes da Tomé fazem a prova da II Fase da OBMEP 2015.

               As provas da 2ª Fase foram realizadas em mais de 9 mil centros de aplicação.. 38 estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva fizeram a prova na Escola Solidônio Pereira de Carvalho, em Quixaba, na tarde do sábado, 12 de setembro. As provas serão corrigidas regionalmente e nacionalmente para divulgar os premiados em 27 de novembro. Este ano a professora de matemática Maria Aparecida acompanhou os novos talentos da OBMEP 2015 até o local da avaliação e permaneceu do início ao fim para apoiá-los. A equipe da Tomé agradece o empenho de todos os estudantes e fica na torcida por colher mais medalhas e menções honrosas, honrando mais um ano, a nossa história de sucesso nessa Olimpíada.
          Confira a lista:


NÍVEL I ( 6º AO 7º)
NÍVEL II ( 8º AO 9º)
NÍVEL III ( MÉDIO)
Lucas Fernandes
  Igor Ramon de Carvalho
Marcos Ramon Bezerra
Allef Rayff Bezerra
Rafael Magno Evaristo
  João Elias Barbosa
Wlisses glauco Tavares
   Ângela Maria de Melo
Carlos Sandriel Leite
  Carla Sandriely Leite
Liohana Maria Bezerra
   Layon Artur Henriques
Renata de Sousa
 Isaias Amâncio França
Rosinaldo Medeiros
Cecília Agnes de Almeida
Pedro Antônio da Silva
 João Marçal Medeiros
 José Ayron Marçal
Larissa Ribeiro
Iago Robson Alves

Felipe Leandro Barbosa
Williene Marques

Yan Guilherme Oliveira
Maria Sara Andrade

Gabriel Felipe Siqueira
.  Ricardo Emanuel G.

Leandro Ferreira da Luz
Flávia Lira Lopes

 Maria Josiele Ferreira
Peterson Cassimiro


Arthur Marques


 Letícia Cândido


 Clecya Rayane


  Lucas Iago Medeiros


Matheus de Souza


 Henrique de Oliveira


Maria Eduarda

        




Folclore: cultura brasileira na culminância do Projeto Sabedoria Popular.

                  O conceito de folclore é muito mais dinâmico do que parece: envolve diversas vertentes da cultura popular (música, dança, relatos orais etc.) e continua sendo produzido até hoje. Sendo assim, os professores da Escola Tomé Francisco da Silva, das turmas do 2º ao 6º ano, vivenciaram, em agosto, o Projeto Sabedoria Popular considerando os elementos que fazem parte do cotidiano das crianças.  Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa "cultura caseira" faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem contextualizá-los.
           Na sexta-feira, 11 se setembro, uma exposição foi organizada para mostrar o resultado das pesquisas e trabalhos produzidos pelas crianças durante as oficinas do Projeto. 06 barracas abrilhantaram a exposição: Comidas Típicas ( Mônica), Medicina Popular( Cassandra), Artesanato e cordel(Lee), Adivinhas(Silene), Lendas e Mitos( Adriana), Festas Populares( Kássia e Rose). Na programação, apresentação do frevo, caboclinho, música com o convidado Nelson, cordel sobre Lagoa da Cruz com Verônica e Suzana, oficina de pintura com a mãe Socorro, oficina de Dança com Danilo, monitor do Mais Educação e Ana Maria ( Bibliotecária). Como sempre, o evento contou o apoio de toda equipe da escola e monitores do Reforço Amigo.
           Assim, a escola Tomé Francisco assume uma função importante na legitimação das representações culturais. Por isso, o objetivo do evento foi promover a aproximação dos costumes populares junto às crianças, as quais se sentirem sujeitos atuantes da cultura local. Uma manhã de muita diversão e resgate de costumes.