quarta-feira, 21 de outubro de 2015

FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: UM MEGAEVENTO EM FAVOR DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ

 Na quarta-feira passada (14/10), o Ensino Médio da Tomé expôs trabalhos, participou de palestras e oficinas e apresentou show artístico: tudo em uma tarde de intensas e significativas aprendizagens.


Aconteceu em 14/10 a III Feira do Conhecimento do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva. Este ano com uma inovação: a realização de palestras e oficinas para todos os alunos. Foram 10 turmas participantes, incluindo duas turmas de 9º ano, que não participaram da Feira do Conhecimento do fundamental por estudarem no turno da tarde.
O projeto foi organizado pela coordenação pedagógica e equipe gestora, que coordenaram os trabalhos e dividiram os temas e responsabilidades. O tema geral da Mostra foi: CONHECIMENTO X REALIDADE SOCIOECONÔMICA, POLÍTICA E AMBIENTAL, com o propósito de levar para o
aluno discussões sobre problemas que afetam o país e o mundo e que de certa forma já poderiam ter sido solucionados dado o avanço da tecnologia, porém cada vez mais se agravam.
       Na abertura das atividades foi apresentado o musical: AME MAIS, JULGUE MENOS, dirigido pela professora Rosilene Leonardo, com alunos e alunas do 2º ano do Ensino Médio. O musical retratou a necessidade de uma cultura de paz em um mundo conturbado por conflitos em pleno século XXI. Apesar dos avanços tecnológicos, as guerras e o fundamentalismo em suas diversas formas ainda aterrorizam as relações sociais e políticas.
      Os seguintes temas foram colocados em debate e levados para os stands: Os grandes conflitos mundiais, Consumo de energia elétrica em ritmo acelerado, Urbanismo, Crise hídrica, Saúde e alimentação, A Matemática financeira na vida dos brasileiros, O fundamentalismo e seu impacto nas relações sociais; Petróleo, riqueza e corrupção, Estrangeirismos ingleses que vieram para ficar, A difícil escolha da profissão.
A metodologia utilizada para estudar os temas foi baseada em pesquisas em jornais, revistas, telejornais e internet, seguida de uma ampla discussão em sala de aula, associando aos conteúdos da Disciplina para o atual bimestre. A professora Josineide Quidute, atualmente no apoio pedagógico foi responsável juntamente com a diretora adjunta Rosineide Alves pelo planejamento estrutural e pedagógico do evento, com o apoio da educadora de apoio, Josilene Quidute e o diretor Ivan Nunes.
“A Feira do Conhecimento é um evento, em que o aluno é protagonista, favorecendo o despertar das próprias potencialidades. Assim, há aprendizado significativo  e  também a formação da cidadania na busca do aperfeiçoamento do modo de vida, compreendendo a necessidade da preservação dos recursos ambientais, na luta pela justiça e cultura de paz”, comentou a professora Josineide.

Os stands


O stand de História trouxe para os visitantes uma síntese dos maiores conflitos que afetam o contexto mundial atualmente. Alunos bem informados explicavam aos visitantes essa triste realidade, através de cartazes e imagens.
O stand de Biologia inovou trazendo grande quantidade de alimentos saudáveis como grãos, leguminosas e frutas, explicando aos visitantes seus efeitos benéficos para a saúde. O médio Dr. Edivaldo Virgulino de Medeiros (DR. Zoma), pai da aluna Fayna, do 2º C, atendeu alunos, professores e funcionários, realizando consultas.
O stand de Ciências trouxe a realidade do consumo de energia elétrica e a possibilidade de vir a faltar energia elétrica no futuro, devido à crise hídrica e por ser um bem não renovável.
O stand de Inglês fez uma ampla exposição dos principais estrangeirismos ingleses presentes na Língua Portuguesa e a influência que exercem na comunicação entre as pessoas, sobretudo nos setores como publicidade, comércio, marcas de produtos, indústria, etc.
O stand de Filosofia tratou da difícil escolha da profissão, tema que interessa e preocupa os jovens e as famílias, alunos e alunos esclareceram dúvidas e destacaram as principais profissões do mercado de trabalho. Um teste vocacional era realizado on line pelos visitantes interessados em descobrir a profissão com a qual teria mais afinidade.
O stand de Geografia destacou a crise hídrica vivida no Brasil e no mundo  e a perspectiva que já começa a se concretizar do agravamento da escassez da água até em áreas de grandes incidências de chuva.

No stand de Matemática, temas como inflação guiaram as discussões em torno da realidade econômica brasileira e os impactos sofridos nas condições básicas de sobrevivência dos cidadãos.
No stand de Sociologia, a discussão sobre as diversas formas de Fundamentalismo ganharam espaço, numa perspectiva de conscientização sobre os direitos humanos, o respeito e a paz entre os povos.
No stand de Química, a riqueza proporcionada pelo petróleo e o grande escândalo de corrupção envolvendo a Petrobrás povoaram as discussões e foram alvo de pesquisas, procurando trazer a informação e a leitura crítica dos fatos para os visitantes da feira.
No stand de Física, a crescente urbanização ocorrida do século XX para o XXI, os problemas e as vantagens deste fenômeno foram abordados nas pesquisas e levados para os visitantes através de conceitos da disciplina de Física.

As palestras



Três palestras aconteceram durante o evento. A primeira, direcionada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, abordou o tema  Drogas e foi ministrada pela Patrulha comunitária de Pernambuco. O ministrante foi o sargento Miguel, grande parceiro da escola, juntamente com sua equipe mostrou para os alunos as consequências desse grande mal que assola as famílias, escolas e comunidades: as drogas lícitas e ilícitas, hoje presentes em todos os lugares e responsáveis também pela ocorrência de outros
crimes como homicídios, roubos, latrocínios, suicídios e grandes tragédias familiares.
A segunda tratou sobre a difícil escolha da profissão e foi ministrada pelos ex-alunos da Escola Tomé Francisco para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Recebemos os ex-alunos: Maria Sophia,  arquiteta e designer; César Faustino, odontologista; Carlos Domingos, policial e advogado;  Amanda Cândido, fisioterapeuta; Filemon, administrador e Jonathan Cordeiro, enfermeiro.
A terceira palestra foi sobre um tema bastante polêmico: Redução da Maioridade penal: uma solução? Foi ministrada pela
Juíza de Direito da Comarca de Princesa Isabel, Dra. Andreia Matos Teixeira e direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. A palestrante tratou dos aspectos que envolvem o tema, como sistema prisional brasileiro, Estatuto da Criança e do Adolescente, penalidades sofridas pelo adolescente infrator atualmente, etc.

Oficina
Os alunos do 9º ano foram contemplados com uma oficina de Matemática, ministrada pelo professor Edivan Santana, professor de Matemática, técnico da GRE, de Afogados da Ingazeira. A oficina promoveu a aprendizagem significativa, com a utilização do geoplano para trabalhar conceitos de Geometria.

Agradecimentos

A escola parabeniza professores e alunos por terem encarado o desafio de promover o evento e pelo bom desempenho de todos.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização do evento, especialmente os palestrantes e oficineiro que deixaram seu trabalho para, voluntariamente, darem a sua colaboração. A educação precisa de vocês!