sexta-feira, 6 de março de 2015

REUNIÃO ESPECÍFICA COM OS PAIS DOS ALUNOS EM PROGRESSÃO PARCIAL


          Na quinta-feira, 05 de março, às 14 horas, os pais dos alunos em progressão parcial participaram de uma reunião para conhecer o que diz a Instrução Normativa sobre os alunos que não conseguiram a progressão plena no ano anterior. O objetivo também foi apresentar a situação de cada aluno e encontrar estratégias de motivação e participação nas aulas das disciplinas em progressão.

      Em 2015, a Progressão Parcial ficará sobre a responsabilidade da Analista Educacional Jakeline Fernandes que acompanhará o desempenho dos estudantes durante todo ano letivo, para garantir que eles façam paralelamente ao curso regular as disciplinas nas quais foram reprovados no ano anterior. A vantagem é que  um estudante com baixo desempenho em Matemática, por exemplo, siga com sua turma no ano seguinte, tendo que refazer aquela matéria em que não obteve resultados satisfatórios no período anterior. Trata-se de uma reprovação parcial dos estudantes ou, nos termos da lei, "formas de progressão parcial", que podem ser postas em prática desde que preservada a sequência do currículo e observadas às normas do respectivo sistema de ensino (Art. 24, III). Na ocasião, o gestor Ivan Nunes enfatizou a responsabilidade dos pais em garantir que os estudantes cumpram com o cronograma das aulas e se empenhem para conquistar a aprovação.



Expor o trabalho dos alunos: uma prática constante na Tomé.

                  Exibir a produção feita em sala de aula é uma etapa importante da aprendizagem.

Durante todo o ano, os alunos produzem muito conhecimento. Na Escola Tomé Francisco da Silva, a equipe encontrou ma maneira de todos se inteirarem das atividades realizadas em sala de aula, explorando as áreas coletivas para incentivar a troca de experiências entre as classes. Com essa atitude, o trabalho dos alunos é valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um. Quanto mais jovem a criança, mais sensorial é a relação entre ela e os espaços escolares. No entanto, independentemente da idade, ela deve se sentir integrada ao ambiente que frequenta e ter o direito de ter participação nas intervenções que nele serão feitas.
            Aqui, a socialização dos conhecimentos adquiridos faz parte do processo de aprendizagem. "O reconhecimento da comunidade é um estímulo para que o aluno se empenhe em produzir o seu melhor", afirma o gestor Ivan.

         “Expor e receber elogios é o que todo ser humano merece e faz com que eleve sua autoestima, fazendo com que o estudante tenha motivação para participar e demonstrar potencialidades. Assim, alunos e professores estão de parabéns”! Palavras da Educadora de apoio Josilene Quidute.