quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO É AGRACIADA COM MEDALHA NILO COELHO




    Escola Tomé Francisco é agraciada com Medalha do Mérito Nilo Coelho.
    Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012. A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Nilo Coelho, oferecida pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, aconteceu nesta quarta-feira (28) e proporcionou grande satisfação e felicidade a todos que fazem a educação pública pernambucana. Isso porque uma das agraciados com a honraria foi a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, situado no município de Quixaba, sertão do estado. 
     A homenagem é mais um reconhecimento do bom desempenho que unidade vem demonstrando nos últimos anos. “Todos nós que fazemos a Tomé Francisco estamos muito felizes e satisfeitos por esse momento que estamos vivendo, porque na verdade é a aprovação do trabalho e do esforço que fazemos para garantir a educação de qualidade”, ressalta o diretor da unidade, Ivan Nunes.


    A Medalha do Mérito Nilo Coelho foi criada no ano de 1986, mas em 2011 foi reformulada, tornando-se mais abrangente e podendo ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido de forma notável ou relevante, e contribuído, direta ou indiretamente, para a criação, o desenvolvimento e o aprimoramento da instituição Tribunal de Contas, ou ainda que pelos seus serviços ou méritos excepcionais, tenham se tornado merecedoras da distinção. Segundo o conselheiro e vice-presidente do TCE, Valdecir Pascoal, que indicou a Tomé Francisco para agraciamento, essa escola representa a esperança. “Escolhê-la não foi difícil, pois o êxito dessa escola é notável. Os seus indicadores estaduais e nacionais comprovam isso. 
     A Tomé Francisco é um exemplo para todos seguirem. É através da educação que vamos conseguir revolucionar o mundo, afinal, todos que estão no poder, passaram pela escola primeiro. Em condições atípicas, essa unidade atingiu o sucesso e isso faz aumentar a nossa esperança”, destaca. Juntamente com a Escola Tomé Francisco da Silva, mais nove personalidades ou instituições receberam a Medalha do Mérito Nilo Coelho. São elas: Abrigo Cristo Redentor, o desembargador Jovaldo Nunes, o advogado José Souto Maior Borges, o jornalista Ivanildo Sampaio, os procuradores Márcio José Alves de Souza e Antônio Edílio, o Tribunal Solidário, a TV Tribuna e atleta Yane Marques. Escola Estadual Tomé Francisco da Silva – 
     Fundada em 1962, menos de dez anos após a criação do Distrito de Quixaba, em 1953, a escola atende atualmente a cerca de 800 estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Situada no sertão do Pajeú, no distrito de Lagoa da Cruz, município de Quixaba, a unidade se destaca pelos satisfatórios indicadores educacionais manifestos em resultados positivos de diversas avaliações externas. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo MEC, ficou entre as 10 melhores do Brasil, com média 7 nos anos iniciais do ensino fundamental. Já no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), que usa critérios similares à avaliação nacional, a escola foi a mais bem colocada do Estado, também nos anos iniciais, com média 7,42. Neste ano, ganhou o Prêmio Nacional de Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), adquirindo o posto de Referência Brasil 2012. Além desta honraria, a Escola Tomé Francisco também recebeu das mãos do governador Eduardo Campos, a Medalha Ordem do Mérito Guararapes - Graduados Especiais, considerada a mais alta comenda do Estado.

FONTE:  http://www.siepe.educacao.pe.gov.br

DA TERRA DO MARACATU PARA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.

SECRETÁRIO DE DUCAÇÃO E GESTORES ESCOLARES DE NAZARÉ DA MATA APRECIAM O NOSSO TRABALHO
Nazaré da Mata é um município brasileiro da zona da mata do estado de Pernambuco. Conhecida como a Capital Estadual dos Maracatus. Não é apenas uma dança, uma brincadeira das camadas menos favorecidas, mas uma tradição passada de pai para filho em que os passos, as cores perpassam uma aculturação milenar da história da região. Durante o Carnaval, é a vez do povo de Nazaré da Mata mostrar o que tem de melhor: o colorido, a animação, o brilho e toda a beleza de seus maracatus como o Piaba Dourado, Estrela de Ouro e, o mais antigo de Pernambuco, o Cambinda Brasileira.
. O povo que preserva suas raízes e cultura também se preocupa com a educação e valoriza práticas inovadoras. Para exemplificar podemos citar a iniciativa do secretário de educação Aderito Hilton do Nascimento que reuniu um grupo de gestores escolares e planejou uma visita a Escola Tomé Francisco da Silva devido à conquista do Prêmio Referência Brasil 2012. No dia 27 de novembro, às dez horas da manhã, o gestor Ivan Nunes teve a alegria de recepcionar os educadores e fazer as honras da casa. Um dia recheado de novidades, pois a REDE GLOBO, neste mesmo dia, estava transmitindo links ao vivo da escola para o BOM DIA PERNAMBUCO E O NETV. A escola preparou uma programação diversificada para os visitantes. Exposição de projetos e trabalhos dos alunos, apresentação do teatro “As Contadoras de Histórias e os mistérios da floresta”, oficinas em sala de aula e uma apresentação dos resultados e projetos da instituição feita pelo gestor com auxílio de slides. Certamente, os visitantes que chegaram de tão longe, trouxeram a vontade e a garra dos pernambucanos que, como nós, acreditam no potencial dos seres humanos na construção de uma escola de qualidade social. Para Aderito, secretário municipal de educação de Nazaré da Mata, a bagagem de volta para casa levará um bom exemplo: “Espero que a minha equipe de gestores tenha compreendido e identificado na prática dessa escola a importância do trabalho coletivo e da mobilização das pessoas em torno de objetivos comuns”.

OPINIÃO: VALDECIR PASCOAL – VICE -PRESIDENTE DO TCE-PE – ELOGIA O TRABALHO DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO NO JORNAL DO COMÉRCIO DE 24/11/2012.

TOMÉ FRANCISCO CONTEMPLADA NO PROGRAMA MINHA ESCOLA UMA EXCELENTE ESCOLA

A SEE está desenvolvendo várias ações com a finalidade de apoiar as escolas que alcançaram as metas estabelecidas no Termo de Compromisso. O programa Minha Escola uma Excelente Escola visa disseminar práticas exitosas por meio de material impresso e um conjunto de 20 vídeos para uso em formação continuada, disponibilizando experiências bem-sucedidas nas escolas estaduais de Pernambuco. O Gestor Ivan Nunes proferiu uma palestra na abertura desse Programa em Recife e agora recebeu com muito orgulho a notícia de que a Escola Tomé Francisco foi contemplada por apresentar vários critérios de desempenho avaliados pela Secretaria de Educação em parceria com a fundação Gilberto Freire. Da GRE do Sertão do Alto Pajeú consta na lista o nome de mais 03 escolas: Colégio Normal, Monsenhor Luis Sampaio e Regina Pacis.
Na tarde dessa quarta-feira, 27 de novembro de 2012, uma equipe de especialistas da Fundação Gilberto Freire chegou à escola para aplicação de questionário e entrevistas com alguns atores envolvidos no Projeto Político Pedagógico: direção, professores, estudantes protagonistas, educador de apoio, merendeira e pais. Com a implantação desse Programa o governo de Eduardo Campos valoriza e investe na educação de qualidade social, pois com certeza trará benefícios para a nossa escola, além do reconhecimento de ser considerada UMA EXCELENTE ESCOLA.