terça-feira, 11 de abril de 2017

PALESTRA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE ENFATIZA A PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS

   Ontem (10/04) aconteceu na Escola Tomé Francisco uma palestra para os alunos do Ensino Médio, com o Frei Altamiro, provincial da Ordem dos Frades Carmelitas e Frei Messias, da Paróquia de Princesa Isabel, sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017. Este ano, a campanha, que é iniciativa da CNBB, discute o tema: FRATERNIDADE E OS BIOMAS BRASILEIROS. Um tema de interesse de todos, traz uma reflexão ecumênica e cidadã, alertando governos, empresas, organizações não governamentais, governos e sociedade em geral para a necessidade de reconhecer nos biomas brasileiros uma fonte de vida para o planeta e lembrar que o homem, desde a criação deve conviver harmonicamente com  a natureza e reconhecer que não é o único ser que necessita dela, já que as inúmeras espécies que a constitui tem a sua importância para a permanência dos ecossistemas.
Frei Altamiro destacou em sua fala a importância dos cerimoniais da Semana Santa, o momento propício para a conversão humana e para a prática da solidariedade. Lembrou a importância do envolvimento das igrejas em temáticas da realidade como forma de conscientização e alerta das autoridades para a resolução dos problemas abordados pela Campanha da Fraternidade a cada ano.
Frei Messias tratou do tema da Campanha da Fraternidade, levando a plateia a refletir sobre a pergunta: “Os biomas brasileiros me interessam?” Em seguida, mostrou através de vídeos, slides e de sua fala que a manutenção dos biomas brasileiros interferem na vida de todo o planeta e que nossas ações individuais são importantes e necessárias à preservação do pouco que resta desses ecossistemas genuinamente brasileiros. Ao finalizar sua exposição, afirmou que o homem destrói a natureza em busca de progresso, de riquezas, mas “nem todo o dinheiro do mundo é capaz de trazer os biomas de voltas em sua forma primitiva.” Este é  fato lamentável, pois mostra-nos que dinheiro não compra o que temos gratuitamente na natureza, que o poder de Deus é infinito e sua mão criadora deixou de legado à humanidade uma obra única, que cabe a nós conservá-la para as gerações futuros.
Também abrilhantou  o momento a entrada do “Coelho da Páscoa”, trazendo pirulitos de chocolate patrocinados pela gestão e professores para presentear os alunos e todos os presentes. A turma animou-se bastante com a oportunidade de degustar delicioso chocolate também símbolo da Páscoa.

A escola agradece aos palestrantes, Frei Altamiro e Frei Messias, considerando que a formação da consciência cidadã de nossos jovens, torna-se cada vez mais fortalecida com o trabalho realizado pela igreja. A parecia escola-igreja-família-comunidade sempre será um caminho a trilhar na busca de um mundo melhor.



SEMINÁRIO DE ENSINO RELIGIOSO DISCUTE A PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS

O Seminário de Ensino Religioso é um espaço de conhecimento, discussão e reflexão da diversidade religiosa e de temas relevantes ao convívio humano fraterno, justo e igualitário. Acontece semanalmente na Escola Tomé Francisco, envolvendo as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Durante o período da Quaresma, tempo do calendário cristão, que enfatiza a conversão, o diálogo e a fraternidade, em preparação para a Semana Santa, o Seminário de Ensino religioso promoveu um momento de ampla discussão em torno do tema da Campanha da Fraternidade, que é uma iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade. Sempre abordando temas atuais, a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiososo, onde toda a população envolvida é convidada a ver, julgar e agir.
Este ano, a Campanha traz como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), lembrando a todos que o compromisso de preservação dos biomas é de todos: igreja, governos, empresas, sociedade em geral.

 Durante a sequência didática, os alunos assistiram vídeos, fizeram leituras, produções de textos e um trabalho de pesquisa que teve como produto final um portfólio sobre cada bioma. 320 alunos foram contemplados com este trabalho coordenado pelas professoras Kênia Giséli e Rosineide Alves.