terça-feira, 29 de novembro de 2016

Aula de relaxamento, passatempo e diversão para os estudantes do 5º ano antes do SAEPE.


                Um ano de muitas atividades para desenvolver as competências e habilidades da Matriz do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática para os 39 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Um monitoramento constante e muita responsabilidade para as crianças que participaram ativamente de todas as atividades propostas para preparação dessa avaliação, inclusive as que aconteceram no contraturno, como o reforço escolar.

                Para diminuir a pressão, na terça-feira, 29 de novembro, dia que antecede a avaliação do SAEPE, os alunos pararam para contemplar a natureza, brincar e realizar atividades de passatempo e relaxamento em um piquenique organizado pela professora Mônica Fernandes no parquinho da escola. Para Josilene, coordenadora, esse momento é importante porque trabalha as emoções, trabalha a capacidade de concentração e ansiedade. 











Motivação para o SAEPE: uma conversa com os concluintes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“ Trabalho em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo, mas sim ter a consciência DO TODO e do papel de cada um NESTE TODO”.
Daniel Godri

Os 80 estudantes do Ensino Fundamental (9º ano A e 9º ano B) e os 105 estudantes do Ensino Médio (3º A, 3º B, 3º C) participaram de uma roda de conversa sobre a importância do SAEPE, nesta segunda-feira, 28 de novembro, no horário da tarde. A ação foi planejada para acontecer em dois momentos: no pátio com a equipe gestora e na sala de aula com os professores.
No pátio, o tema da conversa foi empatia, com o objetivo de levar os alunos a se colocarem no lugar do outro e com isso valorizar o esforço de todos na mobilização para a realização do SAEPE 2016. As paródias da música “empreguete”, uma versão dos alunos, outra com o gestor Ivan e ainda a resposta dos professores animou o grupo, uma diversão com sentido, pois cada um mostrou suas dificuldades. A educadora de apoio Josilene Quidute fez uma comparação das paródias, mostrando que foi um ano de muita dedicação e esforço de uma equipe, principalmente dos estudantes que participaram ativamente de todas as ações propostas. O gestor Ivan falou sobre a importância do SAEPE e disse que entregava aos alunos a responsabilidade de representar a Escola Tomé Francisco da Silva,
                        “É chegado o momento da avaliação do SAEPE, do momento de retribuir o esforço coletivo, inclusive o seu próprio esforço nessa longa trajetória estudantil, e confiamos em você, que fará a prova, como excelente agente de transformação moral que será o responsável em usar da honestidade para mostrar a qualidade da escola em que estudam, para valorizar o esforço do Governo de Pernambuco, da SEE, da GRE, da gestão, dos professores, dos funcionários, dos próprios estudantes e dos seus pais. E ainda contribuir para melhorar a escola pública, mostrando como exemplo que ela pode dá certo, que outras comunidades podem ter a oportunidade de ter uma escola como a nossa: Tomé Francisco da Silva.”
O segundo momento aconteceu na sala de aula. Uma dupla de professores ficou responsável por cada turma: 9º A (Edinete e Josineide) 9º B (Socorro Francisco e Bom Conselho Fernandes) 3º A (Jaciara e Danúbia) 3º B (Rosineide e Iranete) e 3º C (Bom Conselho Silva e Rose).  A discussão aconteceu em torno do vídeo – “Educação, uma pauta Urgente”; uma dinâmica com “Sons de animais ferozes” e ainda um panfleto com perguntas e repostas direcionadas a avaliação do SAEPE. Os alunos também conheceram as metas da escola para 2016. Com muita emoção, os estudantes receberam uma mensagem dos seus pais que lhe desejaram uma boa prova e muito sucesso na vida pessoal.
Por fim, os estudantes receberam uma carta da equipe de profissionais da Escola Tomé Francisco que encerra com as seguintes palavras: Sua participação, assim como a de todos os envolvidos com a educação em nosso estado, é essencial para que se efetivem práticas pedagógicas baseadas no diagnóstico apresentado por essas avaliações e também políticas públicas direcionadas. Temos certeza de que, com sua colaboração, elevaremos os índices de educação de nossa escola, condizentes com as expectativas de uma educação de qualidade”.

Estamos juntos nesta caminhada!

Confiamos e acreditamos no potencial de vocês!








Confraternização do programa OBMEP na Escola

            O ano de 2016 contou com um reforço para os estudantes do Ensino Médio: O Programa OBMEP na escola promovido e financiado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e a promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de estimular atividade extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões.
  A professora Maria do Bom Conselho Silva Beserra ministrou aulas de matemáticas para cerca de 30 estudantes durante o II semestre de 2016, semanalmente. O gestor Ivan apoiou o programa disponibilizando o espaço e ofertando almoço para os estudantes, favorecendo a permanência integral deles na escola no período das aulas.

Na manhã desta terça-feira, 29/11, a professora Bom Conselho preparou uma surpresa para o grupo e promoveu uma confraternização para valorizar o esforço de todos no sucesso do programa. Para a equipe envolvida na ação, todas as iniciativas que venham contribuir para melhoria da qualidade do ensino de matemática será sempre bem-vinda. No caso esse programa reforçou o esforço da Escola Tomé Francisco em Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.