quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ivan, gestor da Escola Tomé Francisco, participa de homenagem do governo de Pernambuco pelos resultados do IDEB 2015

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas


Na tarde desta quarta-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara, na presença de autoridades locais, reuniu representantes da Educação para homenageá-los pelos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015. Pernambuco, que no ano de 2007 ocupava a 21ª colocação no ranking nacional, chegou ao 1º lugar atingindo a média de 3,9 e superando a meta (de 3,6) estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O gestor Ivan José Nunes Francisco, da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, e o aluno do 9º ano Leandro Ferreira da Luz,  participaram da merecida homenagem, já que esta instituição foi avaliada no Ensino Médio, como também obteve o melhor resultado de Pernambuco nas séries iniciais, nota 8.1. nos anos finais do Ensino Fundamental, a escola também se destacou com nota 6.6.

Durante o seu discurso, o governador destacou todos os avanços que a educação do Estado conquistou e firmou o compromisso de continuar investido na pasta para que o desempenho seja ainda maior. “A nota 3,9 nos orgulha pelo crescimento constante, mas está muito aquém de um Pernambuco que a gente quer para as futuras gerações”, completou.




AULÃO DA TOMÉ: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA

Numa corrida contra o tempo, equipe da Tomé realiza AULÂO preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e SAEPE (Avaliação da Educação Básica de Pernambuco)
Os alunos do 3º ano do ensino Médio e do 9º ano do Ensino fundamental participaram de um aulão promovido pela própria escola, com sua equipe de professores.
O objetivo foi complementar os estudos necessários à realização destes dois exames que traçam o perfil final dos alunos da escola ao final destas etapas de estudo. 
O 9º ano teve aulas de Matemática e Língua Portuguesa, através de metodologia inovadora e dinâmica, contemplando descritores do SAEPE, nos quais estão apresentando mais dificuldades.
O 3º ano revisou conteúdos de CIÊNCIAS HUMANAS, especificamente da disciplina de Geografia e de MATEMÁTICA. Sob a coordenação da professora BOM CONSELHO SILVA  e do prof. DIEGO KENNEDY os alunos realizaram atividades, que envolvem conteúdos, como função exponencial, logarítma e trigonométrica, contextualizados em situações-problema. Na disciplina de Geografia, revisaram conteúdos coordenadas Geográficas e Fusos Horários, sob a orientação da professora BOM CONSELHO FERNANDES.
O 9º ano realizou oficina de aprendizagem, com os descritores relacionados aos gêneros textuais hóstia em quadrinhos, charge, cartum e tirinha, identificando efeitos de humor e ironia, relações morfossintáticas e sinais de pontuação. Já em Matemática, os alunos resolveram situações-problema, envolvendo percentagem e variação proporcional. As  grandes responsáveis para que esta ação se realizasse foram as professoras JACIARA SANTOS, SILENE PAIVA, EDINETE CIPRIANO e IRANETE ANDRADE.
O aulão foi coordenado pela equipe gestora: PROFESSOR Ivan Nunes e Prof. Rosineide Alves, Educadoras de apoio, Josineide Quidute e Josilene Quidute, com o apoio das analistas Cláudia e Jakeline, das bibliotecárias Ana e Marta e de todos os funcionários da escola. Como sempre, uma ação coletiva que trilhou de forma exitosa. Os alunos atuaram de forma colaborativa, demonstrando compromisso com a busca do conhecimento.

PARABÉNS a todos e preparemo-nos para o próximo, em outubro.