quinta-feira, 17 de maio de 2018

SEMINÁRIO INTERCAMBISTAS- “CANADÁ X BRASIL: PARA A EDUCAÇÃO NÃO EXISTE FRONTEIRAS”.

Na noite de quarta-feira, 16 de maio,  aconteceu no pátio da Escola Tomé Francisco da Silva o Seminário com o tema “CANADÁ X BRASIL: PARA A EDUCAÇÃO NÃO EXISTE FRONTEIRAS”.promovido pelos alunos  Daniel Ivan, Gisélia Marques, Guilherme Medeiros, Igor Ramos e Luan Antas, para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, como ação do projeto de intercâmbio que os alunos têm que realizar e apresentar para a equipe do Programa Ganhe o Mundo da Secretaria de Educação estadual de Pernambuco. O projeto do grupo é orientado pela professora Samile Josefa Alves Martins e conta com o apoio do gestor Ivan Nunes e de Josilene Quidute Nunes.
O projeto abordou 03 temáticas: regimento interno da escolar, educação no trânsito e educação ambiental, enfatizando principalmente a questão do lixo. Os intercambistas explicaram as diferenças do exercício da cidadania pelos cidadãos canadenses e brasileiros. A discussão gerou em torno da dificuldade que os brasileiros têm no cumprimento de regras, mostrando que é possível construir uns pais melhor por meio da mudança de atitudes.
Os policiais militares do 23° batalhão, Eder Praxedes e Lairton Lúcio, participaram do debate, aprofundando as Leis de Trânsito e a importância da conscientização da sociedade, reforçando a temática dos intercambistas: "DIFERENÇAS E SIMILARIDADES SOCIOCULTURAIS" entre Brasil e Canadá.  O policial de Princesa Isabel – PB – Ivanildo Lopes, pai de um intercambista, também contribuiu com o projeto apresentando a problemática do trânsito na comunidade local.
Durante o seminário foram discutidos vários temas, entre eles o patriotismo, a convivência em sociedade, a presença do estado e as diferentes práticas dos condutores no trânsito. Foi ótimo poder comparar a diferença sociocultural desses dois países com alunos que viveram essa experiência proporcionada pelo governo do estado através do programa ganhe o mundo. Unimos a teoria e a prática para conscientiza mos os demais alunos da escola que as atitudes individuais de cada cidadão e o respeito às leis são indispensáveis para viver em sociedade. O gestor Ivan parabenizou a professora Samile e os alunos intercambistas pelo evento e disse que espera colher frutos, principalmente na escola, com mudança de atitudes em relação ao cumprimento do regimento interno e do descarte adequado do lixo.




CRIANÇAS DA TOMÉ PARTICIPAM DA CAMPANHA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL


Em virtude do DIA D DE COMATE AO ABUSO EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES (18/05), a Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS em parceria com as secretarias municipais de saúde e educação, com o CMDCA, conselho tutelar e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, realizaram a campanha contra o abuso sexual por meio de diversas ações nas escolas e na comunidade.
Na manhã da quarta-feira, 16 de maio, uma equipe do CRAS realizou uma palestra na Escola Tomé Francisco da Silva, nas turmas do 5º ano A e 5º ano B, contemplando 70 crianças. A escola, por ser uma instituição que ocupa um lugar privilegiado na rede de atenção à criança e ao adolescente, deve assumir papel de protagonista na prevenção da violência sexual.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) traz em seu artigo 245 que professores e responsáveis por instituições de “ensino fundamental, têm a obrigação “de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente”, por isso é de fundamental importância informar as crianças sobre as formas de abuso sexual e incentivá-las a compartilhar os possíveis casos de violência.




ECA EM DEBATE: CONSELHO TUTELAR CONVERSA COM ALUNOS DO 7º ANO

Na manhã de terça-feira, 15/05, os alunos do 7º ano da Escola Tomé Francisco da Silva diversificaram sua rotina de aula com a professora de Língua Português Cristiane Lima à qual juntamente com a equipe gestora convidou os membros do Conselho Tutelar do município de Quixaba para aprofundarem os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os alunos do 7º ano estão estudando o tema: DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, COMO GARANTI-LOS?  Dentro de uma gama de conteúdos para a realização da FEIRA DO CONHECIMENTO (ação inovadora da escola).  Com a utilização de debates, vídeos e informações, os estudantes conheceram a legislação em relação ao trabalho infantil, analfabetismo, direitos fundamentais como saúde, educação e moradia de qualidade social.
                À visita dos Conselheiros trouxe a problemática mais próxima dos jovens adolescentes que participaram ativamente do debate com opiniões e questionamentos reflexivos, os quais muito contribuíram para a aquisição do conhecimento, objetivo ao qual se propõe o evento que culminará com stands, apresentações e palestras na quadra da escola no próximo dia 25 de maio, envolvendo todas as turmas do Ensino Fundamental.
                O momento foi registrado por todos com fotografias, assinatura em ata e encerrou com comemoração, brindes para os alunos por meio de sorteio e muito lanche.  O gestor Ivan, juntamente com a professora Cristiane, agradeceram a parceria dos Conselheiros que têm uma participação atuante nos projetos da escola.