sexta-feira, 14 de junho de 2013

FAMÍLIA E ESCOLA APLAUDEM O ESPETÁCULO DAS CRIANÇAS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA.


USO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS MARCARAM AS APRESENTAÇÕES DAS TURMAS.

                    Uma manhã de sexta-feira chuvosa (14/06), mas cheia de encanto, entusiasmo, alegria e muita beleza aos olhos de pais e filhos unidos para assistirem as apresentações das turmas na culminância do projeto “O Prazer de Ler” do Ensino Fundamental I. Todos os anos, os professores polivalentes enfrentam o desafio de trazer para o plenário um fruto da oficina trabalhada em sala de aula. A coerência dos conteúdos e o uso de diferentes linguagens enriqueceram o currículo e promoveram aprendizagem significativa. Dramatizações, recital, Peça teatral, coreografias, desfiles, jornal e depoimentos transformaram o momento num verdadeiro espetáculo, cumprindo, mais uma vez, o objetivo de contribuir para a formação de leitores proficientes. A equipe envolvida, professores, coordenação, pais, alunos, bibliotecárias, assistentes e direção estão de parabéns! 

CANTIGAS DE RODA – OFICINA DO 1º ANO – PROFESSORAS SILENE E CASSANDRA.

                Na alfabetização é fundamental que se destaque a importância da música como fonte de Estímulos, equilíbrio, bem-estar, relaxamento, aprendizagem e felicidade para a criança. A ação musical deve induzir comportamentos motores e gestuais, que direcionados às atividades lúdicas de alfabetização, escrita, leitura, e que facilitem a compreensão e associação dos códigos e signos linguísticos, gerando uma construção do saber. O processo de alfabetização é uma das fases mais bonitas do aprendizado, pois, é o primeiro passo para o conhecimento de si e da sociedade em que vive, conquistando assim seu espaço na mesma. A oficina com CANTIGAS DE RODA nas turmas do 1º ano A e 1º ano B colheu como fruto as seguintes apresentações:
 





RECITAL CANTIGAS DE RODA – 1º ANO A
 

.





 



A LINDA ROSA JUVENIL – 1º ANO B.





 
FÁBULAS E SEUS ENSINAMENTOS – OFICINA TRABALHADA NO 2º ANO- PROFESSORA ÂNGELA.

É prazeroso trabalhar com fábulas, interpretá-las, conhecer tudo o que se esconde na fantasia de cada texto, se envolver no que se encontra por trás de cada leitura, questionar os valores, analisar as mensagens trazendo para as nossas vidas. Na oficina com fábulas, a professora Ângela pode despertar nos alunos do 2º ano o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção textual, da ilustração, da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos. Como fruto desse trabalho, as crianças apresentaram:

 




DRAMATIZAÇÃO – A LEBRE A TARTARUGA.













DESFILE: OS ANIMAIS E SEUS VALORES NAS FÁBULAS.







CONTOS QUE ENCANTAM – OFICINA DO 3º ANO – PROFESSORA GIRLENE.

              Trabalhar com contos de fadas é uma atividade prazerosa para todos os envolvidos no processo educativo, pois é um tema de grande aceitação entre as crianças, que desperta interesse, envolvimento e participação dos mesmos. À medida que as histórias foram sendo trabalhadas, as crianças se identificaram com os personagens e transferirem todos os seus conflitos para aqueles vividos na história. A turminha do 3º ano se envolveu tanto que passou a viver como se fosse um dos personagens. O amor é outro importante tema dos contos de fadas, sempre aparecendo com um príncipe encantado e a princesa, que se casam ao final da História. Foi exatamente essa emoção que sentimos na apresentação de:








BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.








 




FESTA DE CASAMENTO DE BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.







 TEXTOS JORNALÍSTICOS – OFICINA DO 4º ANO – PROFESSORAS LEYDJANE E MÔNICA.

                 Os textos jornalísticos mostram o claro predomínio da função informativa da linguagem. Procuram difundir as novidades sobre os mais variados temas.  Na oficina com esses gêneros, os alunos do 4º ano leram e produziram notícias, reportagens, entrevista, anúncios, textos publicitários e aprenderam a manusear e fazer uso do jornal como fonte de informação.  Como fruto dessa oficina, uma apresentação de um fato atual vivenciado e acompanhados pelos alunos: o assalto aos bancos de Princesa Isabel.

 




FATO E BOATO SOBRE O ASSALTO EM PRINCESA ISABEL.








































LER UM MUNDO VISUAL – OFICINA NAS TURMAS DO 5º ANO A E B – JACIARA E ADRIANA.

     Numa realidade predominantemente visual, a leitura de imagens em sala de aula torna-se artigo de primeira necessidade. E, para que ela ocorra de maneira efetiva, é fundamental o conhecimento da sintaxe das imagens, isto é, da estrutura que concorre para a construção de significados no texto visual. A leitura de texto com auxílio de imagens, leitura de fotografias, cartão postal, linguagem das placas, expressões faciais, histórias em quadrinhos foram alguns dos recursos trabalhados na oficina do 5º ano. Como fruto, as turmas apresentaram:






O CASO DO ESPELHO – 5º ANO A






  





COREOGRAFIA – MÚSICA AQUARELA – USO DE IMAGENS.




 
 




CONTOS E DESCONTOS – HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM A MAGALI


 









LINGUAGEM DO TRÂNSITO – COREOGRAFIA BI, BI – FOM, FOM.
FOTOS.