segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PROJETO O PRAZER DE LER E LITERARTE

SALA TEMÁTICA: O VALOR IMENSURÁVEL DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
SALA  1: DIRLANDE  MEDEIROS
SALA 2: DANÚBIA E EDINETE
Como o próprio nome indica, biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.
Infelizmente a perda da biodiversidade é um problema que vem ocorrendo em todo o mundo, em especial nas regiões tropicais do globo. A diminuição da variedade de vida no planeta pode trazer consequências graves, uma vez que uma espécie que entra em extinção coloca em risco várias outras, uma vez que um organismo não vive isoladamente.
Um dos maiores responsáveis pela perda da biodiversidade é o próprio homem, que, em sua procura incessante por desenvolvimento e expansão de territórios, afeta negativamente o meio ambiente.
Entre os principais processos responsáveis pela perda de diversidade biológica, podemos citar a destruição de habitat, exploração exagerada de espécies animais e vegetais, introdução de espécies exóticas, ampliação da agropecuária, poluição e mudanças climáticas.
Diante da necessidade da necessidade de desenvolver nos alunos a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, a sala temática “O valor imensurável da biodiversidade brasileira” delineou alguns objetivos, entre eles:
-Refletir sobre a importância da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta
- Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência das informações para a preservação do meio ambiente.
           
 A METODOLOGIA FOI DIVIDIA EM  TRÊS MOMENTOS A SABER:
1º MOMENTO
I-             Apresentando a oficina
·         Apresentação da temática aos alunos, explicação dos objetivos, critérios de avaliação e contrato didático oral.

·         Sensibilização por meio das músicas: Planeta azul - Chitãozinho e Xororó  e Sementes- Armandinho.

 II-  Lendo, problematizando e se posicionando:
·         Criando expectativas por meio de brainstorming
·         Utilização de slides sobre a biodiversidade do Brasil.

·         Apreciação e discussão do vídeo: Estamos criando um oceano de plástico?

·         Leitura imagética de degradação ambiental.

·         Análise de gráficos e tabelas sobre a perda da biodiversidade no Brasil.

·         Roda de leitura: Leitura e discussão de textos inerentes à temática.

2º MOMENTO: MÃO NA MASSA:
III- Organização para os trabalhos em grupo:
·         Como preservar a biodiversidade marinha? Produção de painel temático.
·         Mosaico da biodiversidade brasileira.
·         Mural do rank das espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
·         Produção de um cartão postal com imagens da fauna e flora brasileira.
·         Produção de um cartaz publicitário: Preservação da fauna ou da flora do Brasil.
·         Realização da atividade: Pegada ecológica:

3º MOMENTO-Socialização das atividades e avaliação da oficina















VENCEDORES DA ETAPA ESCOLAR DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


           A participação da Escola Tomé Francisco na Olimpíada de Língua Portuguesa vem desde que a OLP não existia, mas o Prêmio Escrevendo o Futuro. Em 2008, o referido Prêmio de redação transformou-se em olimpíada, um projeto grandioso desenvolvido pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com o patrocínio do MEC (Ministério da Educação), Fundação Itaú social, UDIME (União Nacional de Secretários de Educação) E CONSED (Conselho Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Canal Futura.



       Durante quatro meses, os professores desenvolveram a sequência didática da Olimpíada de Língua Portuguesa, reservando para essas atividades duas aulas semanais. A escola foi inscrita em 04 gêneros textuais: Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário (novo gênero acrescentado este ano). Foi uma verdadeira maratona o trabalho dos professores de Língua Portuguesa com os alunos: mais de 700 alunos da escola participaram.  Os alunos escreveram e reescreveram seus textos até aperfeiçoá-los ao máximo. Essa é a melhor parte da olimpíada, pois todos adquirem habilidades de leitura e produção escrita.         As oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa foram encerradas e procedeu-se a seleção dos melhores textos pela Comissão Escolar.         A comissão escolar foi composta pelos seguintes professores:Ivan José Nunes da Silva – gestor da escola; Josilene Quidute da Silva Nunes, gestora adjunta; Maria Auxiliadora da Silva Sousa, professora de Língua Portuguesa e amiga da escola;  Silene Carlos de Oliveira Paiva, professora de Língua Portuguesa e Maria do Bom Conselho Fernandes, Educadora de apoio.

Veja a seguir os alunos e professores vencedores em cada gênero:


Artigo de opinião
Título: RENASCIMENTO LUXUOSO
Aluno: JOSÉ GABRIEL MARQUES BARBOSA
Professora: Jaciara Pedro dos Santos

Crônica
Título: EUFORIA
Aluno: MARIA LAURA BEATRIZ DE SIQUEIRA FEITOSA VENTURA
Professora: CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA






Documentário

Título: PRINCESA DA PARAÍBA
Alunos (as): BEATRIZ LEILANE FREITAS FIDELIS, CAIO MEDEIROS SALVADOR, RENALE BESERRA DE MELO FREITAS
Professor: MARIA DO SOCORRO DE SOUSA, substituída pela prof. JULIETTE HENRIQUE



Memórias literárias
Título: DAS HISTÓRIAS DO MEU AVÔ: UMA PERSEGUIÇÃO CANGACEIRA
Aluno: MARIA EDUARDA PEREIRA MELO
Professora: JULIETTE HENRIQUE DOS SANTOS









Os textos acima agora seguem para a Comissão Municipal de Quixaba , que selecionará apenas um texto de cada categoria para enviar à Comissão Estadual. Além da Escola Tomé Francisco,  estão concorrendo as escolas municipais e a EREM Solidônio Pereira de Carvalho.

Os textos não selecionados para a etapa municipal serão classificados como 1º lugar de cada turma e serão brevemente divulgados os resultados. Os textos de todos os alunos da turma serão valorizados pelo professor, com a elaboração de coletâneas expostas na escola. Parte inferior do formulário


PARABÉNS AOS PROFESSORES E A TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES!

UM ENCONTRO COM A LEITURA

         Para garantir o acesso a bons livros e criar um ambiente em que a leitura é rotina, a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva investe em projetos eficazes de formação de leitores. Toda a instituição se prepara para vivenciar o prazer de ler na  semana de realização dos Projetos de Leitura 2019, última semana de agosto. Os espaços internos da escola são contemplados com murais, faixas e cartazes de incentivo. Quem chega à escola se depara com um ambiente propício a formação de leitores, decorados com poemas, telas, trechos de livros e dados sobre autores. Os corredores, os pátios e as salas de aula são preparados para anunciar a inovação pedagógica











PROJETO DE LEITURA 2019