terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ivan participa de reunião de orientação sobre o Saeb na SEE/ PE em Recife.

                O Saeb é o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Realizada bianualmente pelo INEP/MEC. Essa avaliação é composta pela Prova Brasil e pela parte amostral. A Edição de 2015 está prevista para ocorrer no período de 03 a 13 de novembro. As escolas que participam da parte amostral não recebem resultado individual, mas colaboram na composição do resultado do seu estado e de sua região. No ano de 2015, a Escola Tomé Francisco da Silva foi sorteada para participar dessa avaliação. Serão avaliadas as turmas do 5º ano, 9º ano e 3º ano do Ensino Médio.
            Na sexta-feira, 04/09, o gestor Ivan se deslocou até Recife para participar de uma reunião de orientação da preparação da aplicação dessa avaliação, bem como da sua importância. O momento contou com a equipe do SEPLAG, a secretária executiva Ana Selva, o gerente Paulo Dutra, o secretário executivo de Planejamento e Coordenação Severino, a gestora da GRE do Sertão do Alto Pajeú Cecília Patriota e os demais gestores das escolas que serão avaliadas.
          Na ocasião, o gestor da Escola Tomé Francisco reafirmou o compromisso de mobilizar os estudantes para participarem da avaliação, bem como compartilhou ações que já estão sendo executadas com esse fim.





VEM AÍ: CULMINÂNCIA DO PROJETO SABEDORIA POPULAR – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


04 Estudantes da Tomé aprovados para a etapa 4 do Programa Jovens Embaixadores 2016.

                 Os Jovens estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva que sonham em conhecer os Estados Unidos, foram aprovados para a etapa 4 do Programa Jovens Embaixadores edição 2016. João Elias Barbosa Alexandre, João Marçal Medeiros de Sousa, Luanna Nunes Lins Albuquerque, Valéria Cândido Leite farão o exame escrito no dia 11 de setembro, às 14 horas, na GRE do Sertão do Sertão do Alto Pajeú.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores:
                  A iniciativa, promovida pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com as secretarias estaduais de educação e a Associação Brasil América (ABA) selecionará estudantes que atendam aos critérios estabelecidos pelo concurso, como ter boa fluência oral e escrita em inglês e ser aluno do ensino médio na rede pública, entre outros. Os vencedores vão representar o Brasil nos Estados Unidos, durante três semanas em janeiro de 2016, conhecendo a capital Wasington DC e outras localidades do país. 

               Nos EUA, os brasileiros aprovados participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitarão escolas e projetos sociais e participarão de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após a primeira semana em Washington, o grupo será dividido em subgrupos e cada um deles viajará para um estado diferente nos Estados Unidos, onde serão hospedados por uma família americana, assistirão aulas com jovens da sua idade, e protagonizarão atividades sociais/culturais na comunidade, realizando apresentações sobre o Brasil.