quinta-feira, 9 de março de 2017

MUDANÇAS NO ENEM 2014: O EXAME NÃO MAIS AVALIARÁ AS ESCOLAS

Enem 2016






Após consulta pública, Ministério da Educação e INEP anunciaram alterações no exame, que será aplicado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. Pela 1ª vez, o exame não será mais considerado como avaliação do Ensino Médio, já que não atribuirá notas por escolas. 


      "A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. A novidade é a principal de uma série de mudanças anunciadas na manhã desta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova. 

       Outras mudanças importantes dizem respeito à prova de redação, que passará a ser aplicada no primeiro dia do exame, e o veto à utilização do Enem para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, que voltará a emitido pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

      De acordo com o MEC, as medidas são resultado da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano, que recebeu mais de 600 mil respostas. O Ministério da Educação destaca que a mudança nas datas soluciona a situação de sabatistas que guardam o sábado por questões religiosas e, por isso, eram obrigados a fazer a prova somente após as 19h."


       Outra novidade é que acaba o ranking por escolas, ação que embora injusta, por comparar escolas públicas com particulares, era uma forma de incentivar  a autoavaliação das escolas, levando-as a traçarem metas para a melhoria do ensino, preparando os estudantes de acordo com as habilidades e competências exigidas no exame. 

      Em 5 de novembro, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os estudantes terão 5h30. No domingo seguinte, os alunos terão 4h30 para resolver as questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por segurança, os participantes receberão cadernos de questões personalizados, com número de inscrição de cada um.

        O controle das gratuidades também mudará. Até 2016, o benefício era dado mediante autodeclaração do estudante. A partir deste ano, o participante tem de declarar seu número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição. Em condições excepcionais ainda haverá possibilidade de autodeclaração, mas o candidato pode ser excluído do processo se for verificado que a declaração não é verdadeira. O aluno que conseguir isenção de taxa e não comparecer ao exame, no próximo ano terá que pagar.