quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Convite!!!


Escola Tomé Francisco está na semifinal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.


          O Artigo de opinião intitulado “Renascimento luxuoso” do aluno José Gabriel Marques Barbosa, com orientação da professora Jaciara Pedro dos Santos foi classificado para 3º etapa da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O texto foi analisado pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foi selecionado como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada em todo o Brasil.
           No mês de novembro, o alunos e a professora semifinalistas participarão de oficinas de escrita. Eles viajam juntos para uma capital brasileira e participam de atividades culturais e formativas. Na escola Tomé Francisco a coordenação da Olimpíada é de responsabilidade de Rosineide Alves de Almeida Oliveira com o apoio dos gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute.
           A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.



Escola Tomé Francisco tem relato de experiência publicado no livro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional


Nesta terça-feira (08), a Escola Tomé Francisco da Silva foi premiada com a inclusão do relato sobre projeto de alimentação saudável no livro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional - Educação Infantil e Ensino Fundamental com a publicação  promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), durante o Encontro Técnico de Nutricionistas do PNAE, em Salvador. 
O projeto foi desenvolvido em 2018, nas turmas do 5º ano A – professora Adriana e 5º ano B – professora Mônica. A coordenação foi dos gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute, juntamente com as nutricionistas da GRE do Sertão do alto Pajeú Luciana e Adriana.
A Jornada recebeu inscrições de mais de 900 escolas de todo o Brasil. Deste total, apenas 20 ficaram entre as finalistas, e a unidade de ensino foi uma das cinco premiadas na fase final da disputa. A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional tem objetivo de promover ações que estimulem a alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de dar visibilidade às práticas de educação alimentar e nutricional já desenvolvidas em escolas públicas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).