sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

FORMATURA DO 9º ANO: UM MOMENTO PARA IMPULSIONAR A CAMINHADA


Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos na busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento, da liberdade, de uma sociedade mais justa, da felicidade a que todos temos direito. Este é o drama de permanecermos vivos fazendo educação.        

                                         Madalena Freire


No último dia 29, aconteceu a formatura do Ensino fundamental e Médio. Um dos momentos mais esperados do ano, o evento foi organizado na quadra da escola. Devidamente ornamentada com flores naturais, estava um cenário de sonho, um ambiente agradável e propício para o momento. Os formandos, homenageados e convidados muito bem vestidos compunham os participantes do evento, numa cerimônia que mais parecia uma noite de “Oscar”.

    O cerimonial foi coordenado pela Analista em Educação da escola, Cláudia Sandocleia, que com sua voz melodiosa inundou o recinto, convidando os oradores e indicando o prosseguimento da cerimônia do início ao fim. O primeiro a proferir discurso foi o diretor Ivan Nunes que ressaltou a importância do trabalho de todos da escola para promover uma educação de qualidade e da necessidade das boas relações no ambiente escolar. Foi seguido pela oradora da turma do 9º ano, Bárbara Magalhães, que agradeceu a Deus, aos pais e aos mestres pela vitória alcançada. Discursou ainda o padrinho da turma José Pereira Nunes, prefeito do município de Quixaba, que em seu discurso homenageou a Escola Tomé Francisco pelo bom trabalho realizado e aconselhou os formandos a sempre valorizarem o estudo como
 degrau para a ascensão social. 
A madrinha, Professora Josefa Aparecida, agradeceu aos alunos a homenagem e recordou alguns momentos vividos com a turma, especialemnte os preparativos para a aula da saudade.
      O patrono Ricardo Pereira, dirigiu seu discurso aos formandos lembrando que o estudo é a porta de entrada para o mundo e que os jovens, ora formandos, terão que fazer muitas escolhas no futuro e que só depende deles obter sucesso ou não, não apenas na vida profissional, mas também pessoal. O 9º ano teve também como

 homenageada a Secretária de Educação de
 Princesa Isabel, Francisca de Lucena, 
popular Nininha, que esteve presente no evento.


     Um momento marcante para os alunos e alunas do 9º ano foi a homenagem ao aluno laureado: Iago Leandro, que recebeu das mãos do gestor Ivan, uma placa comemorativa. (ver cobertura Alunos laureados 2014 neste blog). Após a concessão da láurea, foram entregues os certificados um a um a todos os alunos do Ensino fundamental, selando a colação de grau do 9º ano. Para a turma que prosseguirá seus estudos na escola, o evento simboliza um incentivo para impulsionar a caminhada e ingressar no Ensino Médio. PARABÉNS AOS FORMANDOS E A TODA A EQUIPE QUE FORMA A TOMÉ RRANCISCO, celebrar o sucesso de nossos alunos é também reconhecer o sucesso do nosso trabalho!

RELATO DA EXPERIÊNCIA DE LAÍS NO CANADÁ.

Não tenho palavras para descrever o meu intercâmbio, com certeza, é uma das melhores experiências da minha vida. Eu moro em Bathurst, na província de New Brunswick, é uma cidade pequena, mas é bem desenvolvida e completa, com muitas opções para diversão, viagens e lazer.
              Quando cheguei não tive muita dificuldade, só as pessoas que falam muito rápido, mas com o tempo eu me acostumei. A escola é enorme e tem 750 alunos, ainda não sei andar em toda a escola, mas já tenho muitos amigos e eles sempre me ajudam. Tem 8 brasileiros, mas sempre tentamos falar em inglês, para que nossos outros amigos possam entender, tenho muitos amigos aqui, chineses, alemã,turco, canadenses, colombianos e principalmente brasileiros. Minha família é super incrível, minha hostmom e meu hostfather são maravilhosos, e sempre que preciso de algo eles me ajudam, principalmente com inglês. Eu tenho um hostbrother, ele é colombiano e super engraçado, sempre gostamos de sair e fazer algo novo.
Quanto à cultura, é muito diferente da brasileira, algumas comidas são doces como o "feijão", mas é sempre bom tentar algo novo. È muito frio aqui e já nevou várias vezes, a neve é realmente perfeita, e já fiz meu boneco de neve, tem muitas temperaturas negativas como -10*C.É uma ótima experiência, e agradeço Deus todo dia por essa oportunidade,aos meus pais, a equipe da Escola Tomé Francisco representada pelo gestor Ivan, ao governo de Pernambuco por esses dois meses incríveis, e pela ótima hostfamily aqui no canadá. Realmente estou com saudades do Brasil, mas eu também amo Canada, e isso me deixa dividida.
Está sendo uma experiência incrível!
Abraços, Lais!