segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TV FUTURA NA TOMÉ

    

     Sexta-feira, 05 de outubro: dia especial na Escola Tomé Francisco, pois o gestor e sua equipe receberam a repórter Gabriela e uma equipe de filmagem do Canal Futura de TV para gravar um vídeo sobre o projeto educacional desenvolvido pela instituição. O vídeo é pré-requisito para a escolha da Escola Referência Brasil 2012, que ocorrerá em 05 de novembro. 
      Foi um dia de festa, embora as aulas tenham acontecido normalmente. A mudança na rotina deu-se através da realização de várias atividades diferentes ao mesmo tempo: encontro com as famílias, apresentação teatral, café literário, apresentação da banda de música do município, oficinas pedagógicas de leitura e escrita, seminário, exposição "Tributo a Ariano Suassuna", entre outras atividades e eventos. Foi realmente um dia para ficar na memória! 
     Abrilhantaram com suas presenças, a gerente da Secretaria de Educação, Carla Cavalcante, pela 3ª vez visitando nossa escola; ex-alunos, entre eles, a jornalista Sabrina, o advogado Dr. Vital Bezerra, a enfermeira Juliana Frazão, o advogado Dr. Fernando Fernandes e Natália Sobreira (ex-aluna do 3º ano EM, aprovada em 04 vestibulares em 2011). Muitos pais e mães compareceram à escola, mostrando que são verdadeiros parceiros da escola, buscando o melhor para a educação dos seus filhos. A todos agradecemos o apoio.

ALUNO DA TOMÉ RUMO À NOVA ZELÂNDIA



A espera terminou. Com a divulgação do resultado das entrevistas, última etapa classificatória do Programa Ganhe o Mundo (PGM), na quarta-feira 03 de outubro, 253 estudantes de todo o Estado de Pernambuco ficaram sabendo dos destinos que irão tomar em janeiro de 2013: Nova Zelândia e países de língua espanhola.
O aluno Marcos Matheus, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco, Lagoa da Cruz, Quixaba, passou por uma seleção classificatória composta por provas oral e escrita, entrevista e contou com o seu nome na lista dos estudantes selecionados que irão à Nova Zelândia e países de língua espanhola em 2013. Parabéns! Mais um aluno demostrando a qualidade dessa escola, hoje Referência Nacional em Educação Pública de qualidade social.
Ganhe o Mundo - Implantado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação, visa ofertar aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual cursos de idiomas em inglês e espanhol, além de intercâmbio internacional com países de língua inglesa e espanhola. Ao todo, 273 escolas de 124 municípios são atendidas pelo PGM, que oferece curso intensivo de inglês ou espanhol para cerca de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Escola do Sertão de PE é finalista do Prêmio Referência Brasil

Fonte: G1

IVAN EMBARCA EM VIAGEM DE INTERCÂMBIO AOS EUA



O gestor da Escola Tomé Francisco, Lagoa da Cruz, Quixaba, embarca neta terça-feira, 09 de outubro, na viagem de intercâmbio para os Estados Unidos em virtude da conquista do Prêmio de Gestão escolar organizado pelo Consed juntamente com a Embaixada Americana. Ivan terá a oportunidade de participar de palestras com aspectos comparativos entre o sistema educacional nos EUA e no Brasil, aproveitando a ocasião para conhecer também os pontos turísticos do lugar. O intercâmbio está programado para os dias 10 de outubro a 4 de novembro, e os primeiros dias de estadia serão em Washington D.C , onde  participará do Seminário sobre Gestão e Lideranças Escolares com diretores dos Estados Unidos, Portugal, Tailândia e Argentina. Entre os estados que serão visitados pelo gestor da Tomé estão Arizona, Texas, Minnesota, Illinois, New York e Califórnia.
Ivan voltará ao Brasil no dia 04 de novembro, com parada obrigatória em São Paulo, onde no dia 05/11 será realizada a Solenidade Final do Prêmio. A Escola Tomé Francisco está entre as seis finalistas, com grande proporção de ser a primeira colocada, conquistando, caso eleita, o título de melhor escola pública brasileira.
CONFIRA AFASTAMENTO OFICIAL DE SUAS ATIVIDADES NO BRASIL.

ALUNO DO ENSINO MÉDIO GANHA MEDALHA DE BRONZE NA OBA

O aluno GLÁUBER TORRES LOPES, do 3º ano do Ensino Médio foi contemplado com Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira da Astronomia e Astronáutica (OBA). O aluno competiu com mais 136 alunos da escola, realizando uma prova constituída de 5 perguntas de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 sobre Energia. As referidas questões exigem bastante raciocínio na busca da melhor resposta para solucionar os problemas apresentados.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA e ASTRONÁUTICA (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobrás Furnas. A XV OBA foi realizada em maio de 2012, aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio, a olimpíada ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Os alunos medalhistas recebem suas respectivas medalhas em cerimônia de premiação, após o recebimento das mesmas pela escola.Todos os professores envolvidos no processo, os diretores escolares e as escolas recebem  certificados.