terça-feira, 21 de maio de 2013

Projeto 'Minha Escola, uma Excelente Escola' realiza filmagem na escola Tomé Francisco da Silva.


A Ideia é envolver os profissionais da rede estadual de Pernambuco na identificação de boas práticas e experiências pedagógicas.
Sistematizar, registrar e disseminar as melhores práticas pedagógicas e experiências exitosas é o objetivo do projeto 'Minha Escola, uma Excelente Escola', promovido através de um convênio entre a Secretaria de Educação (SE) e a Fundação Gilberto Freyre (FGF). Nos dias 16 e 17 de maio uma equipe de reportagem esteve na escola Tomé Francisco fazendo entrevistas e colhendo informações para editar o vídeo da experiência exitosa dessa instituição. Essa escola foi escolhida no projeto pelas suas boas práticas e experiências pedagógicas que tem contribuído na elevação dos seus resultados, por exemplo, o índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), redução da violência e da evasão, melhoria da taxa de aprovação, entre outros.
 "Estamos num momento em que a nossa escola tem sido destaque pelo bom desempenho nos indicadores de avaliação de ensino, e as boas experiências precisam ser divulgadas. E tão importante quanto mostrar essas práticas é que elas sirvam de modelo não só para o ensino púbico de Pernambuco, mas de todo o país. O objetivo maior é que todas as escolas públicas sejam de qualidade social”, ressaltou Ivan, gestor da Tomé.
O roteiro de filmagem foi bastante longo. Durante os dois dias, a equipe de profissionais do programa “Minha Escola, uma Excelente Escola” registrou uma série de atividades:

ü  Entrevista com membros da equipe gestora, professores, alunos, funcionários e pais.
üTeatro “As Contadoras de História e os segredos da Floresta”.
üOficina de Língua Portuguesa na sala do 5º ano da professora Jaciara;
üOficina da Agenda 21, professora Bom Conselho Fernandes;
üAulas com o uso das novas tecnologias; José Neto/ Socorro Sousa.
üRoda de leitura, professora Rosineide;
üSeminário do ENEM, Alunos Rumo a Universidade, palestra com a jornalista Sabrina Barbosa, Socorro Santos;
ü  Café literário com os pais e oficinas de leitura nas salas de aula;
ü  Reforço Amigo, técnica Jakeline Fernandes;
ü   Observação dos aspectos importantes da rotina escolar.
A equipe de profissionais agradeceu a recepção dos integrantes da Escola Tomé Francisco e elogiou a organização, o trabalho em equipe, a satisfação e a competência na realização de todas as atividades. Com certeza o vídeo produzido nessa escola vai servir de exemplo para muitas outras na tarefa diária de promover educação de qualidade.