quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tema: DESAFIOS DA MUDANÇA DO FUNDAMENTAL I PARA O II

OBJETIVOS:
Apresentar aos pais algumas mudanças na estruturação do Ensino Fundamental I (anos iniciais) e o Ensino Fundamental II (anos finais), principalmente em relação:

Horário de aulas
Professores por disciplina
Currículo
Organização do material didático
Avaliação escolar
Faltas
Construção da autonomia

Permitir aos pais a compreensão das mudanças que os filhos terão no plano físico, afetivo e social e firmar uma parceria com a escola para favorecer a adaptação e o sucesso na aprendizagem.

Informar sobre direitos e deveres dos alunos e enfatizar a importância da participação dos pais na escola.

informar sobre a AGENDA de ações do PPP previstas para o I Bimestre.





#FERAS DA TOMÉ: APROVADOS NO VESTIBULAR 2020


Alunos com bom desempenho na Redação do ENEM 2019


Gestores da ETFS participam da reunião sobre o Novo Ensino Médio

Reunião foi promovida pela GEPEM e aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire

Gestores escolares que fazem parte do grupo Piloto de Ampliação de Jornada participaram, nesta quinta-feira (13), de reunião com equipes técnicas das Gerências Regionais de Educação (GRE) e Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio (GEPEM). O encontro, promovido pela GEPEM, foi realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e abordou as exigências da Lei 13.415/2017, conhecida como Lei do Novo Ensino Médio.

Durante o evento, os gestores abordaram temáticas referentes ao Novo Ensino Médio, características do piloto e dos componentes curriculares que estão sendo vivenciados a partir da inclusão de mais cinco aulas semanais, onde serão inseridos itens como Projeto de Vida e Empreendedorismo, e os Componentes de Investigação Científica aplicados à Língua Portuguesa e à Matemática. Além disso, foi abordado o Currículo da Formação Geral Básica, que está em consulta pública no site da SEE até 31 de março.
Estiveram presentes a secretária Executiva de Desenvolvimento de Ensino (SEDE), Ana Selva, e a gerente geral de Ensino Médio e Anos Finais do Ensino Fundamental, Ana Tereza Aquino. Foi destacada a importância da aproximação entre a SEE, escolas e GREs para que seja possível ter referências na tomada de decisões que impactam na construção da Proposta de Novo Ensino Médio em Pernambuco.  
“Pela Lei os Estados precisam elevar a carga horária do Ensino Médio de 2.400 horas para 3.000 horas/ano. Desde 2018, Pernambuco vem implementando gradativamente a carga horária mínima legal nas escolas regulares de Ensino Médio, iniciando com 20 escolas. Hoje são 155 unidades com jornada ampliada no Estado, das quais 61 estão entrando no piloto em 2020. Esta proposta ainda não é o modelo de Novo Ensino Médio definitivo, visto que o Currículo à luz da BNCC e os Itinerários Formativos estão em construção. Mas já apontam para decisões importantes que estão sendo tomadas pela rede”, comentou Ana Carolina, gerente geral da GEPEM.

Depoimento do aluno Felipe que está nos Estados Unidos através do PGM


Depoimento da Aluna Laura Cardoso que está nos Estados Unidos através do PGM


Depoimento da Aluna Renaly Freitas que está no Canadá através do PGM


Primeiro dia de Aula- Recepção das turmas da Tarde









Primeiro dia de Aula- Recepção das turmas da Manhã











I Reunião Pedagógica 2020











I REUNIÃO DE GESTÃO 2020