sexta-feira, 10 de maio de 2019

PROFESSORES PARTICIPAM DE ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO


Na manhã de terça-feira, 07 de maio, a equipe gestora e pedagógica da Escola Tomé Francisco realizou uma formação continuada com os professores do Ensino Fundamental e Ensino médio com os seguintes objetivos: Avaliar o resultado da escola no I Bimestre para refletir sobre o trabalho realizado e para planejar os redirecionamentos do II Bimestre; Compreender que o estabelecimento da visão de futuro é fundamental para que a escola se organize para alcançar resultados cada vez melhores de modo consistente e sustentável; Criar e manter a cultura favorável e propícia ao trabalho educacional e sua aprendizagem por meio do planejamento coletivo do PPP.
Fazer uma revisão do projeto político-pedagógico (PPP) e observar quais são os objetivos que a escola quer atingir é o primeiro passo do replanejamento. Também é interessante reunir todos os indicadores de desempenho escolar atingidos pela escola no I Bimestre para acompanhar as propostas previstas para cada segmento de ensino.
As discussões e reflexões foram conduzidas a partir da apreciação da música Tempos Modernos – Lulu Santos a leitura dialogada do texto “A ESCOLA COMO EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO” – Roberto Binatti. A análise dos resultados dos estudantes em todas as turmas e disciplinas forneceu subsídios para traçar novas estratégias de ensino e ações de intervenções atribuídas a toda equipe da escola.






PROFISSIONAIS DA TOME PARTICIPAM DO III SEMINÁRIO BIBLIOTECA NAS ESCOLAS “DA LEITURA NA ESCOLA PARA UMA VIDA DE LEITURAS”

 No dia 26 de abril de 2019, os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute, a coordenadora Rosineide Alves Oliveira e a bibliotecária Ana Maria participaram do III SEMINÁRIO BIBLIOTECA NAS ESCOLAS: “DA LEITURA NA ESCOLA PARA UMA VIDA DE LEITURAS”; realizado em Triunfo, promovido pela Editora Cubzac em parceria com a CEPE.  O objetivo do referido seminário foi o de conscientizar os professores e profissionais da importância da biblioteca na escola e da formação do leitor. Os temas abordados foram: Universalização das Bibliotecas escolares (Lei 244/2010); a Política Nacional da Leitura e Escrita (Lei 13.696/2018, Lei Castilho), e Bibliotecas como contexto essencial para formação de leitor. Os palestrantes do evento foram: Ana Dourado (Doutora em Literatura pela UFPE); Amanda Leal ( Mestre e doutora em Ciências da informação – PDSE/CAPES) e José Castilho (Bacharel e Doutor em Filosofia pela USP)



ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PARTICIPA DO 4º TVC – TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS


Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola Tomé Francisco da Silva, orientados pelos professores Danúbia, Cassandra, Adriana, José Neto e coordenados por Maria do Bom Conselho Fernandes participam da 4º edição do Torneio Virtual de Ciências. 
Trata-se de uma competição que, ao invés de estimular a disputa individual, aposta no trabalho coletivo dos grupos, envolvendo salas inteiras, professores e até mesmo a comunidade no entorno da escola. 
A competição dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares. Todo o processo é registrado em vídeo, postado no Youtube e os links encaminhados ao Espaço Ciência, que os compartilha em suas redes sociais. Além da pontuação técnica, os participantes ganham pontos extras pelo compartilhamento dos vídeos nas redes, garantindo maior visibilidade ao processo de descoberta científica.

CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA


ENCONTRO FORMATIVO SOBRE CONSELHO ESCOLAR


"Convocar a comunidade para participar do Conselho Escolar é uma forma inteligente de compartilhar decisões e responsabilidades”.
O objetivo do conselho escolar é assegurar a participação da comunidade no processo educacional, auxiliando e apoiando a equipe gestora em questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Ele atua de forma consultiva, deliberativa, normativa ou avaliativa, segundo a orientação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do MEC, de 2004. Entre as principais atribuições estão coordenar o processo de discussão, elaboração ou alteração do regimento da instituição, garantir a participação da comunidade escolar na elaboração do PPP e acompanhar a evolução dos indicadores educacionais da escola.
O fomento à criação desses colegiados surgiu com a proposta de gestão democrática da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, e faz parte das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em Pernambuco o Conselho Escolar é regulamentado pela Lei 11.114/93 e reformulado pela Lei 11.303/95.
Para revitalizar o Conselho Escolar, a equipe gestora da Escola Tomé Francisco da Silva convocou e fez o credenciamento de pais, alunos, professores e representantes da comunidade para participarem de um encontro formativo sobre a finalidade do Conselho Escolar, o perfil de seus representantes e algumas formas de atuação. O encontro foi realizado no dia 25 de abril, no horário da manhã.
Quando todos compreenderam a importância do Conselho Escolar como órgão Colegiado fundamental para o desenvolvimento da democracia participativa na escola, o gestor Ivan conduziu a formação dos grupos para revitalizar o Conselho Escolar da Escola Tomé Francisco da Silva por meio da escola democrática dos seus membros titulares e de um suplente em cada segmento de sua composição: gestão escolar, professores, pais, alunos, apoio administrativo e pedagógico, comunidade local.







LEMBRANÇA DOS CONCLUINTES 2019



Feliz Páscoa

DIA DA PÁSCOA NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA


Os alunos, professores e funcionários da Escola Tomé Francisco da Silva tiveram uma páscoa ainda mais doce neste ano de 2019. No dia 22 de abril, nos dos turnos, o gestor Ivan Nunes preparou uma recepção carinhosa para comemorar e desejar uma Feliz Páscoa a todos. “Independentemente das crenças de cada um, a intenção foi aproveitar o dia para celebrar o amor, união, paz, família, amizade, respeito e tudo mais que possa nos ajudar na busca da felicidade”, palavras do gestor Ivan.
Para a gestora adjunta Josilene Quidute, o objetivo desse momento é o de celebrar todo o significado dessa data e investir no fortalecimento da relação de pertencimento entre todos os integrantes da instituição. Assim, no cenário ornamentado com coelhos, ovos e mensagens. Ao som de músicas, todos os estudantes receberam um chocolate e os professores e funcionários um kit com lembrancinhas. Enfim, que nessa época de renascimento; o amor e a paz possam renascer na casa e no coração de cada. Feliz Páscoa!