quinta-feira, 2 de junho de 2016

05 alunos e 03 professores da Escola tomé Francisco são premiados no concurso Água: Juntos Vamos Preservar

Cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º), no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar


      Foram 125 trabalhos inscritos. A segunda edição do concurso cultural “Água: Juntos Vamos Preservar”,
realizado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE), em parceria com a Compesa e o Shopping RioMar, mobilizou estudantes de 54 escolas da Rede Estadual de Ensino, ligadas a 15 Gerências Regionais de Educação (GRE). A cerimônia de premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º), no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar. Participaram da solenidade Fred Amancio, secretario de Educação do Estado, Sérgio Xavier, secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Roberto Tavares, presidente da Compesa, e a diretoria de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes.

     Carmem Peixoto, nome à frente das Relações Institucionais do Shopping RioMar, abriu o evento
saudando os presentes e ressaltando a importância do concurso que tem o objetivo principal de estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco. Em seguida, Roberto Tavares, falou da parceria da Compesa e a SEE e das apostas que a empresa vem fazendo na nova geração de cidadãos pernambucanos. “Além de cuidar das obras, pois nós temos projetos grandes, temos feito uma quantidade de investimentos alta. No último ano foram investidos cerca de R$ 500 milhões. Mas, a gente vê que não são só obras físicas que irão resolver, nós precisamos de conscientização geral. O saneamento, tanto o abastecimento de água como o esgotamento sanitário, devem ser compromisso das futuras gerações, as crianças precisam aprender desde cedo que a água tem muito valor”, ressaltou.

     
 Representando o JCPM, Lúcia Pontes destacou o compromisso do grupo com o meio ambiente e a iniciativa da SEE em mobilizar os estudantes a pensar e criar uma ação sobre algo tão valioso como a água. Na sequência, Sérgio Xavier também ressaltou a importância da ação realizada nas escolas e aproveitou a ocasião para informar que na próxima semana será lançado, em parceria com a SEE e Governo do Estado, o programa de Educação Ambiental de Pernambuco. “É um programa que foi discutido com a sociedade e junto a ele lançaremos também um edital no valor de R$ 3 milhões para incentivar a formação de educadores ambientais”, destacou.

         Fred Amancio agradeceu o empenho dos estudantes e falou da alegria da Secretaria de Educação em realizar a cerimônia de premiação do concurso e perceber que foi construída uma forte parceria dentro de uma temática tão importante como a água. “É bonito a gente ver essa integração e falar um pouco sobre a importância desse trabalho dentro das escolas. Não existe instrumento mais forte de mobilização social que a escola. Os nossos estudantes são uma rede muito poderosa de mobilização. Eles não apenas absorvem a temática na escola, mas na vida deles e influenciam, além das novas gerações, as gerações atuais através de mensagens de conscientização”, disse.

          Para a estudante Bárbara Souza, 8º ano da Escola Estadual Aluísio Germano, localizada em Carpina, que venceu em primeiro lugar com o seu grupo na categoria vídeo (curta-metragem), participar do projeto foi importante para se conscientizar ainda mais sobre o uso da água. “Quando a gente quer, a gente faz. Se a gente continuar usando a água de forma irracional, ela vai se acabar”, disse. Sobre o primeiro lugar, foi enfática: “lisonjeada!”. Já Francisco Ricardo, primeiro lugar na categoria desenho, e estudante do 5º ano da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, disse que a falta d’água no planeta e a poluição foram assuntos inspiradores para a criação do seu desenho. “Inventei cinco formas de mostrar o que fazer para que a nossa água não acabasse”, completou. “A água é um bem que temos que conservar, pois sabemos que ela está acabando, além de grande parte estar poluída. Então, no nosso projeto tivemos como embasamento principal o reaproveitamento, pois não adianta apenas usar e ‘deixar para lá’”, disse Mariana Regina, primeiro lugar na categoria projeto e estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, de Camaragibe. Os trabalhos premiados estão expostos no piso L1 do Shopping RioMar até o dia 05 de junho. 

Exposição dos trabalhos vencedores dos alunos da Tomé no Shopping RioMar Recife

Os trabalhos premiados estão expostos no piso L1 do shopping RioMar Recife  até o dia 05 de junho.
Na quarta-feira, 01 de junho, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar Recife, aconteceu a cerimônia de premiação do concurso cultural Água: Juntos Vamos Preservar – Ano II, realizado pela SEE, em parceria com a Compesa e o Shopping RioMar. O concurso mobilizou estudantes de 54 escolas da Rede e tinha como objetivo principal a conscientização no uso sustentável e racional da água.
Os trabalhos premiados dos estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva estão expostos no piso L1 do shopping RioMar Recife na Semana do Meio Ambiente até o dia 05 de junho.  O gestor Ivan, a coordenadora Josilene, as professoras Cassandra e Danúbia, os 05 estudantes premiados (Ricardo, Layane, Ayron, Carol e Aninha), acompanhados pelas suas mães se emocionaram com a beleza da exposição. Da Escola Tomé Francisco está exposto dois desenhos e um vídeo.
“Estamos orgulhosos e felizes com a valorização do nosso trabalho, nossos alunos estão radiantes e muito emocionados tanto pela exposição como também pelos prêmios e a oportunidade de passear no Shopping RioMar, e ainda viajar do sertão a capital do estado Recife”, disse o gestor Ivan.

O gestor Ivan Nunes agradece o apoio da gestora da GRE, Cecília Patriota, e do prefeito do município de Quixaba/PE, José Pereira Nunes, providenciaram os transportes para o deslocamento de 17 de pessoas da escola Tomé Francisco até o Recife. 












Site da Secretaria de Educação de PE, publica postagem sobre a visita da GRE Metropolitana Sul a Tomé Francisco

Gestores visitam escola em Quixaba para trocar conhecimentos sobre boas práticas de gestão


A atividade foi realizada na Escola Estadual Tomé Francisco da Silva



Na segunda-feira (23), cinquenta gestores visitaram a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Lagoa
da Cruz, distrito de Quixaba, no Sertão do Estado, com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimento das boas práticas de gestão. A escola é considerada referência quando o assunto é qualidade de ensino, conquistando o Prêmio de Gestão Escolar, em 2012. O município também se destacou no IDEPE 2014, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 8,47 de média.
O encontro reuniu professores, gestores e técnicos das Gerências Regionais de Educação (GRE) Metro Sul e Sertão do Alto Pajeú. O grupo foi recebido pela gestora da GRE Sertão do Alto Pajeú, professora Cecília Patriota, e pelo diretor da Escola, Ivan José Nunes. Todas as escolas da gerência visitada foram presenteadas com mudas de Pau Brasil como símbolo da parceria. Alunos fizeram apresentações culturais e, em seguida, os gestores participaram de debates e palestras com a coordenação da escola, a fim de melhorar a qualidade do ensino nas escolas e socializar as boas práticas de gestão.
De acordo com o professor José Amaro, gestor da GRE Metropolitana Sul, o encontro foi bastante produtivo e a repercussão foi positiva. “Os diretores ficaram muito satisfeitos não só pelo trabalho realizado na escola, como também pela oportunidade de visitar e conhecer as experiências da coordenação de outra unidade de ensino”, comenta.