sábado, 4 de maio de 2013

PREMIAÇÃO ESTADUAL DO CONCURSO DOS CORREIOS ACONTECERÁ NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.


42° Concurso Internacional de Redação de Cartas 2013
                O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, sediado em Berna – Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Em 2013, duas alunas da Escola Tomé Francisco da silva foram vencedoras na etapa estadual, 1º Lugar Maírla e 3º lugar Júlia, estudantes do 2º ano ensino médio.
       No dia 07 de maio, às 15 horas, um evento solene será preparado pela escola que receberá a equipe dos correios para realizar a premiação das alunas e da escola. Na ocasião, uma merecida homenagem será feita as professoras Rosineide Alves e Socorro Sousa, orientadoras das produções premiadas. Na plateia, alunos da instituição, familiares das vencedoras e autoridades convidadas.
      A premiação nacional será no mês de outubro em Brasília e mais uma vez a escola Tomé Francisco ganhará destaque como a grande campeã. Na fase internacional, todos que acreditam na educação brasileira levantarão a bandeira para torcer por Maírla. Parabéns!
Confira o convite:


Escola Tomé Francisco e família: parceiros da aprendizagem.


No dia 30 de abril, a equipe de profissionais da Escola Tomé Francisco, logo pela manhã, estava a postos para receber os familiares dos alunos do Ensino Fundamental I para reunião de pais. Recepcionados pelas crianças com cartão de boas-vindas e chocolate, as mães e pais já demostravam satisfação por saberem que nesta instituição, cada reunião torna-se uma festa.
    No primeiro momento, o gestor Ivan fez a acolhida em assembleia geral, divulgou conquistas dos alunos, apresentou as ações do Projeto Político Pedagógico agendadas para o primeiro bimestre. No segundo momento, os professores, por turma (1º ao 5º ano) seguiram para salas de aula para realizarem a leitura reflexiva de textos, apresentarem as avaliações dos alunos, entregarem o cartão de acompanhamento e conversarem sobre o desempenho dos estudantes no Plantão pedagógico. As professoras do 5º ano apresentaram cronograma de atividades de preparação para a Prova Brasil e SAEPE, fizeram uma leitura das fotografias das oficinas e avaliaram os avanços do I bimestre. Nas turmas de concluintes também estava em pauta às campanhas para a festa de conclusão, todas acordadas com os pais.
          Envolver as famílias sem misturar as responsabilidades não é tarefa simples, mas nesta instituição de ensino, a parceria com os pais já é uma conquista consolidada. 95% dos pais atenderam o convite e compareceram para compartilhar suas experiências e participar de oficinas, de modo que compreenderam que a Escola Tomé Francisco é um espaço do qual fazem parte. E nada melhor do que um lanche gostoso para brindar e compartilhar os laços de amizades aqui firmados.




RECREIO MONITORADO: ALUNAS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO COM AS CRIANÇAS.


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

                 Esta alegria da paixão de ensinar e aprender de que nos fala Paulo Freire enche de alegria os corações dos profissionais da Tomé e de todas as crianças que são beneficiadas pelo trabalho voluntário de um grupo de alunos do Ensino Médio, Agentes Conscientizadores, jovens dedicados a servir e ajudar na educação dos pequenos. O trabalho do grupo inclui palestras, organização de eventos, coordenação de grupos, promoção de jogos, danças, monitoramento do recreio e outras atividades. Esta iniciativa faz parte da programação da Agenda 21 da escola Tomé Francisco e tem como responsável a secretária Maria do Bom Conselho Fernandes. Um exemplo de cidadania, participação e trabalho coletivo.










ESCOLA TOMÉ FRANCISCO É CONTEMPLADA COM SELO ESPECIAL DO INSTITUTO FAÇA PARTE.


               Em comemoração aos dez anos de Selo Escola Solidária, certificação feita de dois em dois anos, O Instituto Faça Parte fará um reconhecimento especial para aquelas escolas que aprenderam a conjugar o difícil verbo fidelizar. Escolas que entenderam, com sabedoria, que educar para a vida demanda tempo, investimento, crenças, visão, missão, valores e ação. A juventude, as famílias e as comunidades beneficiadas por essa utopia vivida agradecem. Mais uma vez se comprova que o exemplo é a única forma de educar. O Faça Parte reconhecerá 285 escolas que receberam os cinco selos porque apresentaram seus projetos nos cinco anos de sua edição. A ESCOLA TOMÉ FRNCISCO DA SILVA, não poderia estar fora dessa lista, pois diante de tantos prêmios, comprova também seu compromisso com o voluntariado e percebe a imensa riqueza de diversidade na conjugação de ações que promovam o protagonismo juvenil.
              Um novo ciclo chega. O reconhecimento destas instituições marca um divisor. O Faça Parte avançará para outros desafios. A crença do voluntariado educativo juvenil é como uma segunda pele do Instituto.
“A cidadania agradece esta história de vocês do Faça Parte. A semente lançada, para dar flor e fruto, precisa e será amada e cuidada. Somos cúmplices do sonho de vocês”. Cita Carlos Alberto Barcellos, professor de Porto Alegre. Já Ivan Nunes, gestor da Escola contemplada, reafirma a importância da participação da Escola Tomé Francisco em todas as ações educacionais, mostrando e divulgando o trabalho de uma equipe que conseguiu adotar a prática do registro e a implantação de ações relevantes para educação de qualidade social, voltada para cultura de paz. “só ganha na loteria, quem jogar. Esse é um consenso popular. E só quem consegue visibilidade são as escolas que ousam alçar voos, esse é o nosso caso, sempre conquistando destaque”, cita Ivan.