quinta-feira, 6 de novembro de 2014

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - A LÍNGUA EM MOVIMENTO

Estudantes do 5º ano aprendem a identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

                      Nas duas semanas finais de outubro, a professora Mônica e coordenadora Josilene, planejaram uma sequencia didática para trabalhar a habilidade de desenvolver nos alunos a habilidade de identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas linguísticas. Para isso, foram selecionados textos que evidenciam eventos de letramento com larga utilização das variantes linguísticas, como exemplo, letras de música onde aparecem variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinhos, trechos de diário, narrativas, vídeos e slides com questões de múltipla escolha.

                   Como produto final, no dia 04/11, os alunos fizeram um trabalho em grupo sobre variação linguística. Um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida através das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Cada grupo ficou responsável em pesquisar sobre as variantes linguísticas de uma região do Brasil. Claro que um idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de acordo com a comunidade na qual se manifesta.