terça-feira, 12 de junho de 2018

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO TEM TRABALHO EXPOSTO NO SHOPPING RIO MAR EM RECIFE


O concurso cultural Água: Juntos vamos Preservar, ano 04, é uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEE), Shopping RioMar e a Compesa que tem como objetivo estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes da rede estadual sobre o uso consciente da água em Pernambuco está promovendo uma exposição dos trabalhos premiados até o dia 10 deste mês no Piso L1 do Shopping RioMar em Recife – PE.

 A Escola Tomé Francisco da Silva tem 04 trabalhos expostos:
Classificação
Título
Aluno
Ano
Professor orientador
1º lugar
DESENHO
“Estamos aguardando a sua responsabilidade com a água”.
Maria Eduarda Pereira de Melo
5º A
Adriana Medeiros
2º lugar
DESENHO
“Faça uso consciente da água”
Brígida de Andrade Rêgo
5º B
Mônica Fernandes
3º lugar
DESENHO
Água é a fonte de vida: use-a de forma consciente”
Maria Eduarda Ferreira de Andrade
5º A
Adriana Medeiros
1º lugar
VÍDEO
 “Água tratada: É preciso conhecer melhor para valorizar”
Ana Carolina Nunes/
José Ayron Sousa/Ana Cecília Silva
9º A
Edinete Cipriano





ALUNOS E PROFESSORES DA TOMÉ SÃO PREMIADOS NA 4ª EDIÇÃO DO CONCURSO CULTURAL ÁGUA: JUNTOS, VAMOS PRESERVAR!


A quarta edição do Concurso Cultural Água: Juntos, Vamos Preservar chegou ao final e, na tarde desta terça-feira (06), os estudantes vencedores da Escola Tomé Francisco da Silva nas categorias – desenho e vídeo - foram premiados no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar Recife. O concurso tem o objetivo de estimular o uso consciente do recurso natural em Pernambuco por meio de projetos e temáticas trabalhadas em sala de aula.
Foram premiados, na categoria desenho, as alunas Maria Eduarda Melo (1º lugar), Maria Eduarda Ferreira (3º lugar) da professora Adriana Medeiros e a aluna Brígida Andrade Rêgo (2º lugar) da professora Mônica Fernandes. Na categoria vídeo, foram premiados Ana Carolina de Melo Freitas, Ana Cecília de Medeiros Silva , José Ayron Marçal Medeiros de Sousa e a professora de ciências Edinete Cipriano. Os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute participaram da solenidade que contou com a presença do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e a diretora de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, além da ASA Indústria, que são parceiros do concurso e Fred Amancio, secretário de Educação de Pernambuco.
Na ocasião, os estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva, concederam algumas entrevistas e na página da Secretaria de Educação de Pernambuco encontramos alguns registros: CONFIRA.
Premiados em terceiro e segundo lugar na categoria vídeo nos últimos dois anos, Ana Carolina, José Ayron e Ana Cecília alcançaram desta vez o tão sonhado primeiro lugar. “Além de ter uma experiência diferente, criando um curta-metragem, é algo enriquecedor porque a gente adquire conhecimento”, afirmou José Ayron, de 14 anos. Os jovens são da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada em Quixaba, e produziram um vídeo mostrando a estação de tratamento de água do município. “É preciso conhecer melhor o recurso para que a gente possa trata-lo de melhor forma. No vídeo, mostramos como a água é tratada pela Compesa e damos dicas de como podemos reutilizá-la. Tudo filmado por um smartphone e editado no computador”, contou Ana Cecília.
“O concurso é importante para mostrar às pessoas como a água deve ser utilizada. No meu desenho eu ilustrei algumas situações de desperdício de água na tentativa de conscientizar sobre o uso do recurso porque uma hora ele vai acabar”, conta Maria Eduarda Pereira, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, primeiro lugar na categoria Desenho.





ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PARTICIPA DA ABERTURA DOS 43ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES EM AFOGADOS DA INGAZEIRA.


O gestor Ivan Nunes, o professor de educação física Gleydson Medeiros e um grupo de atletas da Escola Tomé Francisco da Silva participaram no dia 06 de junho da abertura de mais uma edição dos Jogos Escolares – Fase Regional de Afogados da Ingazeira. A abertura oficial dos jogos aconteceu no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, reunindo educadores, atletas e representações dos 17 municípios do Sertão do Pajeú. As competições seguem até dia 15 de junho. A Escola Tomé Francisco tem atletas inscritos nas modalidades de natação e futsal.