terça-feira, 19 de julho de 2016

Alunos da Tomé participam do Torneio Virtual de Ciências

Os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Tomé Francisco foram inscritos no Torneio Virtual de Ciências (TVC) para as séries finais do ensino fundamental II, com a coordenação das professoras de Ciências Danúbia Rêgo e Edinete Cipriano. Uma realização do Espaço Ciência em parceria com o Sistema Jornal do Commercio. Cada mês será destinado a uma disciplina para que os alunos possam colocar em prática toda sua criatividade e conhecimento, mas além dos desafios experimentais e digitais que constam no regulamento, poderão ser lançados desafios surpresa em alguns meses. Os desafios abordarão o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Ciência alimentando o Brasil”. O primeiro desafio será divulgado em 10 de agosto.

O encerramento da competição acontecerá em 14 de dezembro, no auditório do Espaço Ciência. As equipes serão premiadas da seguinte forma: certificados, medalhas e troféus para os 1º, 2º e 3º colocados de cada série distribuídas nas Regiões do Estado (Região Metropolitana do Recife, Sertão, Agreste e Zona da Mata) e certificado de honra ao mérito para os demais participantes.  A escola vencedora será noticiada pelo Sistema Jornal do Comercio.


Escola Tomé Francisco é contemplada com o programa OBMEP na Escola

Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, selecionados na OBMEP 2015, estão participando da OBMEP na escola. O programa quer estimular atividade extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Será realizado durante o II semestre letivo, financiado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e a promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).  A professora Maria do Bom Conselho Silva Beserra está habilitada e preparada para desenvolver as atividades na escola. O programa conta com o apoio da CAPES.

Todos os alunos recebem o material necessário e uma bolsa de estudo do IMPA. O trabalho da professora também é remunerado. A equipe gestora da escola apoia a ação que contribui  para a melhoria da qualidade do ensino de matemática, além de Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.