terça-feira, 17 de março de 2020

NOVO CORONAVÍRUS E COVID -19 ENTRAM NA PAUTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.


Compreendendo que o atual momento não pede pânico ou alarde, mas exige  compromisso ,agilidade e medidas que impeçam a disseminação do vírus e garantam a saúde e o bem-estar social coletivo; hoje,  16 de março (16/03) estudantes, professores, equipe gestora e coordenação pedagógica discutiram em sala de aula a questão do novo Coronavírus e da COVID -19.
Para abordar o tema em pauta, a coordenação pedagógica, juntamente com os professores planejou uma sequência didática interdisciplinar objetivando contextualizar da melhor forma possível o conteúdo.
Em Língua Portuguesa foram contemplados conteúdos como leitura e interpretação de texto, linguagem verbal e não verbal   a partir da análise de cartazes e produção de folhetos informativos.
Nas aulas de ciências e Biologia foram discutidos termos como: Endemia, Epidemia e Pandemia, bem como os sintomas, a prevenção e as formas de contágio pelo novo Coronavírus e outras infecções respiratórias.
Já as disciplinas de história e geografia, abordaram o contexto histórico do Coronavírus de 1960 a 2020, analisaram mapas do Brasil e de outros países sobre   a evolução da referida pandemia.
Os professores de Matemática trabalharam conteúdos como estatística e porcentagem a partir da interpretação de dados estatísticos do dia 15/03 do site do Ministério da Saúde e orientaram os alunos na produção de gráficos e tabelas.
Nas aulas de Língua Inglesa, os alunos produziram panfletos, cartazes e slogans em inglês, e em Sociologia foi discutido a questão das fake news sobre a temática em questão.
Para aprimorar os debates foram usados vídeos informativos, slides em Power point, cartazes, cordéis, mapas, etc.
A direção da escola parabeniza todos os envolvidos nessa ação, pela proatividade, empatia e compromisso com a educação para a saúde e o autocuidado.