segunda-feira, 27 de maio de 2013

PROJETO DE LEITURA "DE VENTO EM POPA"

   
 Em mais um dia de oficinas dos projetos "O Prazer de Ler" e Literarte",  alunos do Ensino Fundamental e Médio leram, produziram textos e mais textos, assistiram vídeos educativos e expressaram seus sentimentos através das artes,  numa abordagem inovadora e interdisciplinar.
         Gêneros textuais, intertextualidade, estilos literários foram assuntos sistematizados e discutidos nas oficinas de Língua Portuguesa.

       Hoje destacamos as oficina de ARTE: no Ensino Médio, os alunos do 1º ano estudaram a arte renascentista, reproduziram e criaram lindas telas; os alunos do 2º ano tiveram contato com a arte realista de Almeida Júnior e Belmiro de Almeida, relacionando as artes visuais com a Literatura. Já os alunos do 3º ano, adentraram pelo universo das obras de Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
          Os alunos do Ensino Fundamental, nas oficinas de Arte, discutiram sobre a origem do frevo, dança tipicamente pernambucana, sua importância e principais intérpretes, através do estudo de artigo da Revista "Carta na Escola".

     As séries iniciais do Ensino Fundamental também iniciaram hoje as atividades do projeto "O Prazer de Ler", a partir da apreciação de espetáculo apresentado por crianças e coordenadoras pedagógicas da rede municipal da cidade de Princesa Isabel. A seguir, realizaram oficinas de leitura e escrita em sala de aula, destacando as finalidades da leitura.

           Realmente, a pedagogia dos projetos encanta e estimula a participação dos alunos, levando-os a valorizar a leitura e a desenvolver inúmeras habilidades. Parabéns pelo empenho de todos os professores, educadoras de apoio e gestão para a concretização desse projeto e parabéns, alunos, pela dedicação nas atividades.
     
           



           

LETEATRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PRINCESA ISABEL FAZ A ABERTURA DO PROJETO O PRAZER DE LER PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.


      “Sejam bem-vindos a nossa escola”. Foi assim que as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental receberam o grupo LETEATRO fundado pelas coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Princesa Isabel com o objetivo de motivar os alunos da rede de ensino a se tornarem leitores. Na manhã de segunda-feira, 27/05, o encanto do grupo chegou e envolveu todos os alunos em atividades de contação de histórias, interação e coreografias. Além das coordenadoras, fazem parte do grupo alunos das escolas: Nossa Senhora do Bom Conselho (estadual), Nossa Senhora do Rosário, José Sobreiro Guimarães e Escola Carlos Alberto. “Ficamos felizes em participar do projeto de Leitura dessa escola, a troca de experiências é sempre enriquecedora.” Palavras de Adrina, integrante do grupo.
      Marisa Loyola nos ensina que “A literatura é aquela mágica das palavras que se derramam nas páginas dos livros e entram pela nossa vida para todo o sempre.” A iniciativa do LETEATRO é muito importante para a formação de alunos leitores, pois é necessário sair da rotina e apresentar a leitura de forma prazerosa. O Projeto o prazer de Ler busca disseminar experiências exitosas e quando trazemos outras instituições ensinamos aos nossos alunos a valorizar o outro e ao mesmo tempo aprender com eles. Palavra da coordenadora Josilene Quidute.





TRABALHO COM RECEITAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CULMINA COM UMA MESA DE GULOSEIMAS. QUE DELÍCIA!


         Os textos instrucionais dão orientações precisas para a realização das mais diversas atividades, como preparar uma comida. A professora do 3º ano do Ensino Fundamental Maria Girlene Medeiros trabalhou com o gênero receita na sala de aula e propôs aos pais no café literário que levassem as crianças pra cozinha e realizassem com elas a atividade de seguir instruções na preparação de um prato. O resultado? Uma mesa de guloseima. Ficou uma delícia! Doces, bolo de chocolate, trunfas, torta doce, bolo gelado, mungunzá foram algumas das comidas preparadas pelos grupos, coordenados pelos pais.
       No dia 23 de maio, as crianças apresentaram as receitas, esclareceram dúvidas dos colegas e demonstraram que aprenderam a utilizar esse gênero, inclusive utilizaram o vocabulário adequado para esse tipo de texto, narrando com precisão o modo de realizar cada ação: bata os ovos, mexa lentamente, etc. Passado o momento de dizer os ingredientes e o modo de fazer, as crianças participaram da etapa mais esperada: comer de tudo um pouco. A alegria e a empolgação eram visíveis. “Estou satisfeita com o resultado desse trabalho, quando envolvemos as crianças com atividades significativas, colhemos muita aprendizagem”, relatou a professora Girlene.