quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Escola Tomé Francisco socializa experiência exitosa na II Mostra de Resultados dos Anos Iniciais da GRE Sertão Pajeú

                Na última sexta (28) na Gerência Regional de Educação aconteceu a II Mostra de Resultados dos Anos Iniciais da GRE Sertão Pajeú com a participação das 17 redes municipais: Afogados da Ingazeira, Tabira, Solidão, Calumbi, Quixaba, Carnaíba, Flores, São José do Egito, Tuparetama, Triunfo, Serra Talhada, Santa Terezinha, Iguaraci, Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, Jabitacá.
                A Escola Tomé Francisco da Silva participou do evento socializando o Projeto Clubinho da Matemática. A educadora de apoio Josilene Quidute da Silva Nunes, acompanhada do gestor Ivan José Nunes Francisco, apresentou a dinâmica da experiência exitosa., “O PROJETO CLUBINHO DA MATEMÁTICA nasceu da necessidade de mobilizar uma equipe de profissionais especializados em matemática para fortalecer o ensino-aprendizagem na turma do 5º ano do ensino fundamental em prol da manutenção do padrão de desempenho alcançado nos últimos anos e ainda para que a escola cumprisse a meta educacional estabelecida pelo SAEPE em 2016”.

                Após a socialização da experiência, a Escola Tomé Francisco foi homenageada com uma premiação que reconhece as práticas pedagógicas vivenciadas pela equipe neste ano de 2017. A placa com o prêmio “Experiência Exitosa”, foi entregue pela coordenadora Regional do programa Alfabetizar com Sucesso, professora Patrícia Roberta Xavier.




Prática pedagógica diversificada nas aulas de Educação Física

O professor Gleydson Medeiros trouxe no II Semestre letivo várias atividades diversificadas para melhorar a prática pedagógica nas aulas de Educação Física, envolvendo todos os estudantes das turmas. 
Os jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física envolveram os alunos que reagiram com alegria, euforia e satisfação. os jogos e brincadeiras foram adaptados as  modalidades esportivas, com os  objetivos:

  • Desenvolver capacidades físicas: agilidade, velocidade, força, equilíbrio, coordenação motora, orientação espaço-temporal.
  • Desenvolver destrezas motoras de locomoção: correr, saltar, saltitar, esquivar e suas combinações.
  • Desenvolver destrezas motoras manipulativas: lançar, receber, rebater, conduzir, driblar, chutar e suas possíveis combinações.
  • Desenvolver o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e tomada de decisões estratégias. Aprender a fazer a leitura do jogo para então tomar as decisões individuais e em grupo.
  • Desenvolver o respeito às regras, colegas de equipe e adversários.
  • Desenvolver a concentração e foco, independente do momento que esteja passando no jogo.
  • Estimular que a criança aprenda a lidar com resultados bons e ruins, frente a si mesmo, frente a seus colegas de equipe e adversários.





CALENDÁRIO DO MÊS DE AGOSTO DE 2017