quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

FORMATURA DO ENSINO MÉDIO: FECHANDO UM CICLO, RELEMBRANDO MEMÓRIAS... DAQUI PARA FRENTE UMA NOVA HISTÓRIA .


“Quando na vida precisarmos vira a página, mudar o rumo, aceitar a derrota não recomeçaremos do zero, pois temos conhecimento e discernimento necessários ara enxergar e criar novas possibilidades, priorizando a vida, a honestidade, a justiça, a paz e a alegria.”


Uma noite de gala (segunda, 21), para comemorar a conclusão de 100 alunos do Ensino Médio. Ao lado de 75 formandos do 9º ano, jovens do 3º ano colheram os frutos de anos de estudo que constituem a Educação Básica.
O evento glamoroso, organizado pelo gestor Ivan Nunes, com o apoio de toda a sua equipe, foi marcado pela eloquência dos oradores e oradoras e pela concessão de homenagem aos alunos.
 O primeiro a pronunciar-se foi o orador da turma, o aluno Petterson Cascimiro da Silva, que iniciou seu discurso agradecendo a presença de Deus em todos os desafios da vida e concluiu com a máxima de Fernando Pessoa: “ As coisa boas se vão, mas para que as melhores possam vir.”
A madrinha da turma, Maria do Bom Conselho Bezerra, demonstrou sentimento de honra e gratidão em ser madrinha da turma, relembrando momentos de parceria e companheirismo, quando da organização da aula da saudade e desejando sucesso: “aconselho a todos que escolham a profissão do seu coração, aquela que lhe trará satisfação pessoa e profissional.” O paraninfo da turma, José Pereira Nunes, prefeito do município de Quixaba, expressou o sentimento pela homenagem, falou do carinho e reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela Escola Tomé Francisco e desejou aos alunos que levassem para a vida as lições recebidas na escola. O homenageado com o nome da turma, o gestor da Tomé, Ivan Nunes, no discurso inicial da cerimônia, dirigiu palavras de encorajamento aos formandos: “Alcem voo, ganhem espaço, lutem pelos seus ideais. Aprendam mais e mais. [...] Não temam as dificuldades, vocês têm responsabilidade de mudar a história deste país. Seja servos do ideal e do sonho. [...] com os pés no chão e olho no futuro.”
Durante a cerimônia, um “momento surpresa” para os formandos e todos os presentes: a concessão de láurea e uma homenagem aos concluintes pelo bom desempenho na avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação básica de PE).

Confira neste blog os detalhes da homenagem. Foram laureados os alunos: João Marçal Medeiros, da turma A; Marcos Ramon Bezerra, da turma B e Hilma Fernanda Bernardino, do 3º ano C. Todos receberam placa comemorativa.
Foram homenageados pelo resultado do SAEPE, os alunos: Ada Tavares Alves – nota 9,4, João Marçal Medeiros – nota 9,2 (3º A); Marcos Ramon Bezerra – nota 9,0; Carlos Sandriel Leite – nota 8,8 (3º B); Daniel Messias Barbosa – nota 7,8 e Isla Araújo – nota 7,7 (3º ano C).
Concluídas as homenagens, os alunos receberam seus certificados, coroando o momento de graça e elegância, com direito a flashes, aos lado de seus respectivos padrinhos e madrinhas.
Para todos que forma a Escol Tomé Francisco, o momento da formatura a cada ano representa o ápice de todas as ações, os frutos são colhidos, mesmo em meio às dificuldades  que permeiam o meio educacional. Este ano a colheita foi farta: 175 alunos concluíram importantes fases da sua vida escolar. PARABÉNS, alunos, pais, professores, gestores, funcionários! Que venha 2016 com mais desafios, que resultarão em momentos de alegria inesquecíveis.

Agradeço a Deus pela oportunidade de aqui está em mais um ano de trabalho e troca de experiências, agradeço aos pais que nos ajudam na tarefa de educar, agradeço aos professores por tão grandioso trabalho, não apenas de lecionar, mas de compartilhar sua própria existência e acreditar que se pode contribuir para formação ética e solidária. Agradeço aos profissionais que estão lado a lado diariamente na gestão da escola: Rosineide, Diego, Josilene, analistas educacionais, biblioteca, demais funcionários. Um agradecimento especial, de coração, aos alunos do Ensino Médio que me escolheram como homenageado e reforçaram o convite. Parabéns a todos os alunos, sem os quais o sonho de transformar o mundo jamais se tornará real. Enfim, encerro minhas palavras com o pensamento de Coelho Neto: “A mais bela coragem é a confiança que devemos ter na capacidade de nosso esforço”. Confio na coragem e no esforço de vocês. Sigam em frente! Os caminhos lhe esperam. (Trecho do discurso do gestor Ivan Nunes)

FORMATURA DO ENSINO FUNDAMENTAL: MOMENTO ESPECIAL PARA FESTEJAR A FELICIDADE DO ENCONTRO E O SUCESSO DA APRENDIZAGEM.

Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência. Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas. Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.
 (CURY, Augusto)

“Estamos aqui para celebrar formalmente o fim de um ciclo em nossas vidas, cada vez nos aproximamos de realizar o sonho daquela pergunta que escutamos desde as séries iniciais: ‘o que você vai ser quando crescer?’”
Com estas palavras, a oradora da turma do 9º ano, Amanda Mylena Bezerra, iniciou seu discurso, marcando o início de uma cerimônia que uniu elegância, bom gosto e espírito de confraternização. Com a presença de concluintes, padrinhos, homenageados, ex-alunos, familiares, comunidade local e cidades vizinhas, esta foi uma formatura para ficar na história.
O evento aconteceu na segunda-feira, 21, na quadra da escola. Devidamente ornamentada com flores naturais, estava um cenário de sonho, um ambiente agradável e propício para o momento. Os formandos, homenageados e convidados muito bem vestidos compunham os participantes do evento, numa cerimônia que encantou os presentes.
O cerimonial foi coordenado pela Gestora adjunta, Rosineide Alves,  convidando os oradores e indicando o prosseguimento da cerimônia do início ao fim. O primeiro a proferir discurso foi o diretor Ivan Nunes que ressaltou a necessidade de, como gestor estar aberto às mudanças no desempenho de suas funções: “nesses anos de gestor da Escola Tomé Francisco, tive que passar processos de transformação para continuar com a missão de liderar a equipe em prol de uma educação de qualidade.”
Foi seguido pela oradora da turma do 9º ano, Amanda Mylena, que agradeceu a Deus, aos pais e aos mestres pela vitória alcançada. Fez um agradecimento especial às homenageadas como nome da turma e patronesse, as professoras Ângela Oliveira (tia Ângela) e Jaciara Santos (Tia Jaciara), ambas, professoras das turmas nas séries inicias.
Discursou ainda o paraninfo da turma  Robson Diniz de Morais, vereador do município de São José de Princesa- PB, que em seu discurso aconselhou os formandos a sempre valorizarem o estudo  e buscarem realizar suas escolhas profissionais. A madrinha da turma, a professora Iranete Andrade, falou em seu discurso sobre a honra que lhe foi concedida pelos concluintes e agradeceu a homenagem citando Vinícius de Morais: “a vida é a arte do encontro”. Assim relembrou a festa da aula da saudade e a importância de se valorizar os momentos promovidos pela escola para comemorar conquistas dos alunos e de toda comunidade escolar.
Um momento marcante do evento foi a concessão de láurea pelo gestor da escola Ivan Nunes às alunas Lyohana Bezerra (9º A) e Larissa Ribeiro (3º B), que se destacaram pelas excelentes notas, protagonismo, sempre valorizando os estudos, respeitando seus mestres e profissionais da escola. PARABÉNS, Lyohana e Larissa, vocês merecem! (ver cobertura Alunos laureados 2014 neste blog).
 Finalmente, foram entregues os certificados um a um, aos 75 alunos que concluíram o 9º ano. Para a turma que prosseguirá seus estudos na escola, o evento simboliza um incentivo para impulsionar a caminhada e ingressar no Ensino Médio. Para os que estão se transferindo, ficarão as boas lembranças e muita saudade!

 PARABÉNS, FORMANDOS! Parabéns pais, mães e responsáveis! Parabéns, professores!