quinta-feira, 21 de setembro de 2017

SARAU LITERÁRIO: POESIA, MÚSICA, ENCANTO E ENCANTAMENTO...

Na noite da  segunda-feira, 18, aconteceu na Tomé o III Sarau Literário do Ensino Médio. Atividade idealizada com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e a fruição literária, revisar os conteúdos de Literatura para o ENEM, e reforçar as habilidades de leitura e interpretação de textos.
Anteriormente ao evento, os professores de Língua Portuguesa prepararam  seus alunos através da realização de um seminário em cada turma. Durante os seminários, os alunos que mais se destacaram foram selecionados para se apresentarem no Sarau, que reúne todos os estudantes do Ensino Médio da escola. Mais de 100 alunos se apresentaram nas declamações, desfile de personagens, comunicação oral e  banda musical. Os demais alunos foram contagiados pela magia da arte da palavra, assim se cumprindo o principal objetivo da Literatura, que é despertar emoções  e ampliar a visão que temos do mundo e da vida.
O sarau contou com a seguinte programação:
·         Desfile de personagens da literatura brasileira;
·         Show MPB com banda formada por alunos da escola;
·         Comunicação oral sobre as escolas literárias do Barroco ao Modernismo;
·         Declamação de poemas.
Uma das vantagens do sarau é atender aos objetivos do Ensino de Literatura, pois segundo o sociólogo e crítico literário,  Antônio Cândido a literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza”. E defende o fato de que “a literatura pode ser um instrumento consciente de desmascaramento, pelo fato de focalizar as situações de restrição dos direitos, ou de negação deles, como a miséria, a servidão, a mutilação espiritual.”
Assim, segundo ele, a Literatura é um direito do ser humano, direito que a equipe da Tomé faz questão de contemplar seus alunos.
PARABÉNS AOS ORGANIZADORES, PROFESSORS DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESPECIALMENTE AOS ALUNOS PELO EMPENHO EM FAZER O MELHOR!















ATENÇÃO PARA A AGENDA DAS PRÓXIMAS AVALIAÇÕES EXTERNAS