sexta-feira, 15 de março de 2013

CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS 2013

    Estimular o prazer pela leitura e escrita e formar leitores e bons escritores de textos é um dos objetivos do Projeto Pedagógico da Escola Tomé Francisco. Portanto, todo projeto que contribua para desenvolver estas habilidades é bem-vindo e adotado pela escola.


     É o que vem acontecendo a cada ano com o Concurso Internacional de Cartas, promovido pela UPU - União Postal Universal, organização internacional sediada em Berna, na Suíça. Este concurso é realizado no Brasil em parceria com os correios que organiza o concurso em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

    Na fase estadual são premiadas as 3 melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional

   Este ano, o concurso traz como tema: “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso.”

   Os professores de Língua Portuguesa, com o apoio da diretora adjunta Rosineide e da coordenadora Josilene, realizaram oficinas com os alunos, dando ênfase ao gênero textual carta argumentativa e provocando o debate em torno da questão polêmica da água. Os alunos leram e estudaram textos do gênero, pesquisaram sobre o tema, escreveram seus textos que, após as devidas intervenções foram reescritos. Dentre todas as cartas foram escolhidas apenas duas que foram enviadas à coordenação do concurso. As respectivas cartas são das alunas Júlia Yone e Mairla Marina, ambas do 2º ano do Ensino Médio. As cartas que não foram escolhidas serão publicadas no jornal mural da escola, valorizando assim o esforço de todos.

No mesmo concurso, a escola já foi premiada por dois anos consecutivos, com a aluna Mairla Marina, que, em 2011 alcançou o 1º lugar estadual e o 2º lugar nacional; e, em 2012 ficou em 2º lugar no estado.

Vamos torcer pela vitória de nossas alunas na seleção que será divulgada no início do mês de abril.