quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

QUE VIVA O NOSSO AMIGO LIVRO

Alunos da Tomé descobrem na teoria e na prática como conservar o livro didático





Para os alunos do Ensino fundamental- séries finais, o novo ano letivo começa com livros novos. O PNLD é o programa responsável pela distribuição dos livros em todo o país. 

À escola compete, além de distribuir o livro, conscientizar o alunado para a necessidade de cuidar dos livros que deverão ser usados por vários alunos durante o período de 03 anos.




Com o objetivo de mobilizar os alunos para a necessidade de zelar os livros, , foram realizadas oficinas pedagógicas do 6º ao 9º ano, na última segunda-feira, ministradas pelos professores do horário, quando  os alunos conheceram a história do livro didático, a origem dos recursos empregados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), os preços do mercado de cada livro que   receberam     gratuitamente, e principalmente, construíram regras para 
utilização do livro na sala de aula.



As oficinas foram planejadas com uma 
 parte prática e uma parte teórica. Na parte prática, os alunos cobriram os livros, produziram cartazes para a campanha de conscientização  e marcadores de livros para distribuir com os colegas de classe e evitar dobrar as páginas dos seus livros.

Esse foi apenas o primeiro momento do trabalho de preservação dos livros didáticos. Durante todo o ano, os professores estarão observando se os alunos realmente estão cuidando dos livros e lembrando o contrato didático do uso do livro na escola.

Esse trabalho fortaleceu a construção da cidadania dos nossos alunos e está inserido no Projeto político pedagógico da escola que prevê ações anuais de preservação do patrimônio público escolar.