quinta-feira, 23 de maio de 2013

INTEGRAÇÃO ESCOLA / COMUNIDADE: GPC DE CARNAÍBA ANIMA OS JOVENS NAS COMEMORAÇÕES DO MÊS MARIANO.



        Na tarde de quarta-feira, 22/05, o Grupo de Perseverança em Cristo de Carnaíba, coordenado pelo professor João Vianney da Silva, promoveu um louvor para os jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio na quadra poliesportiva da escola Tomé Francisco da Silva. O evento foi realizado em virtude da participação da escola nas comemorações do mês Mariano na agenda da Igreja Católica da comunidade. Na ocasião, vários temas foram abordados, como a cultura de paz, o combate ao alcoolismo, a droga e o ensinamento de valores de Jesus Cristo e da Virgem Maria.
        O Ministério de música do GPC, coordenado pelo jovem Diego Vianney Silva animou à tarde com músicas reflexivas e inspiradoras, todas voltadas à oração e a fé. O GPC tem um papel fundamental na evangelização de jovens e realiza várias atividades como: encontro mensal com a juventude, reunião de Crisma, louvores nas comunidades rurais, encontro com crianças carentes, famílias e estudantes. “Esta já é a terceira vez que realizo esse encontro na Escola Tomé Francisco, uma felicidade toma conta dos nossos corações quando conseguimos motivar os jovens para participar, aqui existe o entrosamento dos alunos e da comunidade”, disse João Vianney, coordenador geral do grupo.
      Os alunos do turno tarde assistiram às primeiras aulas e só a partir das 3horas participaram do evento. Em paralelo a esta atividade, os evangélicos realizaram círculo de oração, coordenado pela técnica educacional Jakeline Fernandes. Segundo Ivan, gestor da escola, o currículo da escola aborda valores indispensáveis a formação do cidadão. Esse é um exemplo e os alunos e as famílias têm valorizado e respeitado esta proposta.



MAIS UMA VEZ A TOMÉ FRANCISCO CONTA COM SEUS PARCEIROS FIEIS – PALESTRA COM SABRINA BARBOSA.


Projeto: Alunos da Tomé Rumo a Universidade vivencia um momento de grande importância para a aprendizagem


Na última sexta-feira, 17 de maio do ano em curso os alunos do 3º Ensino Médio tiveram acesso a um momento riquíssimo de aprendizagem com a jornalista Sabrina Barbosa de Princesa Isabel, uma fiel parceira da escola Tomé Francisco da Silva.  A mesma presidiu uma palestra com o tema: Era da informação, onde debateu sobre a importância e a necessidade da INTERNET em todos os setores da vida social, além de prestar informações valiosas sobre a mesma. A palestrante falou com bastante propriedade e usando de toda a sua sabedoria e carisma envolveu os alunos que ficaram bastante atentos e sem perder nada do conteúdo abordado, interagindo inteligentemente com a platéia tornando a palestra muito interessante.
Este projeto vem sendo vivenciado há quatro anos e tem como principal finalidade conscientizar os alunos sobre a importância do ENEM para o ingresso na Universidade Pública e para a obtenção de bolsas de estudo através PROUNI, além de promover o debate sobre temas relevantes para esta avaliação.
Estamos muito satisfeitos com mais uma ação de sucesso realizada e por sabermos que estamos cumprindo a nossa missão de escola com primor.

REFORÇO AMIGO: A AJUDA DE QUEM JÁ CHEGOU LÁ


ALUNOS COM BONS RESULTADOS APOIAM OS COLEGAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.


Em uma turma com diferentes níveis de aprendizagem, uma boa estratégia é incentivar os estudantes com mais facilidade a trabalhar com aqueles com dificuldade. Isso porque os colegas se sentem mais à vontade para discutir, expor as dúvidas e, conseqüentemente, aprender uns com os outro.
Esta é uma estratégia de sucesso utilizada no Projeto Reforço Amigo na Escola Tomé Francisco da Silva, idealizado e organizado pela técnica educacional Jakeline Fernandes, abraçado pela técnica educacional Cláudia Sandocléia, a educadora de apoio Socorro Santos. Todas as atividades apoiadas pela equipe gestora. O roteiro dos assuntos a serem trabalhos pelos monitores amigos é definido pelos próprios alunos, professores titulares e supervisionado pela equipe responsável. Acontece no contraturno, no decorrer do ano letivo, ofertando novas oportunidades de ensino aos alunos que estão abaixo da média no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2013, as atividades estão melhores e o monitoramento constante das técnicas educacionais tem comprovado em dados estatísticos o resultado positivo dos alunos atendidos pelo Projeto Reforço Amigo.
 
PRECISA DE AJUDA? ENTÃO PEÇA.
Nada de assumir tudo sozinho! Convide os alunos protagonistas para dividir o trabalho do dia-a-dia. O Reforço Amigo é um exemplo do potencial que podemos aproveitar na escola para melhorar o ensino aprendizagem. A doação, o empenho, a responsabilidade desses parceiros merecem os nossos aplausos.
ü  Ester Fernandes Lima Ramos
ü  Rosinaldo Medeiros Freitas
ü  João Marçal Medeiros de Sousa
ü  João Victor Nunes Fernandes
ü  Jorge Gomes de Melo Júnior
ü  Letícia Sousa Leite
ü  Clécia Rayane Pereira.