segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Vem ai...


Um dia de lazer em Triunfo para os Concluintes do Ensino Fundamental I e II

Neste fim de semana, os Concluintes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental foram presenteados com um passeio em Triunfo - PE, nos dias 09 e 10 respectivamente. Um dia de encontro e diversão no Aguas Parque, Lugar muito agradável, onde a diversão toma conta, espaçoso e bem animado. Para quem mora no sertão e está acostumado com o calor ir para o Águas Parque é felicidade garantida, pois as opções de piscina e o clima favorecem o bem estar de todos.
Além do banho, os estudantes visitaram o engenho, degustaram da rapadura, conheceram a cachaça lá produzida e acompanharam o processo de moagem da cana-de-açúcar.

 Na sexta-feira, com a turma do 5º ano, acompanharam alguns pais, o gestor Ivan, a educadora de apoio Josilene, a professora da turma Mônica Fernandes e como apoio ainda foi da escola Gleydson, André e Ana.
No sábado, os alunos do 9º ano foram acompanhados pelo gestor Ivan, a educadora de apoio Josilene, o secretário Diego e os professores Gleydson, Cida, Danúbia, Iranete, Kássia, Kenya e Jaciara. 

Contamos com a parceria da secretária de educação Adiene Josefa e do prefeito Zé Pretinho que forneceram o transporte para os dois dias de lazer.



Concluintes do Ensino Médio são homenageados pelo desempenho no SAEPE 2016

O ano de 2016 para os concluintes do Ensino Médio foi recheado de atividades complementares e motivação para intensificar os estudos em virtude da avaliação do ENEM e do SAEPE: reforço, aulas complementares, aulões, seminários, projetos didáticos, sarau, simulados e muito monitoramento da aprendizagem.
No dia 30 de novembro, os alunos fizeram a avaliação do SAEPE – Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco e corresponderam as expectativas da equipe gestora, pedagógica e dos professores alcançando um excelente desempenho em Língua Portuguesa (média geral de 80% de acertos) e Matemática (média geral de 66% de acertos).
Após consolidação do resultado das provas que agora ficam na escola, a equipe gestora preparou, no dia 07 de dezembro, uma merecida HOMENAGEM para os mais de 100 concluintes do Ensino Médio que já estão se despedindo da escola. Na ocasião, o gestor Ivan fez uma retrospectiva da participação dos estudantes nas diversas ações promovidas em 2016 e fez a leitura da seguinte mensagem:

BOA SORTE NA NOVA JORNADA, QUERIDOS ALUNOS!
Já está chegando a hora de ir. Essa frase é bonita para se cantar, mas muito triste para se viver. 
Mas a escola não é gaiola, a nossa obrigação é criar asas para que nossos alunos enfrentem a vida, a liberdade de voar... E vocês estão prontos para alçar vôo e resta-nos torcer e desejar que tudo dê certo nesse novo caminho que vocês começarão a trilhar.
Aqui, na Escola Tomé Francisco da Silva, vocês aprenderam muito. Os conteúdos curriculares? Muito importante para formação. Mas aprenderam muito mais do que isso. Levam na bagagem a solidariedade, a alegria, o compartilhamento, o valor da disciplina, do NÃO na hora certa. Aqui vocês aprenderam o exemplo de profissionais que se doam para que o serviço público seja valorizado, acessível ao povo. Aqui trabalha gente que acredita no potencial dos outros e cria as oportunidades para o crescimento de todos, sem distinção...
E também aprendemos com vocês! Não se enganem! a rebeldia, a resistência, o argumento por diversas vezes nos fizeram refletir e muito.... E um segredo a revelar: muitas vezes vocês nos fizeram mudar de ideia, rever nossas posturas.
Tudo que fica: fica para sempre a aprendizagem, as longas conversas, as visitas no meu sofá e um abraço apertado... Essas memórias nunca serão esquecidas, não importa quanto tempo passe.

Assim será a nossa história, uma memória que nunca desaparecerá, será uma marca eterna. Até porque você não poderá apagar o nome da ESCOLA TOMÉ FRANCISCO do seu certificado e em meio a uma conquista e outra, nossos pensamentos se cruzarão e pelas  lembranças sempre ficaremos  conectados.
 Por onde andarem; lembrem que deixaram aqui pessoas que lhe querem bem e torcem pelo  sucesso de todos. E distribuam a todos a felicidade de terem estudado na Escola Tomé Francisco da Silva.
Sejam felizes! Que vocês encontrem em seus novos dias, a felicidade e as 
realizações que tanto almejam 
um abraço!






CALENDÁRIO FESTIVO DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO – DEZEMBRO 2016