quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PROJETO "COMPARTILHANDO CONHECIMENTO" MOBILIZA PROFESSORES E ALUNOS DO 2º ANO C- ENSINO MÉDIO




O mais novo projeto da Escola Tomé Francisco teve início hoje e promete render resultados na aprendizagem dos alunos da turma do 2º ano C, Ensino Médio.
O projeto surgiu da necessidade de melhorar os índices de aprendizagem da turma que tem evoluído de forma negativa no último semestre.


     Vários fatores vêm contribuindo para o fato. Segundo os professores um dos maiores problemas é a falta de participação dos alunos nas aulas, que não se pronunciam em relação as suas dificuldades de aprendizagem.
Por isso, a equipe gestora, juntamente com as analistas em gestão e a coordenação pedagógica idealizaram e levaram propostas de mudanças, primeiramente aos professores, em um encontro anterior.



       Um grupo de alunos da turma que apresentou melhores médias bimestrais foram selecionados para protagonizar o projeto juntamente com a equipe da escola. A proposta inicial é que os mesmos sejam inseridos em grupos de estudo na sala de aula que compartilharão os saberes que forem sendo construídos. Para tanto, foi feita a análise de quem se saía melhor em determinadas disciplinas. A partir de hoje, os alunos da série não trabalharão mais individualmente nas atividades  de fixação de aprendizagem, mas em grupos. Cada grupo contará com um ou dois alunos do grupo de protagonistas que farão suas atividades juntamente com os demais, compartilhando dificuldades e avanços.




O que mais impressionou a todos no encontro motivacional dessa manhã foi a disposição do grupo de alunos e professores para iniciar o projeto. Pelo que entendemos todos se sentiram importantes, sentiram-se fortalecidos em sua autoestima e desejo de mudança.
O encontro motivacional teve como roteiro de atividades: abertura pelo gestor com palavras de incentivo, dinâmica de grupo: “o dono do crachá”; música “Mostre seu talento”; palestra com a educadora de apoio Josilene Quidute, mesa redonda com os professores da turma e encerramento com lanche. Todas as atividades aconteceram no espaço agradável do parque e do pátio da escola. Acreditamos que o protagonismo estudantil é a solução para muitos problemas na escola e que quanto  mais o desafio parece difícil de superar mais temos que enfrentá-lo. Os envolvidos no projeto são a gestão, a coordenação pedagógica; das analistas em gestão, dos professores e de todos os alunos da turma.

ATLETAS DA TOMÉ PARTICIPAM DOS JOGOS ESCOLARES PERNAMBUCANOS



                     No último final de semana, 02 alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, Lyon Arthur e Willian Medeiros, acompanhados pelo professor de educação física Gleydson Medeiros, estiveram em Boa Viagem, no Recife, competindo nos 55º Jogos Escolares Pernambucanos, nas modalidades natação e tênis de mesa. A participação dos atletas serve de incentivo para os demais estudantes, pois sempre que algum aluno dessa instituição se destaca, o reconhecimento é devidamente dado por toda equipe da Tomé. Parabéns!

Feras da Tomé participam do IV Encontro do Hotel de Hilbert – alunos bolsistas da OBMEP se reúnem em Friburgo – RJ.


                       Entre os dias 28 de julho e 01 de agosto, aconteceu no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo (RJ), o IV Encontro do Hotel de Hilbert, com a participação de 200 alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas de todos os estados brasileiros.

               Os alunos da Escola Tomé Francisco da Silva, Marcos Ramon Bezerra dos Santos e João Elias Barbosa Alexandre, ambos do 2º ano EM, viajaram ao Rio de Janeiro para fazerem parte da reunião dos feras em matemática. Eles  foram selecionados em virtude do desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Divididos em três níveis, de acordo com o desenvolvimento no PIC-OBMEP, os alunos participaram de  uma programação variada e animada nos cinco dias de encontro, com início às 8h30, logo após o café da manhã, e término às 19h.Na agenda, jogos matemáticos, palestras, oficinas, atividades recreativas, observação astronômica comentada, exibição de filmes e a atividade “problema do dia” - diariamente houve a apresentação de um problema a todos os alunos, e no último dia, as soluções que se destacarem foram premiadas na festa de confraternização.
                 Os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar de uma “gincaninha”, em que os problemas deveriam ser resolvidos em equipe. As melhores equipes também foram premiadas no último dia. Outro atrativo do III EHH é a Exposição Matemativa, que visa a aproximar a matemática dos estudantes de todos os níveis e do público em geral. Na mostra, objetos concretos expressam a linguagem da matemática e possibilitam que as pessoas interajam de maneira agradável com conceitos clássicos e modernos da matemática.
            A ida a Friburgo para participar do Encontro do Hotel de Hilbert foi bastante comemorada pelos alunos Ramom e João Elias porque lá eles tiveram contato com alguns dos maiores nomes da Matemática no Brasil e também com colegas de outros estados, o que é sempre muito estimulante e enriquecedor.


        “ Nossos estudantes têm conquistado destaque em várias modalidades da OBMEP, fruto também do trabalho da escola e dos professores de matemática. Espero que Ramon e João Elias sirvam de inspiração para os demais estudantes que participam do PIC para que no próximo ano, mais estudantes conquistem vagas nesse encontro”. Parabéns, garotos. Disse o gestor Ivan.