quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PROJETO "COMPARTILHANDO CONHECIMENTO" MOBILIZA PROFESSORES E ALUNOS DO 2º ANO C- ENSINO MÉDIO




O mais novo projeto da Escola Tomé Francisco teve início hoje e promete render resultados na aprendizagem dos alunos da turma do 2º ano C, Ensino Médio.
O projeto surgiu da necessidade de melhorar os índices de aprendizagem da turma que tem evoluído de forma negativa no último semestre.


     Vários fatores vêm contribuindo para o fato. Segundo os professores um dos maiores problemas é a falta de participação dos alunos nas aulas, que não se pronunciam em relação as suas dificuldades de aprendizagem.
Por isso, a equipe gestora, juntamente com as analistas em gestão e a coordenação pedagógica idealizaram e levaram propostas de mudanças, primeiramente aos professores, em um encontro anterior.



       Um grupo de alunos da turma que apresentou melhores médias bimestrais foram selecionados para protagonizar o projeto juntamente com a equipe da escola. A proposta inicial é que os mesmos sejam inseridos em grupos de estudo na sala de aula que compartilharão os saberes que forem sendo construídos. Para tanto, foi feita a análise de quem se saía melhor em determinadas disciplinas. A partir de hoje, os alunos da série não trabalharão mais individualmente nas atividades  de fixação de aprendizagem, mas em grupos. Cada grupo contará com um ou dois alunos do grupo de protagonistas que farão suas atividades juntamente com os demais, compartilhando dificuldades e avanços.




O que mais impressionou a todos no encontro motivacional dessa manhã foi a disposição do grupo de alunos e professores para iniciar o projeto. Pelo que entendemos todos se sentiram importantes, sentiram-se fortalecidos em sua autoestima e desejo de mudança.
O encontro motivacional teve como roteiro de atividades: abertura pelo gestor com palavras de incentivo, dinâmica de grupo: “o dono do crachá”; música “Mostre seu talento”; palestra com a educadora de apoio Josilene Quidute, mesa redonda com os professores da turma e encerramento com lanche. Todas as atividades aconteceram no espaço agradável do parque e do pátio da escola. Acreditamos que o protagonismo estudantil é a solução para muitos problemas na escola e que quanto  mais o desafio parece difícil de superar mais temos que enfrentá-lo. Os envolvidos no projeto são a gestão, a coordenação pedagógica; das analistas em gestão, dos professores e de todos os alunos da turma.