segunda-feira, 14 de julho de 2014

IVAN FAZ HOMENAGEM AOS INTERCAMBISTAS DA TOMÉ EM EVENTO ORGANIZADO PELOS PAIS.


 Lourdes, Rejane e Valquíria organizaram uma Missa em ação de Graças, na Capela Nossa Senhora do Carmo, Lagoa da Cruz, e um evento festivo na Escola Tomé Francisco, no sábado, 12 de julho para recepcionarem seus filhos: Maírla e Marília ( Irmãs), Brenno e Catarina que conheceram os países do Canadá e Nova Zelândia.


 Palavras do gestor Ivan.
BOA NOITE A TODOS.
Uma fala de Viviane Sena é propícia para este momento. Para justificar a importância dos programas do Instituto ela diz: “O sucesso das crianças brasileiras depende sobretudo, das oportunidades que lhe são dadas e das escolhas que fazem para o seu futuro.
Certamente os jovens intercâmbistas hoje homenageados pelos pais nesse evento tiveram as melhores oportunidades para crescerem e alcançarem o sucesso. Alguns pontos podem ser resgatados:




1.      Nasceram em famílias brilhantes que lhe deram todo o suporte emocional desde os primeiros dias de vida. Pais dedicados que estiveram presentes em cada passo na vida de vocês.

2.      Estudaram na Escola Tomé Francisco da Silva com educadores competentes e comprometidos. Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém capaz de ousar e revolucionar as oportunidades dos seus estudantes. Como gestor da Escola Tomé Francisco tenho oferecido o melhor e criado as oportunidades para o sucesso de cada estudante. Aqui foi aberta a porta para que Marília, Maírla, Brenno, Catarina, Alícia, Amanda, Júlia conhecessem o mundo. Mas foi aqui também que eles receberam a preparação para acompanharem, sem dificuldades, em todas as disciplinas do currículo,o nível de ensino nos países onde estudaram esses seis meses. Temos orgulho em recebê-los e esperamos que tenham gratidão pela conquista do intercâmbio.

3.      O governador Eduardo Campos teve um papel importantíssimo na vida de vocês, pois ele acreditou nos jovens pernambucanos e deu a eles o presente de mostrar sua capacidade e ampliar seus conhecimentos por meio do Programa Ganhe o Mundo. E várias instâncias estiveram envolvidas nesse processo: a GRE do Sertão do Alto Pajeú, a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e a prefeitura de Quixaba que deu todo o apoio necessário.

4.       Enfim, caros intercâmbistas, vocês aproveitaram as oportunidades da vida e cresceram como filhos brilhantes, alunos fascinantes e jovens determinados a alcançar altos vôos. Parabéns ! vocês podem decidir pelo futuro melhor e mais do que isso, podem ser instrumento para construir um país melhor.



Para Augusto Cury, o coração dos pais e professores lutam pelo mesmo sonho – o de tornar seus filhos e alunos felizes, saudáveis e sábios. A homenagem que os pais hoje aqui proporcionam é um exemplo da felicidade pelo sucesso de vocês e a família Tomé também brinda com vocês porque faz parte desta conquista. Boa festa.






















COLEGIADO DA TOMÉ PARTICIPA DE REUNIÃO PARA ANÁLISE DE RESULTADOS E REVISÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.



        Na manhã da sexta-feira, 11 de julho, o colegiado da Escola Tomé Francisco da Silva reuniu-se para analisar os resultados do II Bimestre e I Semestre e fazer, coletivamente, intervenções pontuais nos Planos de ação do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  Houve a identificação dos pontos positivos e principalmente, dos pontos críticos no resultado da escola. O olhar voltou-se para divergentes assuntos: turmas com grande número de alunos abaixo da média, disciplinas com maiores problemas e uma avaliação criteriosa do baixo desempenho nas provas. Os fatores que influenciaram nesse resultado também foram listados, desde o trabalho do professor, a participação de alunos e pais no processo educativo.
       Os profissionais da escola sinalizaram com cores qualificando A AGENDA DE AÇÕES DO I SEMESTRE. Em vários aspectos houve uma auto-avaliação da equipe que concordou em redirecionar O Projeto Político Pedagógico da instituição. Para finalizar foi apresentada a Agenda do III Bimestre e planejada a acolhida dos alunos no dia 14/07.

PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO FOI O TEMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROMOVIDA PELA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.



           No calendário escolar consta formação continuada nos dia 10 e 11 de julho, na volta do recesso escolar que ocorreu do dia 23/ 06 a 09/07 para os professores que retornaram na quinta-feira. A equipe gestora e as coordenadoras planejaram uma formação continuada com o tema: PARÂMETROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, com os seguintes objetivos:

Ø  Apresentar as propostas de atividades dos Parâmetros Curriculares na sala de aula, proporcionando o diálogo dos professores com este material para que estes enriqueçam a sua prática de sala de aula, elaborem novas propostas didáticas e fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem;

Ø  Discutir sobre alguns métodos e técnicas de Trabalho na escola e na sala de aula que podem contribuir enormemente para aprendizagem significativa e consequentemente, para a educação de qualidade. 
 
O encontro ocorreu durante todo o dia da quinta-feira, das 08 às 17 horas. A metodologia utilizada para dinamizar o estudo constou de mensagem de acolhida, construção de trilha, leitura de textos, resgate em linha de tempo “ A caminhada da pedagogia no século XX”, trabalho em grupo “ Análise dos métodos globalizados, discussão coletiva da teia semântica “ estratégias ou técnicas dinamizadoras da aprendizagem, debate para sintetizar os conhecimentos apresentados no decorrer do estudo. Para finalizar houve uma problematização, oportunizando aos professores relacionar a teoria e a prática:

Ø  Que contribuições as atividades dos Parâmetros na Sala de Aula oferecem para melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem?
Ø  Que mudanças cada um pode adotar a partir do conhecimento de alguns métodos de trabalho na escola e na sala de aula?
Ø  E o planejamento das aulas? O que é possível mudar?

Na avaliação das coordenadoras, os objetivos foram atingidos, os professores participaram ativamente de todas as atividades e compreenderam a necessidade de rever a prática pedagógica adotada pela equipe. O tema AVALIAÇÃO será abordado no próximo estudo a ser agendado na aula-atividade, dando continuidade a análise dos Parâmetros para educação Básica do estado de Pernambuco.